A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Mariana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13464
Resumo: O objetivo desta investigação é perceber os hábitos de consumo de vinho e de outras bebidas alcoólicas da Geração Y do Norte de Portugal, bem como a perceção e impacto que a publicidade da indústria do vinho e de outras bebidas alcoólicas tem sobre estes consumidores. A investigação é feita em torno dos dados obtidos num questionário online, de onde se extraiu uma amostra de 327 respostas válidas. O instrumento de pesquisa desenhou-se com base em pesquisas anteriores e de acordo com dados relevantes sobre a temática em questão. Foi ainda validado por um profissional do setor, que conferiu a sua aplicabilidade à realidade do mercado. Os resultados demonstram que a Geração Y apresenta uma frequência de consumo de bebidas alcoólicas moderada, existindo uma ligeira prevalência do vinho enquanto bebida mais consumida, logo seguido da cerveja. A idade é um fator de influência no tipo de bebida mais consumida. O vinho é a bebida predileta para consumir em casa, em casa de amigos, às refeições e com família, traduzindo uma imagem de consumo mais tradicionalista. Por sua vez, a cerveja apresenta-se como a melhor alternativa para consumir com amigos, fora das refeições e em esplanadas, cafés e restaurantes. Já para consumir em bares e discotecas, as bebidas brancas são a opção mais usual para esta geração. Considerando a publicidade a bebidas alcoólicas, o setor do vinho evidencia uma fraca notoriedade para este consumidor, ao contrário do que acontece com o setor da cerveja, onde a Super Bock e a Sagres se apresentam como os players principais na criação e promoção da publicidade mais impactante e interessante. Conclui-se que esta é uma geração fundamental para o crescimento do setor dos vinhos, sendo por isso fundamental ir ao encontro das suas necessidades e expectativas.
id RCAP_aec9562faf3e507b36377cdd6f2fa329
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicasGeração YComportamento do consumoPublicidadeVinhoBebidas alcoólicasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objetivo desta investigação é perceber os hábitos de consumo de vinho e de outras bebidas alcoólicas da Geração Y do Norte de Portugal, bem como a perceção e impacto que a publicidade da indústria do vinho e de outras bebidas alcoólicas tem sobre estes consumidores. A investigação é feita em torno dos dados obtidos num questionário online, de onde se extraiu uma amostra de 327 respostas válidas. O instrumento de pesquisa desenhou-se com base em pesquisas anteriores e de acordo com dados relevantes sobre a temática em questão. Foi ainda validado por um profissional do setor, que conferiu a sua aplicabilidade à realidade do mercado. Os resultados demonstram que a Geração Y apresenta uma frequência de consumo de bebidas alcoólicas moderada, existindo uma ligeira prevalência do vinho enquanto bebida mais consumida, logo seguido da cerveja. A idade é um fator de influência no tipo de bebida mais consumida. O vinho é a bebida predileta para consumir em casa, em casa de amigos, às refeições e com família, traduzindo uma imagem de consumo mais tradicionalista. Por sua vez, a cerveja apresenta-se como a melhor alternativa para consumir com amigos, fora das refeições e em esplanadas, cafés e restaurantes. Já para consumir em bares e discotecas, as bebidas brancas são a opção mais usual para esta geração. Considerando a publicidade a bebidas alcoólicas, o setor do vinho evidencia uma fraca notoriedade para este consumidor, ao contrário do que acontece com o setor da cerveja, onde a Super Bock e a Sagres se apresentam como os players principais na criação e promoção da publicidade mais impactante e interessante. Conclui-se que esta é uma geração fundamental para o crescimento do setor dos vinhos, sendo por isso fundamental ir ao encontro das suas necessidades e expectativas.Queiroga, Ana PaulaRepositório ComumTeles, Mariana2016-05-03T11:32:40Z2015-09-07T00:00:00Z2015-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13464201141230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:57.041649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicas
title A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicas
spellingShingle A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicas
Teles, Mariana
Geração Y
Comportamento do consumo
Publicidade
Vinho
Bebidas alcoólicas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicas
title_full A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicas
title_fullStr A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicas
title_full_unstemmed A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicas
title_sort A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicas
author Teles, Mariana
author_facet Teles, Mariana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroga, Ana Paula
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Y
Comportamento do consumo
Publicidade
Vinho
Bebidas alcoólicas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Geração Y
Comportamento do consumo
Publicidade
Vinho
Bebidas alcoólicas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O objetivo desta investigação é perceber os hábitos de consumo de vinho e de outras bebidas alcoólicas da Geração Y do Norte de Portugal, bem como a perceção e impacto que a publicidade da indústria do vinho e de outras bebidas alcoólicas tem sobre estes consumidores. A investigação é feita em torno dos dados obtidos num questionário online, de onde se extraiu uma amostra de 327 respostas válidas. O instrumento de pesquisa desenhou-se com base em pesquisas anteriores e de acordo com dados relevantes sobre a temática em questão. Foi ainda validado por um profissional do setor, que conferiu a sua aplicabilidade à realidade do mercado. Os resultados demonstram que a Geração Y apresenta uma frequência de consumo de bebidas alcoólicas moderada, existindo uma ligeira prevalência do vinho enquanto bebida mais consumida, logo seguido da cerveja. A idade é um fator de influência no tipo de bebida mais consumida. O vinho é a bebida predileta para consumir em casa, em casa de amigos, às refeições e com família, traduzindo uma imagem de consumo mais tradicionalista. Por sua vez, a cerveja apresenta-se como a melhor alternativa para consumir com amigos, fora das refeições e em esplanadas, cafés e restaurantes. Já para consumir em bares e discotecas, as bebidas brancas são a opção mais usual para esta geração. Considerando a publicidade a bebidas alcoólicas, o setor do vinho evidencia uma fraca notoriedade para este consumidor, ao contrário do que acontece com o setor da cerveja, onde a Super Bock e a Sagres se apresentam como os players principais na criação e promoção da publicidade mais impactante e interessante. Conclui-se que esta é uma geração fundamental para o crescimento do setor dos vinhos, sendo por isso fundamental ir ao encontro das suas necessidades e expectativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-07T00:00:00Z
2015-09-07T00:00:00Z
2016-05-03T11:32:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13464
201141230
url http://hdl.handle.net/10400.26/13464
identifier_str_mv 201141230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130005829058560