Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacalhau, Ana Luísa Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3604
Resumo: Nesta tese serão abordadas questões associadas às delicadas relações entre as componentes intelectual e corporal da escolaridade e da formação das crianças pré-escolares. Partindo de conceitos retirados das propostas de diversos autores relativos à relação corpo / mente, em particular as componentes do Triângulo Psicossomático, são estabelecidas relações com a noção de Identificação Projectiva. Partindo destes conceitos, e no sentido de explorar as relações criadas nas aulas de Movimento / Dança entre alunos e professora, são apresentadas duas entrevistas feitas a duas famílias (pais e crianças). A análise das mesmas permite perceber a perspectiva dos participantes sobre a importância do trabalho de Movimento, sobretudo nestas idades, e de como este se pode repercutir favoravelmente no desenvolvimento global das crianças.
id RCAP_aee9c95048474e0c2633b811567d0da2
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3604
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolarTriângulo psicossomáticoIdentificação projectivaMovimento/dançaPsychosomatic triangleProjective identificationMovement / danceNesta tese serão abordadas questões associadas às delicadas relações entre as componentes intelectual e corporal da escolaridade e da formação das crianças pré-escolares. Partindo de conceitos retirados das propostas de diversos autores relativos à relação corpo / mente, em particular as componentes do Triângulo Psicossomático, são estabelecidas relações com a noção de Identificação Projectiva. Partindo destes conceitos, e no sentido de explorar as relações criadas nas aulas de Movimento / Dança entre alunos e professora, são apresentadas duas entrevistas feitas a duas famílias (pais e crianças). A análise das mesmas permite perceber a perspectiva dos participantes sobre a importância do trabalho de Movimento, sobretudo nestas idades, e de como este se pode repercutir favoravelmente no desenvolvimento global das crianças.ABSTRACT: This thesis will address issues associated with the delicate relations between the intellectual and body components of education and training for preschool children. Based on concepts drawn from the proposals of several authors concerning the body / mind, in particular the components of the Psychosomatic Triangle, relations are established with the notion of Projective Identification. Based on these concepts, and in order to explore the relationships created in the Movement / Dance classes between students and teacher, two interviews were done with two families (parents and children). The analysis allow us to see the perspective of the participants on the importance of the Movement classes, especially at this age, and how it can impact positively on the overall development of children.Gonzalez, António José César de AlmeidaRepositório do ISPABacalhau, Ana Luísa Lopes2015-04-23T09:17:19Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-21T02:15:55Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:29.704470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
title Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
Bacalhau, Ana Luísa Lopes
Triângulo psicossomático
Identificação projectiva
Movimento/dança
Psychosomatic triangle
Projective identification
Movement / dance
title_short Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
title_full Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
title_sort Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
author Bacalhau, Ana Luísa Lopes
author_facet Bacalhau, Ana Luísa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzalez, António José César de Almeida
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacalhau, Ana Luísa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Triângulo psicossomático
Identificação projectiva
Movimento/dança
Psychosomatic triangle
Projective identification
Movement / dance
topic Triângulo psicossomático
Identificação projectiva
Movimento/dança
Psychosomatic triangle
Projective identification
Movement / dance
description Nesta tese serão abordadas questões associadas às delicadas relações entre as componentes intelectual e corporal da escolaridade e da formação das crianças pré-escolares. Partindo de conceitos retirados das propostas de diversos autores relativos à relação corpo / mente, em particular as componentes do Triângulo Psicossomático, são estabelecidas relações com a noção de Identificação Projectiva. Partindo destes conceitos, e no sentido de explorar as relações criadas nas aulas de Movimento / Dança entre alunos e professora, são apresentadas duas entrevistas feitas a duas famílias (pais e crianças). A análise das mesmas permite perceber a perspectiva dos participantes sobre a importância do trabalho de Movimento, sobretudo nestas idades, e de como este se pode repercutir favoravelmente no desenvolvimento global das crianças.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-04-23T09:17:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3604
url http://hdl.handle.net/10400.12/3604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130076267151360