Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.56 |
Resumo: | Foi objectivo da presente investigação estudar a relação entre o burnout, a satisfação com a vida, a depressão e a carga horária em docentes de vários níveis de ensino, numa amostra de 308 professores,123 do sexo masculino e 185 do sexo feminino, com uma média de idades de 41,63 anos (DP=10,12).Foram utilizados: Inventário de Burnout de Maslach (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) e Beck Depression Inventory (Beck, Steer, & Garbin, 1988). Os resultados obtidos mostraram que os docentes com maior carga horária apresentaram mais sintomas de depressão, mas não revelaram relação com o burnout nem com a satisfação com a vida. As mulheres apresentaram valores superiores de burnout, ao nível da despersonalização e de exaustão emocional relativamente aos homens. |
id |
RCAP_aec89430c7cfbe109185318fad7d6b3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/56 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professoresBurnout; Carga horária; Docentes; Depressão; Satisfação com a vidaFoi objectivo da presente investigação estudar a relação entre o burnout, a satisfação com a vida, a depressão e a carga horária em docentes de vários níveis de ensino, numa amostra de 308 professores,123 do sexo masculino e 185 do sexo feminino, com uma média de idades de 41,63 anos (DP=10,12).Foram utilizados: Inventário de Burnout de Maslach (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) e Beck Depression Inventory (Beck, Steer, & Garbin, 1988). Os resultados obtidos mostraram que os docentes com maior carga horária apresentaram mais sintomas de depressão, mas não revelaram relação com o burnout nem com a satisfação com a vida. As mulheres apresentaram valores superiores de burnout, ao nível da despersonalização e de exaustão emocional relativamente aos homens.ISPA - Instituto Universitário2012-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.56https://doi.org/10.14417/ap.56Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 335-344Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 335-3441646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/56http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/56/pdfGomes, Ana Paula RodriguesQuintão, Sónia dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:44Zoai:ojs.localhost:article/56Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:51.499628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores |
title |
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores |
spellingShingle |
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores Gomes, Ana Paula Rodrigues Burnout; Carga horária; Docentes; Depressão; Satisfação com a vida |
title_short |
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores |
title_full |
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores |
title_fullStr |
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores |
title_full_unstemmed |
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores |
title_sort |
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores |
author |
Gomes, Ana Paula Rodrigues |
author_facet |
Gomes, Ana Paula Rodrigues Quintão, Sónia dos Reis |
author_role |
author |
author2 |
Quintão, Sónia dos Reis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Paula Rodrigues Quintão, Sónia dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burnout; Carga horária; Docentes; Depressão; Satisfação com a vida |
topic |
Burnout; Carga horária; Docentes; Depressão; Satisfação com a vida |
description |
Foi objectivo da presente investigação estudar a relação entre o burnout, a satisfação com a vida, a depressão e a carga horária em docentes de vários níveis de ensino, numa amostra de 308 professores,123 do sexo masculino e 185 do sexo feminino, com uma média de idades de 41,63 anos (DP=10,12).Foram utilizados: Inventário de Burnout de Maslach (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) e Beck Depression Inventory (Beck, Steer, & Garbin, 1988). Os resultados obtidos mostraram que os docentes com maior carga horária apresentaram mais sintomas de depressão, mas não revelaram relação com o burnout nem com a satisfação com a vida. As mulheres apresentaram valores superiores de burnout, ao nível da despersonalização e de exaustão emocional relativamente aos homens. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.56 https://doi.org/10.14417/ap.56 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/56 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/56/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 335-344 Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 335-344 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131595326619648 |