Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos Envidraçados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carolina Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/23401
Resumo: Com a evolução do ser humano é inerente que as suas necessidades sejam alteradas assim, todo o seu meio envolvente terá de ser adaptado a novas exigências. Esta característica de constante mudança leva a que no âmbito da construção os requerimentos existentes estejam em constante estudo e adaptação. Na presente crise económica, principalmente no sector da construção é imperativo que as soluções construtivas aplicadas a edifícios garantam uma maior sustentabilidade e durabilidade, cumprindo um maior número de requisitos, procurando um consumo energético menor e um melhor conforto térmico. Assim, torna-se fulcral o estudo de soluções que otimizem o desempenho de edifícios, tendo em consideração o fator económico ao longo da vida útil do edifício. De forma a atenuar o consumo de energia, a União Europeia publicou a Diretiva de Desempenho Energético de Edifícios em 2010 (EPBD recast), onde os estados membros são obrigados, para grandes reabilitações e novos edifícios a uma análise e construção de soluções que obtenham o menor consumo e maior rentabilidade obtendo uma solução de custo ótimo considerando o clima local. A Diretiva tem por objetivo a diminuição do consumo de energia promovendo a eficiência energética e a certificação da solução ótima. As imposições propostas na Diretiva para além de melhorarem o consumo de energia vêm reforçar a utilização de sistemas com fontes de energia renovável diminuindo as emissões de gases com efeito de estufa, melhorando as questões ambientais propostas no Protocolo de Quioto. A presente dissertação tem como propósito a análise do custo do ciclo de vida de soluções de envidraçado, verificando o impacto que a sua alteração produz numa fração habitacional. Pretende-se através da análise das necessidades energéticas de aquecimento e arrefecimento, dos balanços energéticos e conforto, comparar a solução de custo ótimo com as soluções consideradas. O comportamento energético será analisado com a ferramenta de simulação computacional EnergyPlus.
id RCAP_adfbb1a82ae00718d6cec583a139d504
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/23401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos EnvidraçadosAnálise de Custo de Ciclo de Vida (LCCA)Balanço EnergéticoEPBDSoluções EnvidraçadasEnergy PlusDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilCom a evolução do ser humano é inerente que as suas necessidades sejam alteradas assim, todo o seu meio envolvente terá de ser adaptado a novas exigências. Esta característica de constante mudança leva a que no âmbito da construção os requerimentos existentes estejam em constante estudo e adaptação. Na presente crise económica, principalmente no sector da construção é imperativo que as soluções construtivas aplicadas a edifícios garantam uma maior sustentabilidade e durabilidade, cumprindo um maior número de requisitos, procurando um consumo energético menor e um melhor conforto térmico. Assim, torna-se fulcral o estudo de soluções que otimizem o desempenho de edifícios, tendo em consideração o fator económico ao longo da vida útil do edifício. De forma a atenuar o consumo de energia, a União Europeia publicou a Diretiva de Desempenho Energético de Edifícios em 2010 (EPBD recast), onde os estados membros são obrigados, para grandes reabilitações e novos edifícios a uma análise e construção de soluções que obtenham o menor consumo e maior rentabilidade obtendo uma solução de custo ótimo considerando o clima local. A Diretiva tem por objetivo a diminuição do consumo de energia promovendo a eficiência energética e a certificação da solução ótima. As imposições propostas na Diretiva para além de melhorarem o consumo de energia vêm reforçar a utilização de sistemas com fontes de energia renovável diminuindo as emissões de gases com efeito de estufa, melhorando as questões ambientais propostas no Protocolo de Quioto. A presente dissertação tem como propósito a análise do custo do ciclo de vida de soluções de envidraçado, verificando o impacto que a sua alteração produz numa fração habitacional. Pretende-se através da análise das necessidades energéticas de aquecimento e arrefecimento, dos balanços energéticos e conforto, comparar a solução de custo ótimo com as soluções consideradas. O comportamento energético será analisado com a ferramenta de simulação computacional EnergyPlus.Aelenei, DanielRUNGomes, Carolina Pereira2017-09-19T14:12:52Z2017-032017-072017-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/23401TID:202322890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:29Zoai:run.unl.pt:10362/23401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:09.829878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos Envidraçados
title Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos Envidraçados
spellingShingle Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos Envidraçados
Gomes, Carolina Pereira
Análise de Custo de Ciclo de Vida (LCCA)
Balanço Energético
EPBD
Soluções Envidraçadas
Energy Plus
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos Envidraçados
title_full Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos Envidraçados
title_fullStr Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos Envidraçados
title_full_unstemmed Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos Envidraçados
title_sort Avaliação dos Custos de Ciclo de Vida de Vãos Envidraçados
author Gomes, Carolina Pereira
author_facet Gomes, Carolina Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aelenei, Daniel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carolina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Custo de Ciclo de Vida (LCCA)
Balanço Energético
EPBD
Soluções Envidraçadas
Energy Plus
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Análise de Custo de Ciclo de Vida (LCCA)
Balanço Energético
EPBD
Soluções Envidraçadas
Energy Plus
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description Com a evolução do ser humano é inerente que as suas necessidades sejam alteradas assim, todo o seu meio envolvente terá de ser adaptado a novas exigências. Esta característica de constante mudança leva a que no âmbito da construção os requerimentos existentes estejam em constante estudo e adaptação. Na presente crise económica, principalmente no sector da construção é imperativo que as soluções construtivas aplicadas a edifícios garantam uma maior sustentabilidade e durabilidade, cumprindo um maior número de requisitos, procurando um consumo energético menor e um melhor conforto térmico. Assim, torna-se fulcral o estudo de soluções que otimizem o desempenho de edifícios, tendo em consideração o fator económico ao longo da vida útil do edifício. De forma a atenuar o consumo de energia, a União Europeia publicou a Diretiva de Desempenho Energético de Edifícios em 2010 (EPBD recast), onde os estados membros são obrigados, para grandes reabilitações e novos edifícios a uma análise e construção de soluções que obtenham o menor consumo e maior rentabilidade obtendo uma solução de custo ótimo considerando o clima local. A Diretiva tem por objetivo a diminuição do consumo de energia promovendo a eficiência energética e a certificação da solução ótima. As imposições propostas na Diretiva para além de melhorarem o consumo de energia vêm reforçar a utilização de sistemas com fontes de energia renovável diminuindo as emissões de gases com efeito de estufa, melhorando as questões ambientais propostas no Protocolo de Quioto. A presente dissertação tem como propósito a análise do custo do ciclo de vida de soluções de envidraçado, verificando o impacto que a sua alteração produz numa fração habitacional. Pretende-se através da análise das necessidades energéticas de aquecimento e arrefecimento, dos balanços energéticos e conforto, comparar a solução de custo ótimo com as soluções consideradas. O comportamento energético será analisado com a ferramenta de simulação computacional EnergyPlus.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19T14:12:52Z
2017-03
2017-07
2017-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/23401
TID:202322890
url http://hdl.handle.net/10362/23401
identifier_str_mv TID:202322890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137900524208128