The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Beatriz Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15060
Resumo: Tendo vindo de um percurso, passando até por uma licenciatura, focado na técnica do violino dito “moderno”, ao chegar a um curso de Música Antiga fui confrontada com todo o conhecimento e contexto histórico que precisava rapidamente de absorver e compreender para continuar este novo percurso na aprendizagem daquilo que é o violino barroco. Assim, da mesma forma que nos indicam os livros de referência para a construção da técnica moderna (livro de escalas de Johann Hrimaly da edição Peters, livros de estudos de Kreutzer e Dont), houve um livro que me foi indicado assim que tive o meu primeiro contacto com a técnica barroca: The Art of Playing on the Violin, da autoria de Francesco Geminiani, datado de 1751. O livro em si deixou-me intrigada: para além de conter os exercícios técnicos (equiparáveis aos livros de escalas), continha também composições com acompanhamento de baixo (equiparáveis aos estudos, mas mais elaborados harmonicamente), para além de uma introdução escrita breve, mas bastante completa. Ao ver esta obra de uma ponta à outra, questionei-me qual o critério de organização dos exemplos (essempios) e composições (composiziones) da mesma, e quais as diferenças notáveis para quem já tem um historial na técnica violinística moderna, e como ajuda esta obra a construir a “nova” técnica. Tendo em conta o tema do meu trabalho centrado no tratado The Art of Playing on the Violin da autoria de Francesco Geminiani, gostaria de poder demonstrar no meu recital final a relação dos exemplos com as composições que aqui se encontram reunidas. Não sugiro tocar os exemplos por completo, mas tocar excertos para relacionar com algumas composições em específico/à minha escolha. Assim, proponho-me a fazer uma tradução para português desta obra de referência, assim como colocar os respectivos exemplos logo após as suas explicações com alguns comentários da minha parte para melhor compreensão dos mesmos do ponto de vista de um violinista ainda pouco familiarizado com o violino barroco e seu reportório específico. Ainda mais proponho uma reorganização do mesmo ao colocar também as suas poucas composições distribuídas junto dos exemplos que mais as beneficiam e complementam. Farei ainda uma análise comentada de cada um dos exemplos e composições do ponto de vista de um violinista, principalmente em relação a dedilhações e arcadas em exemplos que correspondem a escalas um pouco diferentes do habitual para um violinista moderno.
id RCAP_af0f297321751fe0a7dcee4688d0bbfb
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obraViolinoTécnica chin-offViolino barrocoTécnica modernaTratadoArt of playing on the violinGeminianiTécnica da mão esquerdaComposiçãoTécnica do arcoReportórioTendo vindo de um percurso, passando até por uma licenciatura, focado na técnica do violino dito “moderno”, ao chegar a um curso de Música Antiga fui confrontada com todo o conhecimento e contexto histórico que precisava rapidamente de absorver e compreender para continuar este novo percurso na aprendizagem daquilo que é o violino barroco. Assim, da mesma forma que nos indicam os livros de referência para a construção da técnica moderna (livro de escalas de Johann Hrimaly da edição Peters, livros de estudos de Kreutzer e Dont), houve um livro que me foi indicado assim que tive o meu primeiro contacto com a técnica barroca: The Art of Playing on the Violin, da autoria de Francesco Geminiani, datado de 1751. O livro em si deixou-me intrigada: para além de conter os exercícios técnicos (equiparáveis aos livros de escalas), continha também composições com acompanhamento de baixo (equiparáveis aos estudos, mas mais elaborados harmonicamente), para além de uma introdução escrita breve, mas bastante completa. Ao ver esta obra de uma ponta à outra, questionei-me qual o critério de organização dos exemplos (essempios) e composições (composiziones) da mesma, e quais as diferenças notáveis para quem já tem um historial na técnica violinística moderna, e como ajuda esta obra a construir a “nova” técnica. Tendo em conta o tema do meu trabalho centrado no tratado The Art of Playing on the Violin da autoria de Francesco Geminiani, gostaria de poder demonstrar no meu recital final a relação dos exemplos com as composições que aqui se encontram reunidas. Não sugiro tocar os exemplos por completo, mas tocar excertos para relacionar com algumas composições em específico/à minha escolha. Assim, proponho-me a fazer uma tradução para português desta obra de referência, assim como colocar os respectivos exemplos logo após as suas explicações com alguns comentários da minha parte para melhor compreensão dos mesmos do ponto de vista de um violinista ainda pouco familiarizado com o violino