O impacto das tecnologias de informação e comunicação digitais nos serviços postais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/22914 |
Resumo: | Nas últimas duas décadas, com o advento das tecnologias de informação e comunicação digitais, e mais concretamente com a Internet, observa-se uma crescente tendência de utilização de ferramentas de comunicação digital, facto que potencia a alteração nos comportamentos de consumo dos tradicionais utilizadores de serviços postais físicos. A presente dissertação pretende, através de análises de cariz documental baseadas em dados estatísticos, publicados por organizações nacionais e internacionais de reconhecida idoneidade no setor, bem como nos relatórios e contas do operador postal português, perceber de que forma as potenciais alterações do comportamento dos consumidores de serviços postais físicos, alavancadas pelo fenómeno tecnológico, impactaram os diferentes segmentos de correio físico: o segmento de correio transacional, constituído pelas correspondências de caracter comercial expedidas por organizações privadas (bancos, seguradoras, fornecedores de energia, água, etc.), e pelas correspondências oficiais remetidas por organismos oficiais do estado (Finanças, Tribunais, Seg. Social, etc.), o segmento de correio publicitário, que contempla as correspondências de carater exclusivamente publicitário, o segmento de correio editorial, constituído pela expedição de jornais, revistas e publicações periódicas, e o segmento das encomendas e expresso, caracterizado pela expedição de mercadorias. Pretende ainda discorrer sobre a pertinência dos serviços postais num ecossistema mais digital, que parcerias estratégicas podem, ou devem, ser equacionadas, e que modelos de portefólio estão a ser adotados pelos operadores postais, com enfoque no operador postal português CTT Correios de Portugal. |
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O impacto das tecnologias de informação e comunicação digitais nos serviços postaisCorreiosCTTIndústria postalTICComunicação digitalConsumidor -- ConsumerPostPostal industryICTDigital communicationNas últimas duas décadas, com o advento das tecnologias de informação e comunicação digitais, e mais concretamente com a Internet, observa-se uma crescente tendência de utilização de ferramentas de comunicação digital, facto que potencia a alteração nos comportamentos de consumo dos tradicionais utilizadores de serviços postais físicos. A presente dissertação pretende, através de análises de cariz documental baseadas em dados estatísticos, publicados por organizações nacionais e internacionais de reconhecida idoneidade no setor, bem como nos relatórios e contas do operador postal português, perceber de que forma as potenciais alterações do comportamento dos consumidores de serviços postais físicos, alavancadas pelo fenómeno tecnológico, impactaram os diferentes segmentos de correio físico: o segmento de correio transacional, constituído pelas correspondências de caracter comercial expedidas por organizações privadas (bancos, seguradoras, fornecedores de energia, água, etc.), e pelas correspondências oficiais remetidas por organismos oficiais do estado (Finanças, Tribunais, Seg. Social, etc.), o segmento de correio publicitário, que contempla as correspondências de carater exclusivamente publicitário, o segmento de correio editorial, constituído pela expedição de jornais, revistas e publicações periódicas, e o segmento das encomendas e expresso, caracterizado pela expedição de mercadorias. Pretende ainda discorrer sobre a pertinência dos serviços postais num ecossistema mais digital, que parcerias estratégicas podem, ou devem, ser equacionadas, e que modelos de portefólio estão a ser adotados pelos operadores postais, com enfoque no operador postal português CTT Correios de Portugal.In the last two decades, with the advent of digital information and communication technologies, and more specifically with the Internet, there has been a growing trend towards the use of digital communication tools, a fact that has led to changes in the consumption behaviors of traditional users of physical postal services. This dissertation intends, through documentary analysis based on statistical data published by national and international organizations of recognized standing in the sector, as well as on the reports and accounts of the Portuguese postal operator, to understand how potential changes in the behavior of consumers of physical postal services, enhanced by the technological phenomenon, impacted the different segments of physical mail: the transactional mail segment, consisting of commercial mail sent by private organizations (banks, insurance companies, energy and water suppliers, etc.), and official correspondence sent by the state (Finance, Courts, Social Security, etc.), the advertising mail segment, which includes mail of an exclusively advertising nature, the editorial mail segment, consisting of the dispatch of newspapers, magazines and periodicals, and the parcels and express segment, characterized by the dispatch of goods. It also intends to discuss the relevance of postal services in a more digital ecosystem, which strategic partnerships can, or should, be considered, and which portfolio models are being adopted by postal operators, with a focus on the Portuguese postal operator CTT Correios de Portugal.2022-06-15T00:00:00Z2021-06-15T00:00:00Z2021-06-152021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22914TID:202732924porMaia, Pedro Miguel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:08.061867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nas últimas duas décadas, com o advento das tecnologias de informação e comunicação digitais, e mais concretamente com a Internet, observa-se uma crescente tendência de utilização de ferramentas de comunicação digital, facto que potencia a alteração nos comportamentos de consumo dos tradicionais utilizadores de serviços postais físicos. A presente dissertação pretende, através de análises de cariz documental baseadas em dados estatísticos, publicados por organizações nacionais e internacionais de reconhecida idoneidade no setor, bem como nos relatórios e contas do operador postal português, perceber de que forma as potenciais alterações do comportamento dos consumidores de serviços postais físicos, alavancadas pelo fenómeno tecnológico, impactaram os diferentes segmentos de correio físico: o segmento de correio transacional, constituído pelas correspondências de caracter comercial expedidas por organizações privadas (bancos, seguradoras, fornecedores de energia, água, etc.), e pelas correspondências oficiais remetidas por organismos oficiais do estado (Finanças, Tribunais, Seg. Social, etc.), o segmento de correio publicitário, que contempla as correspondências de carater exclusivamente publicitário, o segmento de correio editorial, constituído pela expedição de jornais, revistas e publicações periódicas, e o segmento das encomendas e expresso, caracterizado pela expedição de mercadorias. Pretende ainda discorrer sobre a pertinência dos serviços postais num ecossistema mais digital, que parcerias estratégicas podem, ou devem, ser equacionadas, e que modelos de portefólio estão a ser adotados pelos operadores postais, com enfoque no operador postal português CTT Correios de Portugal. |
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