Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3604 |
Resumo: | Nesta tese serão abordadas questões associadas às delicadas relações entre as componentes intelectual e corporal da escolaridade e da formação das crianças pré-escolares. Partindo de conceitos retirados das propostas de diversos autores relativos à relação corpo / mente, em particular as componentes do Triângulo Psicossomático, são estabelecidas relações com a noção de Identificação Projectiva. Partindo destes conceitos, e no sentido de explorar as relações criadas nas aulas de Movimento / Dança entre alunos e professora, são apresentadas duas entrevistas feitas a duas famílias (pais e crianças). A análise das mesmas permite perceber a perspectiva dos participantes sobre a importância do trabalho de Movimento, sobretudo nestas idades, e de como este se pode repercutir favoravelmente no desenvolvimento global das crianças. |
id |
RCAP_aee9c95048474e0c2633b811567d0da2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3604 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolarTriângulo psicossomáticoIdentificação projectivaMovimento/dançaPsychosomatic triangleProjective identificationMovement / danceNesta tese serão abordadas questões associadas às delicadas relações entre as componentes intelectual e corporal da escolaridade e da formação das crianças pré-escolares. Partindo de conceitos retirados das propostas de diversos autores relativos à relação corpo / mente, em particular as componentes do Triângulo Psicossomático, são estabelecidas relações com a noção de Identificação Projectiva. Partindo destes conceitos, e no sentido de explorar as relações criadas nas aulas de Movimento / Dança entre alunos e professora, são apresentadas duas entrevistas feitas a duas famílias (pais e crianças). A análise das mesmas permite perceber a perspectiva dos participantes sobre a importância do trabalho de Movimento, sobretudo nestas idades, e de como este se pode repercutir favoravelmente no desenvolvimento global das crianças.ABSTRACT: This thesis will address issues associated with the delicate relations between the intellectual and body components of education and training for preschool children. Based on concepts drawn from the proposals of several authors concerning the body / mind, in particular the components of the Psychosomatic Triangle, relations are established with the notion of Projective Identification. Based on these concepts, and in order to explore the relationships created in the Movement / Dance classes between students and teacher, two interviews were done with two families (parents and children). The analysis allow us to see the perspective of the participants on the importance of the Movement classes, especially at this age, and how it can impact positively on the overall development of children.Gonzalez, António José César de AlmeidaRepositório do ISPABacalhau, Ana Luísa Lopes2015-04-23T09:17:19Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-21T02:15:55Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:29.704470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar |
title |
Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar Bacalhau, Ana Luísa Lopes Triângulo psicossomático Identificação projectiva Movimento/dança Psychosomatic triangle Projective identification Movement / dance |
title_short |
Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar |
title_full |
Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar |
author |
Bacalhau, Ana Luísa Lopes |
author_facet |
Bacalhau, Ana Luísa Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonzalez, António José César de Almeida Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bacalhau, Ana Luísa Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Triângulo psicossomático Identificação projectiva Movimento/dança Psychosomatic triangle Projective identification Movement / dance |
topic |
Triângulo psicossomático Identificação projectiva Movimento/dança Psychosomatic triangle Projective identification Movement / dance |
description |
Nesta tese serão abordadas questões associadas às delicadas relações entre as componentes intelectual e corporal da escolaridade e da formação das crianças pré-escolares. Partindo de conceitos retirados das propostas de diversos autores relativos à relação corpo / mente, em particular as componentes do Triângulo Psicossomático, são estabelecidas relações com a noção de Identificação Projectiva. Partindo destes conceitos, e no sentido de explorar as relações criadas nas aulas de Movimento / Dança entre alunos e professora, são apresentadas duas entrevistas feitas a duas famílias (pais e crianças). A análise das mesmas permite perceber a perspectiva dos participantes sobre a importância do trabalho de Movimento, sobretudo nestas idades, e de como este se pode repercutir favoravelmente no desenvolvimento global das crianças. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-04-23T09:17:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3604 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130076267151360 |