Associativismo profissional: conceções e práticas dos/as Técnicos/as Superiores de Educação Social (TSES)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9527 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária |
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Associativismo profissional: conceções e práticas dos/as Técnicos/as Superiores de Educação Social (TSES)Técnicos/as superiores de Educação SocialConceções e práticas associativasAssociações de profissionaisPortugalGraduate social educatorsConcepts and associative practicesAssociations of professionalsPortugalDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção ComunitáriaA presente dissertação tem como objetivo geral analisar as práticas e conceções associativas dos/as Técnicos/as Superiores de Educação Social (TSES) e como objetivos específicos: (i) traçar os percursos das Associações de Profissionais de TSES e (ii) identificar as conceções e práticas associativas dos TSES inquirido/as em Portugal. As duas associações destes/as profissionais – Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES) e Associação Promotora da Educação Social (APES) – em comparação com o número estimado de licenciados/as, apresentam um número reduzido de associados/as ativos/as. Os/as diplomados/as parecem não adotar práticas associativas profissionais, o que abre espaço à discussão acerca das conceções e práticas que têm no quadro dos processos de profissionalização do respetivo grupo, assente numa matriz teórica e metodológica que tende a articular referências da Educação Social e da Sociologia das Profissões. Após a definição conceptual em torno do desenvolvimento dos processos profissionais, articularam-se correntes teóricas e abordagens críticas que recusam um modelo único de profissionalização. A opção metodológica assume um caráter misto (quantitativo e qualitativo). Os/as sujeitos/as foram constituídos/as por amostragem não probabilística com recurso à técnica “bola de neve”. A recolha de dados assentou em duas técnicas: análise documental (fontes internas e externas); inquérito por questionário, ao qual responderam 139 TSES. Procedeu-se a posteriori à análise e discussão dos resultados. Os resultados indicam dados importantes na análise do associativismo dos TSES, nomeadamente, no que se refere às associações de profissionais, estas desenvolvem ações no sentido de regulação profissional e capacitação dos/as associados/as, assim como, disponibilizam acessos/benefícios diversos. Porém para os/as inquiridos/as a prática associativa profissional parece não ser prioritária.ABSTRACT The present dissertation has as general objective that practices and associative concepts of the Social Educators and the specific objectives: (i) to trace the trajectories of Social Education Associations and (ii) to identify the concepts and associative practices of the Social Educators in Portugal. The two main professional associations – Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES) and the Associação Promotora da Educação Social (APES) – in comparison with the number graduates seems do not adopt associative practices, which open a place for a discussion about the conceptions and practices that do not have a list of processes for the dissemination of a group, a theoretical and methodological practice that contains a joint reference of the social education and professional sociology of estimated graduate students, have presenting a reduced number of associates in active. After a conceptual definition around the development of processes, theoretical and critical approaches were articulated, rejecting a unique model of professionalization. The methodological option assumes a mixed character (quantitative and qualitative). The reports were subjected to non – probabilistic sampling using the “snowball” technique. The collection of data was based on two techniques: documentary analysis (internal and external sources) and questionnaire survey, in which 139 social educators responded. Thereafter the analysis and discussion of the results were subsequently preceded. The results suggest (very) important data in the analysis of the assotiativism of social educators, namely, that the professional associations develop actions in the sense of professional regulation, and training of the members, as well as, they provide several access or benefits. However, for the respondents, professional associative practice does not seem to be a priority.Tomás, Catarina AlmeidaCampos, JoanaRCIPLNascimento, Paula Alexandra da Silva2019-02-19T11:40:07Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9527TID:202105989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:05.120847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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