Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rute
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Carrillo, José, Aguaded, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7554
Resumo: A prática dos professores pode ser analisada numa perspectiva de melhorar a sua compreensão, através da caracterização dos seus elementos (Krainer, 1999). É neste sentido, da compreensão da prática do professor, que esta investigação se desenvolve, porque o principal objectivo é compreender o pensamento e acção do professor, quando este está comprometido com o acto de ensino. Deste modo, na presente investigação descreve-se como se pode modelar o ensino de dois professores do Ensino Básico, relativo ao tema Diversidade das Plantas. Esta modelação do ensino corresponde basicamente à análise detalhada das crenças, objectivos e conhecimentos em acção, em sala de aula, através da compreensão de entidades teóricas como o guião de acção, rotina e improvisação.
id RCAP_aeafd2ee2998c49be55778133f95f529
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7554
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.Análise cognitivaProfessorCiênciasEnsinoA prática dos professores pode ser analisada numa perspectiva de melhorar a sua compreensão, através da caracterização dos seus elementos (Krainer, 1999). É neste sentido, da compreensão da prática do professor, que esta investigação se desenvolve, porque o principal objectivo é compreender o pensamento e acção do professor, quando este está comprometido com o acto de ensino. Deste modo, na presente investigação descreve-se como se pode modelar o ensino de dois professores do Ensino Básico, relativo ao tema Diversidade das Plantas. Esta modelação do ensino corresponde basicamente à análise detalhada das crenças, objectivos e conhecimentos em acção, em sala de aula, através da compreensão de entidades teóricas como o guião de acção, rotina e improvisação.SapientiaMonteiro, RuteCarrillo, JoséAguaded, S.2016-02-01T12:49:13Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7554porAUT: RUT01409;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:53.650587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.
title Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.
spellingShingle Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.
Monteiro, Rute
Análise cognitiva
Professor
Ciências
Ensino
title_short Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.
title_full Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.
title_fullStr Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.
title_full_unstemmed Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.
title_sort Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.
author Monteiro, Rute
author_facet Monteiro, Rute
Carrillo, José
Aguaded, S.
author_role author
author2 Carrillo, José
Aguaded, S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Rute
Carrillo, José
Aguaded, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise cognitiva
Professor
Ciências
Ensino
topic Análise cognitiva
Professor
Ciências
Ensino
description A prática dos professores pode ser analisada numa perspectiva de melhorar a sua compreensão, através da caracterização dos seus elementos (Krainer, 1999). É neste sentido, da compreensão da prática do professor, que esta investigação se desenvolve, porque o principal objectivo é compreender o pensamento e acção do professor, quando este está comprometido com o acto de ensino. Deste modo, na presente investigação descreve-se como se pode modelar o ensino de dois professores do Ensino Básico, relativo ao tema Diversidade das Plantas. Esta modelação do ensino corresponde basicamente à análise detalhada das crenças, objectivos e conhecimentos em acção, em sala de aula, através da compreensão de entidades teóricas como o guião de acção, rotina e improvisação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2016-02-01T12:49:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/7554
url http://hdl.handle.net/10400.1/7554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AUT: RUT01409;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133223096156160