Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o Pacman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Osvaldo Francisco Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3245
Resumo: Dissertação de mest., Engenharia Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012
id RCAP_ade56b007aa7289f075a2c9d98c8c475
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o PacmanAlgoritmosJogos de computadorPacmanArquitetura de subsunçãoDissertação de mest., Engenharia Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012Os jogos de computador são um domínio de estudo muito importante na área da inteligência computacional. Essa importância advém das propriedades de seus ambientes: multi-agente, competitivos, estocásticos e dinâmicos; onde a verificação de sucesso ou fracasso é de fácil verificação. Para além disso, os jogos e o entretenimento digital em geral, são uma industria em expansão que gera um volume de negócios considerável. O objetivo deste trabalho é desenvolver um agente para controlar o famoso pacman, capaz de participar numa das mais populares competições, organizadas pela conferência IEEE em inteligência computacional e jogos. Ganha a competição quem conseguir a pontuação média mais elevada de 3 execuções por equipa de fantasmas. O objetivo das equipas de fantasmas é fazer diminuir essas pontuações A dificuldade do pacman deve-se ao facto de fornecer um ambiente estocástico, dinâmico, parcialmente observável, ser um jogo do tipo predador/presa com 4 predadores e ocorrer dentro de um labirinto, o que condiciona os movimentos. A abordagem proposta neste trabalho é estender a arquitetura reativa de Brooks, a chamada arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas e preditivas. O agente assim construído deverá ser capaz de prever o movimento dos fantasmas ao longo de um horizonte temporal no futuro, baseando-se num modelo que é atualizado com informação recolhida no passado e usar essas previsões para decidir o que fazer a seguir.Oliveira, José Valente deSapientiaMendes, Osvaldo Francisco Lopes2013-12-13T17:20:33Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:16Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:51.356865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o Pacman
title Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o Pacman
spellingShingle Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o Pacman
Mendes, Osvaldo Francisco Lopes
Algoritmos
Jogos de computador
Pacman
Arquitetura de subsunção
title_short Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o Pacman
title_full Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o Pacman
title_fullStr Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o Pacman
title_full_unstemmed Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o Pacman
title_sort Uma arquitetura de subsunção com capacidades adaptativas preditivas para o Pacman
author Mendes, Osvaldo Francisco Lopes
author_facet Mendes, Osvaldo Francisco Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, José Valente de
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Osvaldo Francisco Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos
Jogos de computador
Pacman
Arquitetura de subsunção
topic Algoritmos
Jogos de computador
Pacman
Arquitetura de subsunção
description Dissertação de mest., Engenharia Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-12-13T17:20:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3245
url http://hdl.handle.net/10400.1/3245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133177948667904