Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38025 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_ae917cd2250b7b8597146a8ef2de55b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38025 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexosComparison of body image perceived with real: with teen study of both sexesEducação físicaPrática de ensino supervisionadaImagem corporalPerceção vs realNível de satisfaçãoAdolescentesPhysical educationSupervised teaching practiceBody imagePerception vs realSatisfaction levelTeensCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO estágio supervisionado é um espaço de formação que permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática docente. No estágio supervisionado o aluno é colocado diante da realidade profissional, obtendo uma visão ampla das estruturas escolares. O estágio permite a integração entre conhecimentos teóricos e práticos e concede a oportunidade de uma prática como processo investigativo, entende-se que o aluno necessita adotar uma postura critico-reflexiva na e sobre a sua prática, que pesquisa deve ser parte efetiva da prática pedagógica e que mudanças na educação serão possíveis se houver possibilidade de uma formação reflexiva de professores. Neste sentido, a elaboração deste relatório, destina-se a retratar todo o processo de formação individual baseado na reflexão crítica de tudo que foi desenvolvido. Este documento apresenta primeiramente as expetativas iniciais e o enquadramento contextual. De seguida é exposto a intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade. Por fim, o enquadramento científico que esclarece detalhadamente o tema de investigação desenvolvido durante este ano letivo, apresentando a comparação da imagem corporal percecionada com a real, um estudo com adolescentes de ambos os sexos. Visto que a generalidade dos adolescentes tem uma imagem distorcida do seu corpo, fruto do crescimento acelerado, que caracteriza esta etapa de vida, o objetivo deste estudo foi essencialmente comparar a perceção que os adolescentes têm da sua imagem corporal com a real, analisar o nível de satisfação que eles têm do próprio corpo e determinar a diferença entre géneros. A amostra é constituída por 118 alunos de cinco turmas do 10ºano de escolaridade, que frequentam uma escola secundária do concelho de Vila Verde. Este estudo constata que, a imagem corporal percecionada é inferior em relação à imagem corporal real, não havendo diferenças estatisticamente significativas entre géneros; e que os rapazes, em relação às raparigas, apresentam maior nível de satisfação com a imagem corporal. Para finalizar, focando-me sobre a relevância deste estágio para o meu futuro, são apresentadas as considerações finais.The supervised training is a training area that allows the student to develop the skills necessary for teaching practice. In supervised the student is placed on the professional reality, getting an overview of school structures. The internship allows the integration of theoretical and practical knowledge and gives the opportunity for practice and diligence, it is understood that the student needs to adopt a critical and reflective attitude in and on their practice, research should be part of effective teaching practice and that changes in education are possible if they can be a reflective teacher education. In this sense, this report is intended to retract the whole process of individual training based on critical reflection of everything that has been developed. This paper first presents the initial expectations and contextual framework. Then is exposed to pedagogical intervention in the teaching-learning process, participation in school and community relations. Finally, the scientific framework that explains in detail the subject of research developed during this school year, presenting a comparison of perceived body image with the real, a study of adolescents of both sexes. As there is a distorted picture that the majority of teenagers have of their own body, due to the rapid growth that characterizes this stage of life, the aim of this study was mainly to compare the perception that teens have their body image with the actual, analyze the level of satisfaction they have the body and determine the gender difference. The sample consists of 118 students from five classes of 10 th grade, who attend a secondary school in the municipality of Vila Verde. This study finds that the perceived body image is lower as compared to the real body image, with no statistically significant differences between genders; and boys, for girls, have a higher level of satisfaction with body image. Finally, focusing me on the relevance of this stage for my future, presents the final considerations.Saraiva, LindaSá, César AugustoUniversidade do MinhoFernandes, Marta Alexandra Ferreira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38025por201513706info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:32.880584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos Comparison of body image perceived with real: with teen study of both sexes |
title |
Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos |
spellingShingle |
Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos Fernandes, Marta Alexandra Ferreira Educação física Prática de ensino supervisionada Imagem corporal Perceção vs real Nível de satisfação Adolescentes Physical education Supervised teaching practice Body image Perception vs real Satisfaction level Teens Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos |
title_full |
Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos |
title_fullStr |
Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos |
title_full_unstemmed |
Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos |
title_sort |
Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos |
author |
Fernandes, Marta Alexandra Ferreira |
author_facet |
Fernandes, Marta Alexandra Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saraiva, Linda Sá, César Augusto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marta Alexandra Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Prática de ensino supervisionada Imagem corporal Perceção vs real Nível de satisfação Adolescentes Physical education Supervised teaching practice Body image Perception vs real Satisfaction level Teens Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Prática de ensino supervisionada Imagem corporal Perceção vs real Nível de satisfação Adolescentes Physical education Supervised teaching practice Body image Perception vs real Satisfaction level Teens Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/38025 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/38025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201513706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132364453969920 |