Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gabriela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aguiar, Ana Raquel
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3410
Resumo: O amplo desenvolvimento das tecnologias digitais e a sua omnipresença no quotidiano do aluno do século XXI são fatores que não podem ser ignorados pela escola e pelos profissionais da educação. Os alunos que os professores recebem atualmente nas suas turmas nasceram na era digital e desejam encontrar na escola ambientes ricos em tecnologia para atender às suas motivações de aprendizagem. É compromisso da escola garantir e promover a qualidade e as expectativas no ensino. Espera-se que o professor organize a sua prática pedagógica, adaptando-a aos seus alunos, num processo coerente e equilibrado, usando o digital enquanto recurso para melhorar o ambiente de aprendizagem. A investigação mostra que um dos fatores que influencia a adoção das tecnologias digitais (TD) pelos professores nas práticas pedagógicas, resulta das experiências tecnológicas incluídas nos seus programas de formação. Situados neste nível, este estudo procura perceber qual a integração que professores fazem das TD na prática pedagógica e de que modo os programas de formação inicial ou contínua influenciam essa utilização. O estudo envolveu professores de 1.º ciclo do ensino básico e estudantes finalistas de mestrados em educação, e restringiu-se ao uso das TD na aula de Português. Para a recolha de dados, recorreu-se ao inquérito por questionário online e entrevistas. As conclusões deste trabalho trazem contributos importantes sobre o modo como a aprendizagem dos professores para a integração efetiva da tecnologia digital deve avançar. Parece-nos haver necessidade de fazer uma intervenção didático-pedagógica profunda nos programas de formação inicial e contínua de professores, ao nível da construção do conhecimento para a utilização das TD nas aprendizagens escolares. ABSTRACT The wider development of digital technologies and their universality in the school neither by education professionals. Teachers are contacting and receiving students in their classes who were born in the digital age and who wish to find in school rich environments in what regards to technology, in ensure and to promote quality as well as expectations in teaching environment. It is hoped that teachers organize their pedagogical practice, by adapting it to the students, in a coherent and balanced process, using the digital as a resource to improve the learning environment. The research has shown that one of the factors influencing teachers' adoption of digital technologies (TD) in pedagogical practices results from the technological experiences they had in their training programs. Therefore, this study aims to understand how teachers integrate TD in their pedagogical practice and how initial or continuing training programs influence this integration. The participants of this study are primary school teachers as well as students of master degrees in education (in their last academic year); it was evaluated the use of TD in the Portuguese class, restrictedly. For data collection, we used an online questionnaire survey and interviews. The conclusions of this study bring important contributions regarding the fective integration of digital technology in class. it seems to us that there is a need for a deep didactic-pedagogical intervention in the initial and continuing teacher training programs, namely at the level of acquisition of knowledge for the use of TD in school learning.
id RCAP_adcf948460ee1427bee1c2bfd37485ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?FormaçãoProfessoresTecnologias digitaisTrainingTeachersTechnologiesO amplo desenvolvimento das tecnologias digitais e a sua omnipresença no quotidiano do aluno do século XXI são fatores que não podem ser ignorados pela escola e pelos profissionais da educação. Os alunos que os professores recebem atualmente nas suas turmas nasceram na era digital e desejam encontrar na escola ambientes ricos em tecnologia para atender às suas motivações de aprendizagem. É compromisso da escola garantir e promover a qualidade e as expectativas no ensino. Espera-se que o professor organize a sua prática pedagógica, adaptando-a aos seus alunos, num processo coerente e equilibrado, usando o digital enquanto recurso para melhorar o ambiente de aprendizagem. A investigação mostra que um dos fatores que influencia a adoção das tecnologias digitais (TD) pelos professores nas práticas pedagógicas, resulta das experiências tecnológicas incluídas nos seus programas de formação. Situados neste nível, este estudo procura perceber qual a integração que professores fazem das TD na prática pedagógica e de que modo os programas de formação inicial ou contínua influenciam essa utilização. O estudo envolveu professores de 1.º ciclo do ensino básico e estudantes finalistas de mestrados em educação, e restringiu-se ao uso das TD na aula de Português. Para a recolha de dados, recorreu-se ao inquérito por questionário online e entrevistas. As conclusões deste trabalho trazem contributos importantes sobre o modo como a aprendizagem dos professores para a integração efetiva da tecnologia digital deve avançar. Parece-nos haver necessidade de fazer uma intervenção didático-pedagógica profunda nos programas de formação inicial e contínua de professores, ao nível da construção do conhecimento para a utilização das TD nas aprendizagens escolares. ABSTRACT The wider development of digital technologies and their universality in the school neither by education professionals. Teachers are contacting and receiving students in their classes who were born in the digital age and who wish to find in school rich environments in what regards to technology, in ensure and to promote quality as well as expectations in teaching environment. It is hoped that teachers organize their pedagogical practice, by adapting it to the students, in a coherent and balanced process, using the digital as a resource to improve the learning environment. The research has shown that one of the factors influencing teachers' adoption of digital technologies (TD) in pedagogical practices results from the technological experiences they had in their training programs. Therefore, this study aims to understand how teachers integrate TD in their pedagogical practice and how initial or continuing training programs influence this integration. The participants of this study are primary school teachers as well as students of master degrees in education (in their last academic year); it was evaluated the use of TD in the Portuguese class, restrictedly. For data collection, we used an online questionnaire survey and interviews. The conclusions of this study bring important contributions regarding the fective integration of digital technology in class. it seems to us that there is a need for a deep didactic-pedagogical intervention in the initial and continuing teacher training programs, namely at the level of acquisition of knowledge for the use of TD in school learning.Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP)2023-07-07T08:54:54Z2018-01-01T00:00:00Z20182022-12-10T00:12:52Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3410por978-989-8471-32-1Barbosa, GabrielaAguiar, Ana Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:09:01Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:09:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?
title Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?
spellingShingle Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?
Barbosa, Gabriela
Formação
Professores
Tecnologias digitais
Training
Teachers
Technologies
title_short Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?
title_full Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?
title_fullStr Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?
title_full_unstemmed Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?
title_sort Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?
author Barbosa, Gabriela
author_facet Barbosa, Gabriela
Aguiar, Ana Raquel
author_role author
author2 Aguiar, Ana Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Gabriela
Aguiar, Ana Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Professores
Tecnologias digitais
Training
Teachers
Technologies
topic Formação
Professores
Tecnologias digitais
Training
Teachers
Technologies
description O amplo desenvolvimento das tecnologias digitais e a sua omnipresença no quotidiano do aluno do século XXI são fatores que não podem ser ignorados pela escola e pelos profissionais da educação. Os alunos que os professores recebem atualmente nas suas turmas nasceram na era digital e desejam encontrar na escola ambientes ricos em tecnologia para atender às suas motivações de aprendizagem. É compromisso da escola garantir e promover a qualidade e as expectativas no ensino. Espera-se que o professor organize a sua prática pedagógica, adaptando-a aos seus alunos, num processo coerente e equilibrado, usando o digital enquanto recurso para melhorar o ambiente de aprendizagem. A investigação mostra que um dos fatores que influencia a adoção das tecnologias digitais (TD) pelos professores nas práticas pedagógicas, resulta das experiências tecnológicas incluídas nos seus programas de formação. Situados neste nível, este estudo procura perceber qual a integração que professores fazem das TD na prática pedagógica e de que modo os programas de formação inicial ou contínua influenciam essa utilização. O estudo envolveu professores de 1.º ciclo do ensino básico e estudantes finalistas de mestrados em educação, e restringiu-se ao uso das TD na aula de Português. Para a recolha de dados, recorreu-se ao inquérito por questionário online e entrevistas. As conclusões deste trabalho trazem contributos importantes sobre o modo como a aprendizagem dos professores para a integração efetiva da tecnologia digital deve avançar. Parece-nos haver necessidade de fazer uma intervenção didático-pedagógica profunda nos programas de formação inicial e contínua de professores, ao nível da construção do conhecimento para a utilização das TD nas aprendizagens escolares. ABSTRACT The wider development of digital technologies and their universality in the school neither by education professionals. Teachers are contacting and receiving students in their classes who were born in the digital age and who wish to find in school rich environments in what regards to technology, in ensure and to promote quality as well as expectations in teaching environment. It is hoped that teachers organize their pedagogical practice, by adapting it to the students, in a coherent and balanced process, using the digital as a resource to improve the learning environment. The research has shown that one of the factors influencing teachers' adoption of digital technologies (TD) in pedagogical practices results from the technological experiences they had in their training programs. Therefore, this study aims to understand how teachers integrate TD in their pedagogical practice and how initial or continuing training programs influence this integration. The participants of this study are primary school teachers as well as students of master degrees in education (in their last academic year); it was evaluated the use of TD in the Portuguese class, restrictedly. For data collection, we used an online questionnaire survey and interviews. The conclusions of this study bring important contributions regarding the fective integration of digital technology in class. it seems to us that there is a need for a deep didactic-pedagogical intervention in the initial and continuing teacher training programs, namely at the level of acquisition of knowledge for the use of TD in school learning.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2022-12-10T00:12:52Z
2023-07-07T08:54:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3410
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8471-32-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543255467753472