Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14724 |
Resumo: | Este artigo explora o contexto educativo de uma aluna com Síndrome de Down e surdez associada, inserida numa Escola de Referência para a Educação Bilingue. É tido como objetivo principal a exploração dos padrões de participação/interação da aluna e identificar as estratégias de suporte utilizadas. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em checklists de observação e entrevistas a profis-sionais. Os resultados obtidos demonstram que as interações e a inclusão da aluna são positivas, existindo as adequações corretas às suas necessidades. |
id |
RCAP_ade63dce1063b2d9d53986c5f62231fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14724 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporteSíndrome de DownSurdezEscolaInteraçãoEste artigo explora o contexto educativo de uma aluna com Síndrome de Down e surdez associada, inserida numa Escola de Referência para a Educação Bilingue. É tido como objetivo principal a exploração dos padrões de participação/interação da aluna e identificar as estratégias de suporte utilizadas. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em checklists de observação e entrevistas a profis-sionais. Os resultados obtidos demonstram que as interações e a inclusão da aluna são positivas, existindo as adequações corretas às suas necessidades.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, SusanaAscenção, Elsa2019-10-09T13:26:38Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:30.158563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte |
title |
Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte |
spellingShingle |
Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte Barbosa, Susana Síndrome de Down Surdez Escola Interação |
title_short |
Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte |
title_full |
Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte |
title_fullStr |
Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte |
title_full_unstemmed |
Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte |
title_sort |
Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte |
author |
Barbosa, Susana |
author_facet |
Barbosa, Susana Ascenção, Elsa |
author_role |
author |
author2 |
Ascenção, Elsa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Susana Ascenção, Elsa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Down Surdez Escola Interação |
topic |
Síndrome de Down Surdez Escola Interação |
description |
Este artigo explora o contexto educativo de uma aluna com Síndrome de Down e surdez associada, inserida numa Escola de Referência para a Educação Bilingue. É tido como objetivo principal a exploração dos padrões de participação/interação da aluna e identificar as estratégias de suporte utilizadas. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em checklists de observação e entrevistas a profis-sionais. Os resultados obtidos demonstram que as interações e a inclusão da aluna são positivas, existindo as adequações corretas às suas necessidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-09T13:26:38Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14724 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131436754665472 |