A influência dos Grafismos na iniciação à escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogalho, Cláudia M
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4995
Resumo: A educação pré-escolar sempre teve, na sua essência, o ato de brincar como forma de aprendizagem da criança na relação com o mundo. Embora este não tenha completamente desaparecido, a verdade é que hoje se assiste a uma certa escolarização antecipada, na qual o ensino mais formal assume um espaço importante no jardim de infância, com vista à preparação da criança para a sua entrada no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Nesta fase de transição entre o pré-escolar e o 1º ano do Ensino Básico, contata-se que a realização de grafismos assume um lugar importante no dia a dia da criança para a posterior iniciação à escrita. Contudo, a motricidade fina deve ser trabalhada muito para além dos grafismos, assumindo atividades divertidas, como forma mais prazerosa de aprender. O presente relatório, realizado com objetivo de obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, surgindo no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudo da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), pretende aferir se a realização de grafismos influencia a iniciação à escrita e se a caligrafia depende diretamente da prática dos mesmos. O estudo foi realizado com vinte crianças do último ano do pré-escolar, com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos, dez das quais realizaram sistemicamente grafismos ao longo do ano e dez não foram minimamente incitadas a fazê-lo. Metodologicamente foi realizada uma investigação-ação na qual foi privilegiada a observação direta do desempenho das crianças do grupo teste, tendo o registo das observações sido realizado em tabelas concebidas para o efeito.
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