Dinâmica e propagação de doenças infeciosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, António Mendes da Conceição
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34211
Resumo: A presente dissertação tem como tema a dinâmica e propagação de doenças infeciosas. Tem o objetivo de compreender melhor a importância da implementação da modelação matemática no ensino, bem como a matemática usada numa folha de cálculo para fazer modelação matemática. Qual é a matemática que está por detrás dos gráficos apresentados pela comunicação social? Como é que são feitos os cálculos para determinar a expressão analítica da melhor função de ajuste ao conjunto de pontos recolhidos pela observação do fenómeno? Como é que é medida essa qualidade de ajuste? Estas são as questões às quais se pretende dar resposta nesta investigação. Atendendo às características das questões formuladas neste estudo, optou-se por uma investigação teórico-prática com possível construção dos modelos linear e exponencial, essencialmente ao alcance dos alunos de matemática do 11º e 12º anos. Os dados trabalhados foram recolhidos através do boletim semanal “Covid- 19: informação” emitido pela Reitoria desta Universidade, durante a segunda vaga desta pandemia na comunidade, e divulgada a todos os elementos da Universidade de Aveiro por correio eletrónico. Os dados foram organizados e tratados numa folha de cálculo. Depois, à medida que é feita a exposição teórica dos modelos, apresenta-se um exemplo prático onde é feita a comparação de alguns modelos criados na folha de cálculo com os mesmos modelos construídos teoricamente, usando conhecimentos de matemática do Ensino Básico e Secundário e do Ensino Superior.
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