Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marta Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38025
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_ae917cd2250b7b8597146a8ef2de55b0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexosComparison of body image perceived with real: with teen study of both sexesEducação físicaPrática de ensino supervisionadaImagem corporalPerceção vs realNível de satisfaçãoAdolescentesPhysical educationSupervised teaching practiceBody imagePerception vs realSatisfaction levelTeensCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO estágio supervisionado é um espaço de formação que permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática docente. No estágio supervisionado o aluno é colocado diante da realidade profissional, obtendo uma visão ampla das estruturas escolares. O estágio permite a integração entre conhecimentos teóricos e práticos e concede a oportunidade de uma prática como processo investigativo, entende-se que o aluno necessita adotar uma postura critico-reflexiva na e sobre a sua prática, que pesquisa deve ser parte efetiva da prática pedagógica e que mudanças na educação serão possíveis se houver possibilidade de uma formação reflexiva de professores. Neste sentido, a elaboração deste relatório, destina-se a retratar todo o processo de formação individual baseado na reflexão crítica de tudo que foi desenvolvido. Este documento apresenta primeiramente as expetativas iniciais e o enquadramento contextual. De seguida é exposto a intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade. Por fim, o enquadramento científico que esclarece detalhadamente o tema de investigação desenvolvido durante este ano letivo, apresentando a comparação da imagem corporal percecionada com a real, um estudo com adolescentes de ambos os sexos. Visto que a generalidade dos adolescentes tem uma imagem distorcida do seu corpo, fruto do crescimento acelerado, que caracteriza esta etapa de vida, o objetivo deste estudo foi essencialmente comparar a perceção que os adolescentes têm da sua imagem corporal com a real, analisar o nível de satisfação que eles têm do próprio corpo e determinar a diferença entre géneros. A amostra é constituída por 118 alunos de cinco turmas do 10ºano de escolaridade, que frequentam uma escola secundária do concelho de Vila Verde. Este estudo constata que, a imagem corporal percecionada é inferior em relação à imagem corporal real, não havendo diferenças estatisticamente significativas entre géneros; e que os rapazes, em relação às raparigas, apresentam maior nível de satisfação com a imagem corporal. Para finalizar, focando-me sobre a relevância deste estágio para o meu futuro, são apresentadas as considerações finais.The supervised training is a training area that allows the student to develop the skills necessary for teaching practice. In supervised the student is placed on the professional reality, getting an overview of school structures. The internship allows the integration of theoretical and practical knowledge and gives the opportunity for practice and diligence, it is understood that the student needs to adopt a critical and reflective attitude in and on their practice, research should be part of effective teaching practice and that changes in education are possible if they can be a reflective teacher education. In this sense, this report is intended to retract the whole process of individual training based on critical reflection of everything that has been developed. This paper first presents the initial expectations and contextual framework. Then is exposed to pedagogical intervention in the teaching-learning process, participation in school and community relations. Finally, the scientific framework that explains in detail the subject of research developed during this school year, presenting a comparison of perceived body image with the real, a study of adolescents of both sexes. As there is a distorted picture that the majority of teenagers have of their own body, due to the rapid growth that characterizes this stage of life, the aim of this study was mainly to compare the perception that teens have their body image with the actual, analyze the level of satisfaction they have the body and determine the gender difference. The sample consists of 118 students from five classes of 10 th grade, who attend a secondary school in the municipality of Vila Verde. This study finds that the perceived body image is lower as compared to the real body image, with no statistically significant differences between genders; and boys, for girls, have a higher level of satisfaction with body image. Finally, focusing me on the relevance of this stage for my future, presents the final considerations.Saraiva, LindaSá, César AugustoUniversidade do MinhoFernandes, Marta Alexandra Ferreira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38025por201513706info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:32.880584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos
Comparison of body image perceived with real: with teen study of both sexes
title Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos
spellingShingle Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos
Fernandes, Marta Alexandra Ferreira
Educação física
Prática de ensino supervisionada
Imagem corporal
Perceção vs real
Nível de satisfação
Adolescentes
Physical education
Supervised teaching practice
Body image
Perception vs real
Satisfaction level
Teens
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos
title_full Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos
title_fullStr Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos
title_full_unstemmed Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos
title_sort Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos
author Fernandes, Marta Alexandra Ferreira
author_facet Fernandes, Marta Alexandra Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Linda
Sá, César Augusto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marta Alexandra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática de ensino supervisionada
Imagem corporal
Perceção vs real
Nível de satisfação
Adolescentes
Physical education
Supervised teaching practice
Body image
Perception vs real
Satisfaction level
Teens
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Prática de ensino supervisionada
Imagem corporal
Perceção vs real
Nível de satisfação
Adolescentes
Physical education
Supervised teaching practice
Body image
Perception vs real
Satisfaction level
Teens
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38025
url http://hdl.handle.net/1822/38025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132364453969920