barroco e seu reportório específico. Ainda mais proponho uma reorganização do mesmo ao colocar também as suas poucas composições distribuídas junto dos exemplos que mais as beneficiam e complementam. Farei ainda uma análise comentada de cada um dos exemplos e composições do ponto de vista de um violinista, principalmente em relação a dedilhações e arcadas em exemplos que correspondem a escalas um pouco diferentes do habitual para um violinista moderno.Silva, Pedro Alexandre Sousa eRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarneiro, Beatriz Moreira2019-12-06T14:30:53Z2019-11-182019-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15060TID:202319440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:37.204424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra
title The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra
spellingShingle The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra
Carneiro, Beatriz Moreira
Violino
Técnica chin-off
Violino barroco
Técnica moderna
Tratado
Art of playing on the violin
Geminiani
Técnica da mão esquerda
Composição
Técnica do arco
Reportório
title_short The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra
title_full The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra
title_fullStr The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra
title_full_unstemmed The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra
title_sort The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra
author Carneiro, Beatriz Moreira
author_facet Carneiro, Beatriz Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Pedro Alexandre Sousa e
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Beatriz Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Violino
Técnica chin-off
Violino barroco
Técnica moderna
Tratado
Art of playing on the violin
Geminiani
Técnica da mão esquerda
Composição
Técnica do arco
Reportório
topic Violino
Técnica chin-off
Violino barroco
Técnica moderna
Tratado
Art of playing on the violin
Geminiani
Técnica da mão esquerda
Composição
Técnica do arco
Reportório
description Tendo vindo de um percurso, passando até por uma licenciatura, focado na técnica do violino dito “moderno”, ao chegar a um curso de Música Antiga fui confrontada com todo o conhecimento e contexto histórico que precisava rapidamente de absorver e compreender para continuar este novo percurso na aprendizagem daquilo que é o violino barroco. Assim, da mesma forma que nos indicam os livros de referência para a construção da técnica moderna (livro de escalas de Johann Hrimaly da edição Peters, livros de estudos de Kreutzer e Dont), houve um livro que me foi indicado assim que tive o meu primeiro contacto com a técnica barroca: The Art of Playing on the Violin, da autoria de Francesco Geminiani, datado de 1751. O livro em si deixou-me intrigada: para além de conter os exercícios técnicos (equiparáveis aos livros de escalas), continha também composições com acompanhamento de baixo (equiparáveis aos estudos, mas mais elaborados harmonicamente), para além de uma introdução escrita breve, mas bastante completa. Ao ver esta obra de uma ponta à outra, questionei-me qual o critério de organização dos exemplos (essempios) e composições (composiziones) da mesma, e quais as diferenças notáveis para quem já tem um historial na técnica violinística moderna, e como ajuda esta obra a construir a “nova” técnica. Tendo em conta o tema do meu trabalho centrado no tratado The Art of Playing on the Violin da autoria de Francesco Geminiani, gostaria de poder demonstrar no meu recital final a relação dos exemplos com as composições que aqui se encontram reunidas. Não sugiro tocar os exemplos por completo, mas tocar excertos para relacionar com algumas composições em específico/à minha escolha. Assim, proponho-me a fazer uma tradução para português desta obra de referência, assim como colocar os respectivos exemplos logo após as suas explicações com alguns comentários da minha parte para melhor compreensão dos mesmos do ponto de vista de um violinista ainda pouco familiarizado com o violino barroco e seu reportório específico. Ainda mais proponho uma reorganização do mesmo ao colocar também as suas poucas composições distribuídas junto dos exemplos que mais as beneficiam e complementam. Farei ainda uma análise comentada de cada um dos exemplos e composições do ponto de vista de um violinista, principalmente em relação a dedilhações e arcadas em exemplos que correspondem a escalas um pouco diferentes do habitual para um violinista moderno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T14:30:53Z
2019-11-18
2019-11-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15060
TID:202319440
url http://hdl.handle.net/10400.22/15060
identifier_str_mv TID:202319440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474959532032