Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Susana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ascenção, Elsa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14724
Resumo: Este artigo explora o contexto educativo de uma aluna com Síndrome de Down e surdez associada, inserida numa Escola de Referência para a Educação Bilingue. É tido como objetivo principal a exploração dos padrões de participação/interação da aluna e identificar as estratégias de suporte utilizadas. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em checklists de observação e entrevistas a profis-sionais. Os resultados obtidos demonstram que as interações e a inclusão da aluna são positivas, existindo as adequações corretas às suas necessidades.
id RCAP_ade63dce1063b2d9d53986c5f62231fd
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporteSíndrome de DownSurdezEscolaInteraçãoEste artigo explora o contexto educativo de uma aluna com Síndrome de Down e surdez associada, inserida numa Escola de Referência para a Educação Bilingue. É tido como objetivo principal a exploração dos padrões de participação/interação da aluna e identificar as estratégias de suporte utilizadas. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em checklists de observação e entrevistas a profis-sionais. Os resultados obtidos demonstram que as interações e a inclusão da aluna são positivas, existindo as adequações corretas às suas necessidades.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, SusanaAscenção, Elsa2019-10-09T13:26:38Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:30.158563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte
title Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte
spellingShingle Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte
Barbosa, Susana
Síndrome de Down
Surdez
Escola
Interação
title_short Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte
title_full Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte
title_fullStr Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte
title_full_unstemmed Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte
title_sort Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suporte
author Barbosa, Susana
author_facet Barbosa, Susana
Ascenção, Elsa
author_role author
author2 Ascenção, Elsa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Susana
Ascenção, Elsa
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Surdez
Escola
Interação
topic Síndrome de Down
Surdez
Escola
Interação
description Este artigo explora o contexto educativo de uma aluna com Síndrome de Down e surdez associada, inserida numa Escola de Referência para a Educação Bilingue. É tido como objetivo principal a exploração dos padrões de participação/interação da aluna e identificar as estratégias de suporte utilizadas. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em checklists de observação e entrevistas a profis-sionais. Os resultados obtidos demonstram que as interações e a inclusão da aluna são positivas, existindo as adequações corretas às suas necessidades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-09T13:26:38Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14724
url http://hdl.handle.net/10400.22/14724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131436754665472