Factores de stress e insatisfação num curso online
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3415 |
Resumo: | O ensino online pertence à quarta geração do ensino à distância e apresenta um conjunto de factores que podem interferir na satisfação do estudante e causar momentos de insatisfação e de stress. Com a realização deste estudo pretendemos, pela análise do discurso dos inquiridos: i) conhecer os níveis de insatisfação e stress vividos pelos estudantes de um curso de Pós-graduação e Mestrado na modalidade de ensino online assíncrona; ii) identificar os factores geradores de maior stress e insatisfação nos estudantes. Para a sua concretização, procedeu-se a um estudo qualitativo com 20 estudantes, utilizando-se como instrumento de pesquisa, a entrevista semi-estruturada, realizada na modalidade online síncrona, através da palavra escrita. Os resultados obtidos apontam para uma amostra de estudantes que: i) afirmam estar globalmente satisfeitos com o curso; ii) identificam a aprendizagem efectuada como aspecto gerador de mais satisfação; iii) salientam a falta de feedback atempado do professor como o factor de maior insatisfação; iv) referem que as emoções mais positivas se situaram ao nível das relações interpessoais, e as mais negativas, no receio de não corresponder às expectativas criadas; v) consideram a falta de tempo como o factor que desencadeou não só mais stress e insatisfação, como também foi responsável pelos muitos momentos de tensão que viveram durante o curso. |
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O ensino online pertence à quarta geração do ensino à distância e apresenta um conjunto de factores que podem interferir na satisfação do estudante e causar momentos de insatisfação e de stress. Com a realização deste estudo pretendemos, pela análise do discurso dos inquiridos: i) conhecer os níveis de insatisfação e stress vividos pelos estudantes de um curso de Pós-graduação e Mestrado na modalidade de ensino online assíncrona; ii) identificar os factores geradores de maior stress e insatisfação nos estudantes. Para a sua concretização, procedeu-se a um estudo qualitativo com 20 estudantes, utilizando-se como instrumento de pesquisa, a entrevista semi-estruturada, realizada na modalidade online síncrona, através da palavra escrita. Os resultados obtidos apontam para uma amostra de estudantes que: i) afirmam estar globalmente satisfeitos com o curso; ii) identificam a aprendizagem efectuada como aspecto gerador de mais satisfação; iii) salientam a falta de feedback atempado do professor como o factor de maior insatisfação; iv) referem que as emoções mais positivas se situaram ao nível das relações interpessoais, e as mais negativas, no receio de não corresponder às expectativas criadas; v) consideram a falta de tempo como o factor que desencadeou não só mais stress e insatisfação, como também foi responsável pelos muitos momentos de tensão que viveram durante o curso. |
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