Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Paula Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Quintão, Sónia dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.56
Resumo: Foi objectivo da presente investigação estudar a relação entre o burnout, a satisfação com a vida, a depressão e a carga horária em docentes de vários níveis de ensino, numa amostra de 308 professores,123 do sexo masculino e 185 do sexo feminino, com uma média de idades de 41,63 anos (DP=10,12).Foram utilizados: Inventário de Burnout de Maslach (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) e Beck Depression Inventory (Beck, Steer, & Garbin, 1988). Os resultados obtidos mostraram que os docentes com maior carga horária apresentaram mais sintomas de depressão, mas não revelaram relação com o burnout nem com a satisfação com a vida. As mulheres apresentaram valores superiores de burnout, ao nível da despersonalização e de exaustão emocional relativamente aos homens.
id RCAP_aec89430c7cfbe109185318fad7d6b3f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/56
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professoresBurnout; Carga horária; Docentes; Depressão; Satisfação com a vidaFoi objectivo da presente investigação estudar a relação entre o burnout, a satisfação com a vida, a depressão e a carga horária em docentes de vários níveis de ensino, numa amostra de 308 professores,123 do sexo masculino e 185 do sexo feminino, com uma média de idades de 41,63 anos (DP=10,12).Foram utilizados: Inventário de Burnout de Maslach (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) e Beck Depression Inventory (Beck, Steer, & Garbin, 1988). Os resultados obtidos mostraram que os docentes com maior carga horária apresentaram mais sintomas de depressão, mas não revelaram relação com o burnout nem com a satisfação com a vida. As mulheres apresentaram valores superiores de burnout, ao nível da despersonalização e de exaustão emocional relativamente aos homens.ISPA - Instituto Universitário2012-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.56https://doi.org/10.14417/ap.56Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 335-344Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 335-3441646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/56http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/56/pdfGomes, Ana Paula RodriguesQuintão, Sónia dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:44Zoai:ojs.localhost:article/56Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:51.499628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
title Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
spellingShingle Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
Gomes, Ana Paula Rodrigues
Burnout; Carga horária; Docentes; Depressão; Satisfação com a vida
title_short Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
title_full Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
title_fullStr Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
title_full_unstemmed Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
title_sort Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
author Gomes, Ana Paula Rodrigues
author_facet Gomes, Ana Paula Rodrigues
Quintão, Sónia dos Reis
author_role author
author2 Quintão, Sónia dos Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Paula Rodrigues
Quintão, Sónia dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout; Carga horária; Docentes; Depressão; Satisfação com a vida
topic Burnout; Carga horária; Docentes; Depressão; Satisfação com a vida
description Foi objectivo da presente investigação estudar a relação entre o burnout, a satisfação com a vida, a depressão e a carga horária em docentes de vários níveis de ensino, numa amostra de 308 professores,123 do sexo masculino e 185 do sexo feminino, com uma média de idades de 41,63 anos (DP=10,12).Foram utilizados: Inventário de Burnout de Maslach (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) e Beck Depression Inventory (Beck, Steer, & Garbin, 1988). Os resultados obtidos mostraram que os docentes com maior carga horária apresentaram mais sintomas de depressão, mas não revelaram relação com o burnout nem com a satisfação com a vida. As mulheres apresentaram valores superiores de burnout, ao nível da despersonalização e de exaustão emocional relativamente aos homens.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.56
https://doi.org/10.14417/ap.56
url https://doi.org/10.14417/ap.56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/56
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/56/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 335-344
Análise Psicológica; Vol 29, No 2 (2011); 335-344
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131595326619648