Ensino de Anatomia em Colaboração com a Radiologia no Mestrado Integrado de Medicina: Análise Retrospectiva na NOVA Medical School entre 2012 e 2020
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25748/arp.27703 |
Resumo: | Os principais desafios ao ensino de anatomia e radiologia no mestrado integrado de medicina (MIM) prendem-se com o tempo limitado e o enorme volume de informação. Para fazer face as estas limitações, as reformas do MIM levaram a que o ensino de anatomia e radiologia fosse fundido em muitas faculdades de medicina. Na NOVA medical school, o ensino de anatomia clínica e radiológica foi estruturado numa unidade curricular denominada de imagiologia e anatomia clínicas (IAC), no 2º ano, 2º semestre, assegurada pelos departamentos de anatomia e radiologia. A análise do ensino da UC de IAC desde a sua implementação em 2012/2013 até 2019/2020 foi feita com base nas respostas dos alunos aos questionários implementados de acordo com o procedimento para a análise semestral do funcionamento do ciclo de estudos da NOVA. Mais de 90% dos alunos inquiridos considerou que o tempo alocado à IAC (UC semestral de 72 horas) é adequado e que os temas versados são importantes para o futuro do médico. Globalmente, a taxa de satisfação com o ensino teórico e prático da IAC foi superior a 75%, e a satisfação global com a UC foi em média superior a 75%. O ensino de anatomia radiológica foi bem sucedido em mais de 85% dos alunos inquiridos. Contudo, o ensino de anatomia e radiologia nesta UC não é suficiente para os alunos do MIM, sendo necessário o reforço do ensino, com UCs dedicadas ao ensino de anatomia e radiologia clínica nos últimos anos do MIM. |
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Ensino de Anatomia em Colaboração com a Radiologia no Mestrado Integrado de Medicina: Análise Retrospectiva na NOVA Medical School entre 2012 e 2020Ensino de Anatomia em Colaboração com a Radiologia no Mestrado Integrado de Medicina: Análise Retrospectiva na NOVA Medical School entre 2012 e 2020Artigos OriginaisOs principais desafios ao ensino de anatomia e radiologia no mestrado integrado de medicina (MIM) prendem-se com o tempo limitado e o enorme volume de informação. Para fazer face as estas limitações, as reformas do MIM levaram a que o ensino de anatomia e radiologia fosse fundido em muitas faculdades de medicina. Na NOVA medical school, o ensino de anatomia clínica e radiológica foi estruturado numa unidade curricular denominada de imagiologia e anatomia clínicas (IAC), no 2º ano, 2º semestre, assegurada pelos departamentos de anatomia e radiologia. A análise do ensino da UC de IAC desde a sua implementação em 2012/2013 até 2019/2020 foi feita com base nas respostas dos alunos aos questionários implementados de acordo com o procedimento para a análise semestral do funcionamento do ciclo de estudos da NOVA. Mais de 90% dos alunos inquiridos considerou que o tempo alocado à IAC (UC semestral de 72 horas) é adequado e que os temas versados são importantes para o futuro do médico. Globalmente, a taxa de satisfação com o ensino teórico e prático da IAC foi superior a 75%, e a satisfação global com a UC foi em média superior a 75%. O ensino de anatomia radiológica foi bem sucedido em mais de 85% dos alunos inquiridos. Contudo, o ensino de anatomia e radiologia nesta UC não é suficiente para os alunos do MIM, sendo necessário o reforço do ensino, com UCs dedicadas ao ensino de anatomia e radiologia clínica nos últimos anos do MIM.The main challenges for teaching anatomy and radiology for undergraduate medical students rely on the limited available time and large volume of information. To face these challenges, many medical schools have merged anatomy and radiology teaching. Clinical and imaging anatomy is a course created for undergraduate medical students of the second year, second semester, from the NOVA medical school, run by the imaging and anatomy departments. A retrospective analysis of this course was performed from 2012/2013 through 2019/2020, using the student’s questionnaires at the end of each semester. More than 90% of students found that the allotted time for this course was adequate and that the information provided was important for the future medical practice. The overall satisfaction rate with the theoretical and practical teaching was greater than 75%. The mean global satisfaction with the course was superior to 75%. Based on the student’s responses, over 85% reported that the radiological anatomy teaching was well accomplished. However, the teaching of anatomy and radiology should be revisited during the last, clinical years of the undergraduate medicine course.SPRMN2023-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25748/arp.27703por2183-13512183-1351Bilhim, TiagoCasal, DiogoMateus Marques, RuiPais, Diogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-05T03:15:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:55.153135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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