Eficácia das barreiras mitigadoras para anfíbios na estrada EM535

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, João Daniel Guerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30689
Resumo: Os anfíbios são o grupo de vertebrados mais afetado por mortalidade por atropelamento. A utilização de barreiras bilaterais associadas a passagens subterrâneas é a principal medida mitigadora para diminuir o número de anfíbios atropelados. Porém a maioria das medidas de conservação não consideram a direção para que os anfíbios se deslocam. O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia das barreiras mitigadoras unilaterais instaladas pelo projeto LIFE LINES na estrada municipal EM535. Através de transetos rodoviários foram monitorizadas duas barreiras unilaterais (uma permanente e uma de lona), quatro zonas adjacentes às barreiras e uma zona de controlo. A barreira permanente unilateral mostrou-se eficaz, apesar da sua eficácia ser inferior às barreiras bilaterais. A excessiva presença de vegetação nas bermas afetou esta eficácia. Por outro lado, as zonas adjacentes às barreiras não apresentaram um maior número de anfíbios nas estradas. Se há um claro padrão espacial associado às deslocações dos anfíbios, então nenhum padrão sazonal de deslocamento foi identificado. Conclui-se que as barreias unilaterais devem ser instaladas apenas quando não é exequível colocar barreiras bilaterais. Não obstante deve ter-se sempre em conta os padrões espaciais de deslocamento, de modo a aumentar a eficácia desta medida de mitigação; Abstract: Effectiveness of the mitigating barriers for amphibians on the EM535 road Amphibians are the group of vertebrates most affected by roadkill. Bilateral mitigation barriers associated to under-passages is the main mitigation measure to solve the number of roadkilled amphibians. Moreover, most mitigation measures do not consider the movement direction of the amphibians. The aim of the present study was to evaluate the efficiency of unilateral barriers installed by LIFE LINES project, into the EM535 road, along the stretch between Santiago do Escoural and São Cristovão (Montemor-o-Novo). Through road transepts, two unilateral barriers (one permanent and another made from tarp), four areas adjacent to the barriers and a control area were monitored. The permanent unilateral barrier proved to be effective, despite its effectiveness being lower than of bilateral barriers. The excessive presence of vegetation on the road edges affected this effectiveness. On the other hand, the areas adjacent to the barriers did not have a higher number of amphibians on the road. If there is a clear spatial pattern associated to the amphibian displacement, then no seasonal displacement has been identified. It is concluded that unilateral barriers should only be installed when it is not feasible to place bilateral barriers. Nevertheless, the spatial patterns of amphibian displacement should always be taken into account, in order to increase the effectiveness of this mitigation measure.
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