O Rio de Janeiro em palco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/102945
Resumo: UID/EAT/00693/2013
id RCAP_ae2cc768f5c1de760f7d641e2bdd46ab
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/102945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Rio de Janeiro em palco“imagens sonoras” da capital do Império na opereta de final do século XIXImagens sonorasRio de JaneiroEmilio SalaFrancisco de Sá NoronhaOperetaUID/EAT/00693/2013Se é verdade que – de acordo com o texto introdutório deste congresso – o conceito de “paisagem sonora” “permite entender a música realizada numa determinada área a partir de uma perspectiva contextual abrangente, contrariamente à leitura centrada num compositor ou grupo restrito de compositores”, também é válido encontrar elementos que nos remetem para a paisagem sonora de um local e época através da obra de um ou vários compositores. Estes acasos são, na sua maioria, teatrais e o facto de estarem inseridos em contextos dramáticos e ficcionais não os torna menos representativos da ideia de “paisagem” ou, melhor, da de “imagem sonora”. Emílio Sala, na tentativa de mostrar as raízes profundamente parisienses de La traviata, estabelece uma fascinante rede de ligações entre práticas quotidianas, redes de sociabilidade, textos e experiências musicais que, através da ópera de Verdi, nos conduzem às “imagens sonoras” da Paris dos anos 1840-50 (The sounds of Paris in Verdi’s La traviata, Cambridge, CUP, 2008). Esta comunicação pretende analisar a encenação de imagens sonoras da capital do Império e dos seus arredores, através das obras de Artur Azevedo e Francisco de Sá Noronha, sobretudo das operetas A Princesa dos Cajueiros, Os noivos e O califa da Rua do Sabão, as quais se enquadram no processo de nacionalização desse género que teve lugar no Rio de Janeiro a partir da década de 1860.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNCymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues2020-08-27T22:23:42Z2017-102017-10-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion2application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/102945porPURE: 3598186info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:47:02Zoai:run.unl.pt:10362/102945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:47:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Rio de Janeiro em palco
“imagens sonoras” da capital do Império na opereta de final do século XIX
title O Rio de Janeiro em palco
spellingShingle O Rio de Janeiro em palco
Cymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues
Imagens sonoras
Rio de Janeiro
Emilio Sala
Francisco de Sá Noronha
Opereta
title_short O Rio de Janeiro em palco
title_full O Rio de Janeiro em palco
title_fullStr O Rio de Janeiro em palco
title_full_unstemmed O Rio de Janeiro em palco
title_sort O Rio de Janeiro em palco
author Cymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues
author_facet Cymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens sonoras
Rio de Janeiro
Emilio Sala
Francisco de Sá Noronha
Opereta
topic Imagens sonoras
Rio de Janeiro
Emilio Sala
Francisco de Sá Noronha
Opereta
description UID/EAT/00693/2013
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2020-08-27T22:23:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/102945
url http://hdl.handle.net/10362/102945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PURE: 3598186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545753491406848