Dinâmica e propagação de doenças infeciosas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34211 |
Resumo: | A presente dissertação tem como tema a dinâmica e propagação de doenças infeciosas. Tem o objetivo de compreender melhor a importância da implementação da modelação matemática no ensino, bem como a matemática usada numa folha de cálculo para fazer modelação matemática. Qual é a matemática que está por detrás dos gráficos apresentados pela comunicação social? Como é que são feitos os cálculos para determinar a expressão analítica da melhor função de ajuste ao conjunto de pontos recolhidos pela observação do fenómeno? Como é que é medida essa qualidade de ajuste? Estas são as questões às quais se pretende dar resposta nesta investigação. Atendendo às características das questões formuladas neste estudo, optou-se por uma investigação teórico-prática com possível construção dos modelos linear e exponencial, essencialmente ao alcance dos alunos de matemática do 11º e 12º anos. Os dados trabalhados foram recolhidos através do boletim semanal “Covid- 19: informação” emitido pela Reitoria desta Universidade, durante a segunda vaga desta pandemia na comunidade, e divulgada a todos os elementos da Universidade de Aveiro por correio eletrónico. Os dados foram organizados e tratados numa folha de cálculo. Depois, à medida que é feita a exposição teórica dos modelos, apresenta-se um exemplo prático onde é feita a comparação de alguns modelos criados na folha de cálculo com os mesmos modelos construídos teoricamente, usando conhecimentos de matemática do Ensino Básico e Secundário e do Ensino Superior. |
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Dinâmica e propagação de doenças infeciosasMétodo dos mínimos quadradosCoeficiente de correlaçãoModelação matemáticaFolha de cálculoA presente dissertação tem como tema a dinâmica e propagação de doenças infeciosas. Tem o objetivo de compreender melhor a importância da implementação da modelação matemática no ensino, bem como a matemática usada numa folha de cálculo para fazer modelação matemática. Qual é a matemática que está por detrás dos gráficos apresentados pela comunicação social? Como é que são feitos os cálculos para determinar a expressão analítica da melhor função de ajuste ao conjunto de pontos recolhidos pela observação do fenómeno? Como é que é medida essa qualidade de ajuste? Estas são as questões às quais se pretende dar resposta nesta investigação. Atendendo às características das questões formuladas neste estudo, optou-se por uma investigação teórico-prática com possível construção dos modelos linear e exponencial, essencialmente ao alcance dos alunos de matemática do 11º e 12º anos. Os dados trabalhados foram recolhidos através do boletim semanal “Covid- 19: informação” emitido pela Reitoria desta Universidade, durante a segunda vaga desta pandemia na comunidade, e divulgada a todos os elementos da Universidade de Aveiro por correio eletrónico. Os dados foram organizados e tratados numa folha de cálculo. Depois, à medida que é feita a exposição teórica dos modelos, apresenta-se um exemplo prático onde é feita a comparação de alguns modelos criados na folha de cálculo com os mesmos modelos construídos teoricamente, usando conhecimentos de matemática do Ensino Básico e Secundário e do Ensino Superior.This dissertation has as its theme the dynamics and spread of infectious diseases. It aims to better understand the importance of implementing mathematical modeling in teaching, as well as the mathematics used in a spreadsheet to do mathematical modelling. What is the mathemathics behind the graphics presented by the media? How are calculations made to determine the analytical expression of the best fit function to the set of points collected by observing the phenomenon? How is this quality of fit measured? These are the questions that we intend to answer in our investigation. Given the characteristics of the questions formulated in this study, a theoretical-practical investigation was chosen with the possible construction of linear and exponential models, essentially within the reach of mathematics students in the 11th and 12th grades. The worked data was collected through the weekly bulletin “Covid-19: information” issued by the Rector of University of Aveiro (UA), during the second wave of this pandemic in the community, and disseminated to all elements of UA by email. The data was organized and treated in a spreadsheet. Then, as the theoretical exposition of the models is made, a practical example is presented where some models created in the spreadsheet are compared with the same theoretically constructed models, using knowledge of mathematics from Basic, Secondary and University levels.2022-07-20T08:31:28Z2021-11-15T00:00:00Z2021-11-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34211porDias, António Mendes da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:54Zoai:ria.ua.pt:10773/34211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:31.577229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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