A satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1693 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade responder a uma questão central originada a partir do tema geral – A Satisfação dos Estudantes ERASMUS em Lisboa. Torna-se assim objectivo central resolver o problema materializado na seguinte pergunta de partida: Qual o nível de satisfação dos estudantes ERASMUS a estudar em Lisboa? Participaram 67 estudantes, maioritariamente europeus. Os dados foram obtidos através de questionário, sendo que existe uma correlação significativa, negativa e moderada entre o nível de satisfação e as dificuldades sentidas pelos estudantes (rS=-0,450; p=0,000). Os estudantes ERASMUS apresentam maior nível de satisfação em relação às amizades 77,5% e ao lazer 71,6% e menor nível de satisfação na forma como as aulas são dadas 25,4% e na atenção recebida quando interagem com outras pessoas 22,4%. Quanto ao nível de dificuldades sentidas, os estudantes apresentam um nível baixo de dificuldades em fazer compras 89,5% e manter os seus valores e crenças entre os pares 88%. Enquanto apresentam maior nível de dificuldades sentidas em lidar com a burocracia das universidades 25,3% e conseguir um local adequado para morar 20,9%. Existem diferenças estatisticamente significativas no sexo (U(-2,070)=365,500; p=0,038), uma vez que o sexo masculino apresenta maior nível de dificuldades que o sexo feminino (Mfem=30,20; Mmasc=40,38). |
id |
RCAP_adf543a849490681c53df6e159a4ec94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1693 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A satisfação dos estudantes Erasmus em LisboaPSICOLOGIAPROGRAMA ERASMUSINTERCULTURALIDADEMESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAISESTUDANTES ESTRANGEIROSPSYCHOLOGYERASMUS PROGRAMMEINTERCULTURALITYFOREIGN STUDENTSEste trabalho tem como finalidade responder a uma questão central originada a partir do tema geral – A Satisfação dos Estudantes ERASMUS em Lisboa. Torna-se assim objectivo central resolver o problema materializado na seguinte pergunta de partida: Qual o nível de satisfação dos estudantes ERASMUS a estudar em Lisboa? Participaram 67 estudantes, maioritariamente europeus. Os dados foram obtidos através de questionário, sendo que existe uma correlação significativa, negativa e moderada entre o nível de satisfação e as dificuldades sentidas pelos estudantes (rS=-0,450; p=0,000). Os estudantes ERASMUS apresentam maior nível de satisfação em relação às amizades 77,5% e ao lazer 71,6% e menor nível de satisfação na forma como as aulas são dadas 25,4% e na atenção recebida quando interagem com outras pessoas 22,4%. Quanto ao nível de dificuldades sentidas, os estudantes apresentam um nível baixo de dificuldades em fazer compras 89,5% e manter os seus valores e crenças entre os pares 88%. Enquanto apresentam maior nível de dificuldades sentidas em lidar com a burocracia das universidades 25,3% e conseguir um local adequado para morar 20,9%. Existem diferenças estatisticamente significativas no sexo (U(-2,070)=365,500; p=0,038), uma vez que o sexo masculino apresenta maior nível de dificuldades que o sexo feminino (Mfem=30,20; Mmasc=40,38).This work has as purpose to answer to a central question originated from the general theme - The Satisfaction ERASMUS Student in Lisbon. It is therefore the central objective to solve the problem embodied in the question of departure: What level of satisfaction among ERASMUS students to study in Lisbon? 67 students participated, mainly European. Data were collected through a questionnaire, that there is a significant correlation, negative and moderate correlation between satisfaction´s level and the difficulties experienced by students (rS=-0,450; p=0,000). ERASMUS student a higher level of satisfaction with the friendship 77,5% and leisure 71,6% and lowest satisfaction´s level in the form classes are taught 25,4% and and attention received when interacting with others 22.4%. Regarding the level of difficulties, the students had a low level of difficulty in shopping and 89.5% keep their values and beliefs between peers 88%. While a higher level of difficulties in dealing with the bureaucracy of universities and 25.3% achieving a suitable place to live 20.9%. There are significant differences in sex (U (-2.070) = 365.500, p = 0.038), since the male has a higher level of difficulty that the female (Mfem = 30.20; Mmasc = 40.38).2012-02-20T18:39:30Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1693porCunha, Sandrina Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:47.064894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboa |
title |
A satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboa |
spellingShingle |
A satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboa Cunha, Sandrina Costa PSICOLOGIA PROGRAMA ERASMUS INTERCULTURALIDADE MESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAIS ESTUDANTES ESTRANGEIROS PSYCHOLOGY ERASMUS PROGRAMME INTERCULTURALITY FOREIGN STUDENTS |
title_short |
A satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboa |
title_full |
A satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboa |
title_fullStr |
A satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboa |
title_full_unstemmed |
A satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboa |
title_sort |
A satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboa |
author |
Cunha, Sandrina Costa |
author_facet |
Cunha, Sandrina Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Sandrina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PSICOLOGIA PROGRAMA ERASMUS INTERCULTURALIDADE MESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAIS ESTUDANTES ESTRANGEIROS PSYCHOLOGY ERASMUS PROGRAMME INTERCULTURALITY FOREIGN STUDENTS |
topic |
PSICOLOGIA PROGRAMA ERASMUS INTERCULTURALIDADE MESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAIS ESTUDANTES ESTRANGEIROS PSYCHOLOGY ERASMUS PROGRAMME INTERCULTURALITY FOREIGN STUDENTS |
description |
Este trabalho tem como finalidade responder a uma questão central originada a partir do tema geral – A Satisfação dos Estudantes ERASMUS em Lisboa. Torna-se assim objectivo central resolver o problema materializado na seguinte pergunta de partida: Qual o nível de satisfação dos estudantes ERASMUS a estudar em Lisboa? Participaram 67 estudantes, maioritariamente europeus. Os dados foram obtidos através de questionário, sendo que existe uma correlação significativa, negativa e moderada entre o nível de satisfação e as dificuldades sentidas pelos estudantes (rS=-0,450; p=0,000). Os estudantes ERASMUS apresentam maior nível de satisfação em relação às amizades 77,5% e ao lazer 71,6% e menor nível de satisfação na forma como as aulas são dadas 25,4% e na atenção recebida quando interagem com outras pessoas 22,4%. Quanto ao nível de dificuldades sentidas, os estudantes apresentam um nível baixo de dificuldades em fazer compras 89,5% e manter os seus valores e crenças entre os pares 88%. Enquanto apresentam maior nível de dificuldades sentidas em lidar com a burocracia das universidades 25,3% e conseguir um local adequado para morar 20,9%. Existem diferenças estatisticamente significativas no sexo (U(-2,070)=365,500; p=0,038), uma vez que o sexo masculino apresenta maior nível de dificuldades que o sexo feminino (Mfem=30,20; Mmasc=40,38). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-02-20T18:39:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1693 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554515755270144 |