Coerência entre o discurso e a prática dos professores na adoção das metodologias de ensino dos esportes coletivos utilizadas nas aulas de iniciação esportiva na Cidade de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6465 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é verificar a coerência entre o discurso e a prática dos professores na adoção das metodologias de ensino dos esportes coletivos utilizadas nas aulas de iniciação esportiva na cidade de Fortaleza. O estudo caracteriza-se como descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas e uma ficha de observação. A amostra foi composta por 22 professores que atuam no ensino dos esportes – iniciação esportiva no segmento educacional, sendo a maioria graduados (59,1%) e formados entre 5 meses a 370 meses, o que demonstrou a heterogeneidade da amostra. Dos profissionais investigados, 50% realizam sua formação continuada em cursos de pequena ou longa duração no intervalo entre 1 a 2 anos.Com relação à prevalência de utilização dos métodos de ensino, observou-se que 10 profissionais da amostra (45%) sempre utilizam o método global, enquanto 40,9% às vezes utilizam o método parcial e 50% da amostra sempre utiliza o método da demonstração em suas aulas. Em relação ao método da resolução de problemas, 36,4% quase sempre utilizam e 22,7% sempre utilizam, já o método misto é utilizado às vezes por 36,4% da amostra. Na sua formação acadêmica, 36,4% foram submetidos a uma metodologia baseada em aulas centradas no ensino das diversas possibilidades metodológicas de ensino dos esportes, enquanto 36,4% em aulas centradas somente no ensino da tática e dos sistemas de jogo. Dos 22 professores investigados, 13 se disseram inovador ou inovador com resquícios tradicionais, enquanto 8 se disseram tradicional com resquícios inovadores. No aspecto geral, não houve coerência entre o discurso do professor e sua prática profissional na maioria dos critérios analisados, principalmente no que diz respeito à organização da estrutura de suas aulas. A formação inicial (graduação), assim como a formação continuada (cursos, camping, clínicas, etc.), não alterou ou contribuiu para modificar a prática profissional dos professores. |
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