Elevação da Narrativa Através de Mecânicas de Jogabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caseiro, João Luís Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9882
Resumo: Graças a ser um meio relativamente jovem, os videojogos estão a encarar problemas em relação a como os seus elementos devem estar interconectados e como devem ser apresentados aos seus jogadores. É comum ver-se uma separação de valor entre a jogabilidade e a história dum video¬jogo, mesmo ao ponto de se acreditar que investir num ofusca o outro, não sendo possível ambos trabalharem em conjunto. Tal crença existe maioritariamente devido ao método mais comum de apresentar uma história num videojogo ser através de meios não-interativos, como por exem¬plo as cutscenes. Ao usarem-se métodos não-interativos num videojogo, tal é habitualmente visto como um menosprezo à natureza interativa do meio e que todo o seu potencial não está a ser utilizado, adicionalmente criando uma maior separação entre os dois elementos. Com base nisto, nesta dissertação, uma solução é procurada, primeiro olhando mais aprofundadamente para o problema, analisando as vantagens e desvantagens de usar narrações não-interativas, lendo discussões entre académicos que defendem cada lado entre a narratologia e a ludologiam e finalmente desenvolvendo um videojogo de demonstração com a intenção de apresentar mé¬todos interativos capazes de contar uma história de uma forma a permitir que o jogador tenha uma melhor experiência narrativa.
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