O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Anabela
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reis, Antónia, Ferreira, Catarina, Cardoso, Diana, Fernandes, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1755
Resumo: Este estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Modelos de Comunicação em Educação, no 1º ano do Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), tendo como principal finalidade conhecer as perceções dos alunos da UPT sobre o uso e a importância das tecnologias de comunicação e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem. Tratou-se de um estudo exploratório de cariz quantitativo. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. Participaram neste estudo 24 estudantes do 1º e 2º ciclo dos cursos de Psicologia e de Educação Social. Os dados recolhidos revelaram que os alunos consideram as tecnologias fundamentais nos dias de hoje, demonstrando uma atitude positiva quanto ao seu uso. Reconhecem os seus contributos para uma melhor aprendizagem e uma maior motivação nas aulas. A maioria dos alunos é favorável à utilização das tecnologias no contexto educativo, incluindo o uso de dispositivos móveis e jogos no processo de ensino e de aprendizagem.
id RCAP_aebaae06c88250b31976213eeaebbac1
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade PortucalensetecnologiasaprendizagemUPTensino superiorEste estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Modelos de Comunicação em Educação, no 1º ano do Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), tendo como principal finalidade conhecer as perceções dos alunos da UPT sobre o uso e a importância das tecnologias de comunicação e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem. Tratou-se de um estudo exploratório de cariz quantitativo. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. Participaram neste estudo 24 estudantes do 1º e 2º ciclo dos cursos de Psicologia e de Educação Social. Os dados recolhidos revelaram que os alunos consideram as tecnologias fundamentais nos dias de hoje, demonstrando uma atitude positiva quanto ao seu uso. Reconhecem os seus contributos para uma melhor aprendizagem e uma maior motivação nas aulas. A maioria dos alunos é favorável à utilização das tecnologias no contexto educativo, incluindo o uso de dispositivos móveis e jogos no processo de ensino e de aprendizagem.2017-02-13T18:36:01Z2017-02-132016-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1755http://hdl.handle.net/11328/1755por978-972-95595-9-4http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, AnabelaReis, AntóniaFerreira, CatarinaCardoso, DianaFernandes, Sandrareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:05:27Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:19.460426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense
title O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense
spellingShingle O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense
Rocha, Anabela
tecnologias
aprendizagem
UPT
ensino superior
title_short O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense
title_full O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense
title_fullStr O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense
title_full_unstemmed O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense
title_sort O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense
author Rocha, Anabela
author_facet Rocha, Anabela
Reis, Antónia
Ferreira, Catarina
Cardoso, Diana
Fernandes, Sandra
author_role author
author2 Reis, Antónia
Ferreira, Catarina
Cardoso, Diana
Fernandes, Sandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Anabela
Reis, Antónia
Ferreira, Catarina
Cardoso, Diana
Fernandes, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias
aprendizagem
UPT
ensino superior
topic tecnologias
aprendizagem
UPT
ensino superior
description Este estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Modelos de Comunicação em Educação, no 1º ano do Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), tendo como principal finalidade conhecer as perceções dos alunos da UPT sobre o uso e a importância das tecnologias de comunicação e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem. Tratou-se de um estudo exploratório de cariz quantitativo. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. Participaram neste estudo 24 estudantes do 1º e 2º ciclo dos cursos de Psicologia e de Educação Social. Os dados recolhidos revelaram que os alunos consideram as tecnologias fundamentais nos dias de hoje, demonstrando uma atitude positiva quanto ao seu uso. Reconhecem os seus contributos para uma melhor aprendizagem e uma maior motivação nas aulas. A maioria dos alunos é favorável à utilização das tecnologias no contexto educativo, incluindo o uso de dispositivos móveis e jogos no processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-01T00:00:00Z
2017-02-13T18:36:01Z
2017-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1755
http://hdl.handle.net/11328/1755
url http://hdl.handle.net/11328/1755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-95595-9-4
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134953616703488