O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1755 |
Resumo: | Este estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Modelos de Comunicação em Educação, no 1º ano do Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), tendo como principal finalidade conhecer as perceções dos alunos da UPT sobre o uso e a importância das tecnologias de comunicação e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem. Tratou-se de um estudo exploratório de cariz quantitativo. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. Participaram neste estudo 24 estudantes do 1º e 2º ciclo dos cursos de Psicologia e de Educação Social. Os dados recolhidos revelaram que os alunos consideram as tecnologias fundamentais nos dias de hoje, demonstrando uma atitude positiva quanto ao seu uso. Reconhecem os seus contributos para uma melhor aprendizagem e uma maior motivação nas aulas. A maioria dos alunos é favorável à utilização das tecnologias no contexto educativo, incluindo o uso de dispositivos móveis e jogos no processo de ensino e de aprendizagem. |
id |
RCAP_aebaae06c88250b31976213eeaebbac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/1755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade PortucalensetecnologiasaprendizagemUPTensino superiorEste estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Modelos de Comunicação em Educação, no 1º ano do Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), tendo como principal finalidade conhecer as perceções dos alunos da UPT sobre o uso e a importância das tecnologias de comunicação e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem. Tratou-se de um estudo exploratório de cariz quantitativo. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. Participaram neste estudo 24 estudantes do 1º e 2º ciclo dos cursos de Psicologia e de Educação Social. Os dados recolhidos revelaram que os alunos consideram as tecnologias fundamentais nos dias de hoje, demonstrando uma atitude positiva quanto ao seu uso. Reconhecem os seus contributos para uma melhor aprendizagem e uma maior motivação nas aulas. A maioria dos alunos é favorável à utilização das tecnologias no contexto educativo, incluindo o uso de dispositivos móveis e jogos no processo de ensino e de aprendizagem.2017-02-13T18:36:01Z2017-02-132016-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1755http://hdl.handle.net/11328/1755por978-972-95595-9-4http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, AnabelaReis, AntóniaFerreira, CatarinaCardoso, DianaFernandes, Sandrareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:05:27Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:19.460426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense |
title |
O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense |
spellingShingle |
O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense Rocha, Anabela tecnologias aprendizagem UPT ensino superior |
title_short |
O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense |
title_full |
O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense |
title_fullStr |
O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense |
title_full_unstemmed |
O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense |
title_sort |
O uso das Tecnologias de Comunicação na Educação: resultados de um inquérito na Universidade Portucalense |
author |
Rocha, Anabela |
author_facet |
Rocha, Anabela Reis, Antónia Ferreira, Catarina Cardoso, Diana Fernandes, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Antónia Ferreira, Catarina Cardoso, Diana Fernandes, Sandra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Anabela Reis, Antónia Ferreira, Catarina Cardoso, Diana Fernandes, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologias aprendizagem UPT ensino superior |
topic |
tecnologias aprendizagem UPT ensino superior |
description |
Este estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Modelos de Comunicação em Educação, no 1º ano do Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), tendo como principal finalidade conhecer as perceções dos alunos da UPT sobre o uso e a importância das tecnologias de comunicação e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem. Tratou-se de um estudo exploratório de cariz quantitativo. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. Participaram neste estudo 24 estudantes do 1º e 2º ciclo dos cursos de Psicologia e de Educação Social. Os dados recolhidos revelaram que os alunos consideram as tecnologias fundamentais nos dias de hoje, demonstrando uma atitude positiva quanto ao seu uso. Reconhecem os seus contributos para uma melhor aprendizagem e uma maior motivação nas aulas. A maioria dos alunos é favorável à utilização das tecnologias no contexto educativo, incluindo o uso de dispositivos móveis e jogos no processo de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-01T00:00:00Z 2017-02-13T18:36:01Z 2017-02-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1755 http://hdl.handle.net/11328/1755 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-95595-9-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134953616703488 |