O Rio de Janeiro em palco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/102945 |
Resumo: | UID/EAT/00693/2013 |
id |
RCAP_ae2cc768f5c1de760f7d641e2bdd46ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/102945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Rio de Janeiro em palco“imagens sonoras” da capital do Império na opereta de final do século XIXImagens sonorasRio de JaneiroEmilio SalaFrancisco de Sá NoronhaOperetaUID/EAT/00693/2013Se é verdade que – de acordo com o texto introdutório deste congresso – o conceito de “paisagem sonora” “permite entender a música realizada numa determinada área a partir de uma perspectiva contextual abrangente, contrariamente à leitura centrada num compositor ou grupo restrito de compositores”, também é válido encontrar elementos que nos remetem para a paisagem sonora de um local e época através da obra de um ou vários compositores. Estes acasos são, na sua maioria, teatrais e o facto de estarem inseridos em contextos dramáticos e ficcionais não os torna menos representativos da ideia de “paisagem” ou, melhor, da de “imagem sonora”. Emílio Sala, na tentativa de mostrar as raízes profundamente parisienses de La traviata, estabelece uma fascinante rede de ligações entre práticas quotidianas, redes de sociabilidade, textos e experiências musicais que, através da ópera de Verdi, nos conduzem às “imagens sonoras” da Paris dos anos 1840-50 (The sounds of Paris in Verdi’s La traviata, Cambridge, CUP, 2008). Esta comunicação pretende analisar a encenação de imagens sonoras da capital do Império e dos seus arredores, através das obras de Artur Azevedo e Francisco de Sá Noronha, sobretudo das operetas A Princesa dos Cajueiros, Os noivos e O califa da Rua do Sabão, as quais se enquadram no processo de nacionalização desse género que teve lugar no Rio de Janeiro a partir da década de 1860.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNCymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues2020-08-27T22:23:42Z2017-102017-10-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion2application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/102945porPURE: 3598186info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:47:02Zoai:run.unl.pt:10362/102945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:47:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Rio de Janeiro em palco “imagens sonoras” da capital do Império na opereta de final do século XIX |
title |
O Rio de Janeiro em palco |
spellingShingle |
O Rio de Janeiro em palco Cymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues Imagens sonoras Rio de Janeiro Emilio Sala Francisco de Sá Noronha Opereta |
title_short |
O Rio de Janeiro em palco |
title_full |
O Rio de Janeiro em palco |
title_fullStr |
O Rio de Janeiro em palco |
title_full_unstemmed |
O Rio de Janeiro em palco |
title_sort |
O Rio de Janeiro em palco |
author |
Cymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues |
author_facet |
Cymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cymbron, Luisa Mariana Oliveira Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens sonoras Rio de Janeiro Emilio Sala Francisco de Sá Noronha Opereta |
topic |
Imagens sonoras Rio de Janeiro Emilio Sala Francisco de Sá Noronha Opereta |
description |
UID/EAT/00693/2013 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10 2017-10-01T00:00:00Z 2020-08-27T22:23:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/102945 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/102945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PURE: 3598186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545753491406848 |