Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Pedro Martins Moutinho dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1236
Resumo: Este trabalho ocorre face à necessidade da empresa Helisuporte ter uma perspectiva a nível de fiabilidade das suas aeronaves. Para isso, foram traçados como objectivos de estudo a criação de uma base de dados de anomalias; identificação de sistemas e componentes problemáticos; caracterização dos mesmos, avaliar a condição de falha e, com isto, apresentar soluções de controlo de anomalias. Assim, foi desenvolvida uma metodologia que proporciona tratamento de dados com recurso a uma análise não-paramétrica, tendo sido escolhida a estatística de amostra. Esta irá permitir a identificação dos sistemas problemáticos e seus componentes anómalos. Efectuado o tratamento de dados, passamos para a caracterização fiabilística desses componentes, assumindo o tempo de operação e a vida útil específica de cada um. Esta foi possível recorrendo ao cálculo do nível de fiabilidade, MTBF, MTBUR e taxa de avarias. De modo a identificar as diferentes anomalias e caracterizar o “know-how” da equipa de manutenção, implementou-se a análise de condição de falha, mais propriamente a análise dos modos e efeitos de falha. Tendo isso em atenção, foi construído um encadeamento lógico simples, claro e eficaz, face a uma frota complexa. Implementada essa metodologia e analisados os resultados podemos afirmar que os objectivos foram alcançados, concluindo-se que os valores de fiabilidade que caracterizam alguns dos componentes das aeronaves pertencentes à frota em estudo não correspondem ao esperado e idealizado como referência de desempenho dos mesmos. Assim, foram sugeridas alterações no manual de manutenção de forma a melhorar estes índices. Com isto conseguiu-se desenvolver, o que se poderá chamar de, “fiabilidade na óptica do utilizador”.
id RCAP_ae699665c408c4842cdd668a3a10a734
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópterosManutenção e fiabilidade de aeronavesMetodologiaMaintenance and reliability of aircraftMethodologyEste trabalho ocorre face à necessidade da empresa Helisuporte ter uma perspectiva a nível de fiabilidade das suas aeronaves. Para isso, foram traçados como objectivos de estudo a criação de uma base de dados de anomalias; identificação de sistemas e componentes problemáticos; caracterização dos mesmos, avaliar a condição de falha e, com isto, apresentar soluções de controlo de anomalias. Assim, foi desenvolvida uma metodologia que proporciona tratamento de dados com recurso a uma análise não-paramétrica, tendo sido escolhida a estatística de amostra. Esta irá permitir a identificação dos sistemas problemáticos e seus componentes anómalos. Efectuado o tratamento de dados, passamos para a caracterização fiabilística desses componentes, assumindo o tempo de operação e a vida útil específica de cada um. Esta foi possível recorrendo ao cálculo do nível de fiabilidade, MTBF, MTBUR e taxa de avarias. De modo a identificar as diferentes anomalias e caracterizar o “know-how” da equipa de manutenção, implementou-se a análise de condição de falha, mais propriamente a análise dos modos e efeitos de falha. Tendo isso em atenção, foi construído um encadeamento lógico simples, claro e eficaz, face a uma frota complexa. Implementada essa metodologia e analisados os resultados podemos afirmar que os objectivos foram alcançados, concluindo-se que os valores de fiabilidade que caracterizam alguns dos componentes das aeronaves pertencentes à frota em estudo não correspondem ao esperado e idealizado como referência de desempenho dos mesmos. Assim, foram sugeridas alterações no manual de manutenção de forma a melhorar estes índices. Com isto conseguiu-se desenvolver, o que se poderá chamar de, “fiabilidade na óptica do utilizador”.This research is due to the need of the company Helisuporte have a perspective on the reliability of their aircraft. For that were created as objectives of study the creation of data base, identification of Systems and components with anomalies associated, reliability characterization for the same items, failure mode’s evaluation and solution’s presentation. The methodology used as the sample’s statistic as a method for data processing. This is a noparametrical analysis. It will identify the systems and components with failures. Than we characterize the components with reliability elements, which were reliability, MTBF, MTBUR and failure rate. Were assumed mission time and operation life of witch component. To characterize the anomalies and evaluate the maintenance crew’s “know-how” was implanted a failure mode’s analysis using the failure mode and effect analysis (FMEA). With that in mind, we built a simple logical sequence, clear and efficient, compared to a complex fleet. With the implementation of this ideology and analyzed the results, we conclude that the reliability values that characterize some of the components of aircraft within the fleet under study, do not correspond to the expected and designed as a reference for their performance. As a solution for this were suggested improvements in the maintenance manual of this aircraft. With this, we had developed what one might call ”reliability in a user’s perspective”Sobral, José Augusto da SilvaRoque, António AfonsoRCIPLSantos, João Pedro Martins Moutinho dos2012-03-03T12:19:54Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1236porSantos, João Pedro Martins Moutinho dos - Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:39:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:19.972641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros
title Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros
spellingShingle Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros
Santos, João Pedro Martins Moutinho dos
Manutenção e fiabilidade de aeronaves
Metodologia
Maintenance and reliability of aircraft
Methodology
title_short Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros
title_full Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros
title_fullStr Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros
title_full_unstemmed Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros
title_sort Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros
author Santos, João Pedro Martins Moutinho dos
author_facet Santos, João Pedro Martins Moutinho dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sobral, José Augusto da Silva
Roque, António Afonso
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Pedro Martins Moutinho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Manutenção e fiabilidade de aeronaves
Metodologia
Maintenance and reliability of aircraft
Methodology
topic Manutenção e fiabilidade de aeronaves
Metodologia
Maintenance and reliability of aircraft
Methodology
description Este trabalho ocorre face à necessidade da empresa Helisuporte ter uma perspectiva a nível de fiabilidade das suas aeronaves. Para isso, foram traçados como objectivos de estudo a criação de uma base de dados de anomalias; identificação de sistemas e componentes problemáticos; caracterização dos mesmos, avaliar a condição de falha e, com isto, apresentar soluções de controlo de anomalias. Assim, foi desenvolvida uma metodologia que proporciona tratamento de dados com recurso a uma análise não-paramétrica, tendo sido escolhida a estatística de amostra. Esta irá permitir a identificação dos sistemas problemáticos e seus componentes anómalos. Efectuado o tratamento de dados, passamos para a caracterização fiabilística desses componentes, assumindo o tempo de operação e a vida útil específica de cada um. Esta foi possível recorrendo ao cálculo do nível de fiabilidade, MTBF, MTBUR e taxa de avarias. De modo a identificar as diferentes anomalias e caracterizar o “know-how” da equipa de manutenção, implementou-se a análise de condição de falha, mais propriamente a análise dos modos e efeitos de falha. Tendo isso em atenção, foi construído um encadeamento lógico simples, claro e eficaz, face a uma frota complexa. Implementada essa metodologia e analisados os resultados podemos afirmar que os objectivos foram alcançados, concluindo-se que os valores de fiabilidade que caracterizam alguns dos componentes das aeronaves pertencentes à frota em estudo não correspondem ao esperado e idealizado como referência de desempenho dos mesmos. Assim, foram sugeridas alterações no manual de manutenção de forma a melhorar estes índices. Com isto conseguiu-se desenvolver, o que se poderá chamar de, “fiabilidade na óptica do utilizador”.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
2012-03-03T12:19:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/1236
url http://hdl.handle.net/10400.21/1236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, João Pedro Martins Moutinho dos - Análise de fiabilidade de sistemas e componentes de helicópteros. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133365534720000