Do articulado da lei à realidade percecionada pelos professores sobre a avaliação do desempenho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Filipa Felício Henriques da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24384
Resumo: A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) é uma prática comum à maioria dos países europeus. Os professores portugueses, em 2007, receberam o novo modelo com resistência. O atual sistema de ADD continua a ser motivo de discórdia entre os professores e o Ministério da Educação. Nesse contexto, pretendeu-se saber se o articulado da lei, sobre a ADD, correspondia à realidade que os professores percecionam. Tendo em vista esse objetivo, recorreu-se à aplicação de um inquérito por questionário, a todos os agrupamentos de Portugal Continental, com um total de 5852 respondentes. Este estudo de caso, com contornos de investigação-ação, foi analisado estatisticamente através da metodologia quantitativa, com recurso à estatística inferencial. Os resultados revelaram que há divergência entre os fundamentos da ADD, estabelecidos no Decreto Regulamentar n.º 26/2012 e o que é percecionado pelos professores. Posteriormente, foi delineado um plano de ação, com o objetivo de dar resposta a uma das questões que obteve grande discordância, por parte dos respondentes.
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