Intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical : estudo de variáveis processuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Beatriz Carita Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43283
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo avaliar a perceção de um grupo de jovens em relação a um programa de intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical (APM). Participaram cinco jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, de uma escola de música. Foi construído um manual de TCC para a APM, com 12 sessões, e foram selecionadas quatro sessões para serem implementadas neste estudo. Os principais resultados revelaram que, de acordo com a perspetiva dos jovens, as sessões de intervenção permitiram-lhes aumentar os conhecimentos acerca da ansiedade e aprenderam a controlá-la através do recurso a pensamentos alternativos e técnicas de relaxamento. Os adolescentes referiram também sugestões de melhorias para o programa em relação ao funcionamento das sessões, ao grupo de participantes, à integração de atividades de autorregulação da aprendizagem e a títulos para o programa. Estes resultados salientam a importância, tanto das intervenções cognitivo-comportamentais na APM, como da intervenção precoce nesta problemática. Contudo, consideram-se algumas orientações para investigações futuras, como a realização de um estudo-piloto que possa implementar as 12 sessões de TCC, o envolvimento dos pais na intervenção e o aumento da literacia dos professores de música em relação à APM.
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