Intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical : estudo de variáveis processuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/43283 |
Resumo: | O presente estudo teve como principal objetivo avaliar a perceção de um grupo de jovens em relação a um programa de intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical (APM). Participaram cinco jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, de uma escola de música. Foi construído um manual de TCC para a APM, com 12 sessões, e foram selecionadas quatro sessões para serem implementadas neste estudo. Os principais resultados revelaram que, de acordo com a perspetiva dos jovens, as sessões de intervenção permitiram-lhes aumentar os conhecimentos acerca da ansiedade e aprenderam a controlá-la através do recurso a pensamentos alternativos e técnicas de relaxamento. Os adolescentes referiram também sugestões de melhorias para o programa em relação ao funcionamento das sessões, ao grupo de participantes, à integração de atividades de autorregulação da aprendizagem e a títulos para o programa. Estes resultados salientam a importância, tanto das intervenções cognitivo-comportamentais na APM, como da intervenção precoce nesta problemática. Contudo, consideram-se algumas orientações para investigações futuras, como a realização de um estudo-piloto que possa implementar as 12 sessões de TCC, o envolvimento dos pais na intervenção e o aumento da literacia dos professores de música em relação à APM. |
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Intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical : estudo de variáveis processuaisAnsiedade na performance musicalEstudantes de músicaAdolescentesTerapia cognitivo-comportamentalMusic performance anxietyMusic studentsAdolescentsCognitive-behavioral therapyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo teve como principal objetivo avaliar a perceção de um grupo de jovens em relação a um programa de intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical (APM). Participaram cinco jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, de uma escola de música. Foi construído um manual de TCC para a APM, com 12 sessões, e foram selecionadas quatro sessões para serem implementadas neste estudo. Os principais resultados revelaram que, de acordo com a perspetiva dos jovens, as sessões de intervenção permitiram-lhes aumentar os conhecimentos acerca da ansiedade e aprenderam a controlá-la através do recurso a pensamentos alternativos e técnicas de relaxamento. Os adolescentes referiram também sugestões de melhorias para o programa em relação ao funcionamento das sessões, ao grupo de participantes, à integração de atividades de autorregulação da aprendizagem e a títulos para o programa. Estes resultados salientam a importância, tanto das intervenções cognitivo-comportamentais na APM, como da intervenção precoce nesta problemática. Contudo, consideram-se algumas orientações para investigações futuras, como a realização de um estudo-piloto que possa implementar as 12 sessões de TCC, o envolvimento dos pais na intervenção e o aumento da literacia dos professores de música em relação à APM.The main objective of this study was to evaluate the perception of a group of young people in relation to a cognitive-behavioral intervention program in music performance anxiety (MPA). Five students, aged between 13 and 14, from a music school participated in the study. A CBT manual for MPA was developed, with 12 sessions, from which four sessions were selected to be implemented in this study. The main results revealed that, according to the adolescents' perspective, the intervention sessions allowed them to increase their knowledge about anxiety and learn to control it through the use of alternative thoughts and relaxation techniques. Adolescents also mentioned suggestions for improvements to the program in relation to the functioning of the sessions, the group of participants, the integration of self-regulated learning promotion and titles for the program. These results highlight the importance of both cognitive-behavioral interventions in MPA as well as of an early intervention in this problem. However, some guidelines were considered for future investigations, such as carrying out a pilot study that can implement the 12 CBT sessions, involving parents in the intervention and increasing the literacy of music teachers regarding MPA.Dias, Pedro Miguel Brito da SilvaLisboa, Lurdes Lopes VeríssimoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Beatriz Carita Silva2023-12-06T14:14:55Z2023-07-142023-072023-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43283TID:203348958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-19T01:38:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:14.707914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo teve como principal objetivo avaliar a perceção de um grupo de jovens em relação a um programa de intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical (APM). Participaram cinco jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, de uma escola de música. Foi construído um manual de TCC para a APM, com 12 sessões, e foram selecionadas quatro sessões para serem implementadas neste estudo. Os principais resultados revelaram que, de acordo com a perspetiva dos jovens, as sessões de intervenção permitiram-lhes aumentar os conhecimentos acerca da ansiedade e aprenderam a controlá-la através do recurso a pensamentos alternativos e técnicas de relaxamento. Os adolescentes referiram também sugestões de melhorias para o programa em relação ao funcionamento das sessões, ao grupo de participantes, à integração de atividades de autorregulação da aprendizagem e a títulos para o programa. Estes resultados salientam a importância, tanto das intervenções cognitivo-comportamentais na APM, como da intervenção precoce nesta problemática. Contudo, consideram-se algumas orientações para investigações futuras, como a realização de um estudo-piloto que possa implementar as 12 sessões de TCC, o envolvimento dos pais na intervenção e o aumento da literacia dos professores de música em relação à APM. |
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