Implementação de um SGQ no Serviço de Patologia Clínica no CHTMAD, EPE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Anabela do Carmo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/12005
Resumo: Num mundo cada vez mais voltado para a qualidade, as organizações, propõem-se a Implementar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), seja por uma questão estratégica, ou ainda pela procura de uma ferramenta que auxilie os profissionais a tornar os serviços mais competitivos e diferenciadores. Esta dissertação tem como objetivo desenhar um SGQ, segundo os requisitos da EN NP ISO 9001:2015 no Serviço de Patologia Clínico (SPC) do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douto, EPE., (CHTMAD, EPE.). No enquadramento teórico faz-se uma breve síntese histórica dos conceitos relacionados com SGQ da Gestão da Qualidade (GQ), identificando os princípios da qualidade e metodologias associadas. Também é feita uma análise das normas ISO 9001, com foco na NP EN ISO 9001:2015, elencando-se as etapas para a sua implementação e as ferramentas utilizadas para este fim. O presente estudo de caso tem caráter descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa no tocante à análise dos dados obtidos e à interpretação de determinados pontos focais, durante avaliação de processos do SPC. Os resultados obtidos vão permitir analisar o contexto organizacional e desenvolver a estratégia de implementação do SGQ de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015, sempre com o foco central na satisfação dos utentes e das outras partes interessadas. Este trabalho contribui para o enriquecimento do conhecimento em GQ, porque evidencia como a investigação científica pode contribuir para a mudança organizacional do SPC, através da implementação do SGQ, baseado na norma NP EN ISO 9001:2015.
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spelling Implementação de um SGQ no Serviço de Patologia Clínica no CHTMAD, EPE.Sistema de Gestão da QualidadeNP EN ISO 9001:2015Num mundo cada vez mais voltado para a qualidade, as organizações, propõem-se a Implementar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), seja por uma questão estratégica, ou ainda pela procura de uma ferramenta que auxilie os profissionais a tornar os serviços mais competitivos e diferenciadores. Esta dissertação tem como objetivo desenhar um SGQ, segundo os requisitos da EN NP ISO 9001:2015 no Serviço de Patologia Clínico (SPC) do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douto, EPE., (CHTMAD, EPE.). No enquadramento teórico faz-se uma breve síntese histórica dos conceitos relacionados com SGQ da Gestão da Qualidade (GQ), identificando os princípios da qualidade e metodologias associadas. Também é feita uma análise das normas ISO 9001, com foco na NP EN ISO 9001:2015, elencando-se as etapas para a sua implementação e as ferramentas utilizadas para este fim. O presente estudo de caso tem caráter descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa no tocante à análise dos dados obtidos e à interpretação de determinados pontos focais, durante avaliação de processos do SPC. Os resultados obtidos vão permitir analisar o contexto organizacional e desenvolver a estratégia de implementação do SGQ de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015, sempre com o foco central na satisfação dos utentes e das outras partes interessadas. Este trabalho contribui para o enriquecimento do conhecimento em GQ, porque evidencia como a investigação científica pode contribuir para a mudança organizacional do SPC, através da implementação do SGQ, baseado na norma NP EN ISO 9001:2015.In a world increasingly focused on quality organizations propose to implement a Quality Management System (QMS), either as a strategic matter, or even by looking for a tool that helps professionals to make services more efficient, competitive and differentiating. This dissertation aims to design a QMS, according to the requirements of EN NP ISO 9001:2015 in the Clinical Pathology Service (SPC) of the Centro Hospital Trás-osMontes e Alto Douro, EPE., (CHTMAD, EPE.). In the theoretical framework, a brief historical synthesis of the concepts related to Quality Management (QMS) is made, identifying the principles of quality and associated methodologies. An analysis of the ISO 9001 standards is also carried out, focusing on NP EN ISO 9001:2015, listing the steps for its implementation and the tools used for this purpose. The present case study has a descriptive character, of a quantitative and qualitative nature regarding the analysis of the data obtained and the interpretation of certain focal points, during the evaluation of SPC processes. The results obtained will make it possible to analyze the organizational context and develop the QMS implementation strategy in accordance with the NP EN ISO 9001:2015 standard, always with a central focus on the satisfaction of users and other interested parties. This work contributes to the enrichment of knowledge in QM, because it shows how scientific research can contribute to the organizational change of the SPC, through the implementation of the QMS, based on the NP EN ISO 9001:2015 standard.2023-12-06T12:05:18Z2023-03-23T00:00:00Z2023-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/12005pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Anabela do Carmoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:56.950992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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