Projeto YEL-Young Energy Leaders
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10406 |
Resumo: | Face aos elevados consumos de energia, falar sobre eficiência energética é cada vez mais importante. Mas será que docentes e alunos, ainda que do ensino secundário, sabem o que significa eficiência energética? E o que se entende por energia? As causas das alterações climáticas e como se pode contribuir para a eficiência energética na comunidade escolar? O estudo em causa procura dar resposta, através da experiência na materialização de dois anos de um projeto educativo, ao modo como se pode transmitir as temáticas referidas, divulgar, comunicar e aplicar as boas práticas no âmbito da eficiência energética inerente ao contexto educativo. A presente dissertação, com base no referido estudo, sobre a eficiência energética nas escolas, tem como principal objetivo analisar e esclarecer os conceitos de eficiência energética segundo as orientações nacionais e europeias estabelecidas. Este estudo foca-se na alteração de hábitos de consumo, no que ao consumo de energia diz respeito, em ambiente escolar. Tendo como objetivo uma utilização racional da energia elétrica, consequente redução da respetiva fatura e consciencialização da sua necessidade global. O desenvolvimento do projeto assenta num princípio base: a significância da ação fundamentada por uma informação credível e rigorosa. A pedagogia aplicada ao projeto procura refletir a necessidade do ato de informar para atuar. Uma ação de mobilização, baseada na atuação coletiva dos alunos (organizados em equipas), orientados pelos seus docentes para cumprir uma série de missões, com abrangência dentro e fora da escola. Uma ação baseada no que se chama de pedagogia da responsabilidade. (Young, 2009). O projeto YEL-Young Energy Leaders, que esteve na base deste relatório, teve como promotor a RNAE, rede nacional de agências de energia, contando assim com a participação e acompanhamento das mesmas. O YEL, implementou, monitorizou, divulgou e avaliou um projetos educativo, resultado de um trabalho coletivo coordenado por uma equipa técnica multidisciplinar e com diferentes experiências no contexto do sistema educativo e formativo. O Projeto, com objetivo de promover a sensibilização nas temáticas Eficiência Energética e Alterações Climáticas, foi destinado aos alunos do ensino secundário, das escolas do território nacional. |
id |
RCAP_af144cea7fa9b96d0ffb8121f241a1e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10406 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto YEL-Young Energy LeadersAlterações climáticasSustentabilidadeEficiência energéticaEnergiaConsumos energéticosEscolaAlterações climáticasPegada ecológicaClimate changeSustainabilityEnergy efficiencyEnergyEnergy consumptionSchoolClimate changeEcological footprintFace aos elevados consumos de energia, falar sobre eficiência energética é cada vez mais importante. Mas será que docentes e alunos, ainda que do ensino secundário, sabem o que significa eficiência energética? E o que se entende por energia? As causas das alterações climáticas e como se pode contribuir para a eficiência energética na comunidade escolar? O estudo em causa procura dar resposta, através da experiência na materialização de dois anos de um projeto educativo, ao modo como se pode transmitir as temáticas referidas, divulgar, comunicar e aplicar as boas práticas no âmbito da eficiência energética inerente ao contexto educativo. A presente dissertação, com base no referido estudo, sobre a eficiência energética nas escolas, tem como principal objetivo analisar e esclarecer os conceitos de eficiência energética segundo as orientações nacionais e europeias estabelecidas. Este estudo foca-se na alteração de hábitos de consumo, no que ao consumo de energia diz respeito, em ambiente escolar. Tendo como objetivo uma utilização racional da energia elétrica, consequente redução da respetiva fatura e consciencialização da sua necessidade global. O desenvolvimento do projeto assenta num princípio base: a significância da ação fundamentada por uma informação credível e rigorosa. A pedagogia aplicada ao projeto procura refletir a necessidade do ato de informar para atuar. Uma ação de mobilização, baseada na atuação coletiva dos alunos (organizados em equipas), orientados pelos seus docentes para cumprir uma série de missões, com abrangência dentro e fora da escola. Uma ação baseada no que se chama de pedagogia da responsabilidade. (Young, 2009). O projeto YEL-Young Energy Leaders, que esteve na base deste relatório, teve como promotor a RNAE, rede nacional de agências de energia, contando assim com a participação e acompanhamento das mesmas. O YEL, implementou, monitorizou, divulgou e avaliou um projetos educativo, resultado de um trabalho coletivo coordenado por uma equipa técnica multidisciplinar e com diferentes experiências no contexto do sistema educativo e formativo. O Projeto, com objetivo de promover a sensibilização nas temáticas Eficiência Energética e Alterações Climáticas, foi destinado aos alunos do ensino secundário, das escolas do território nacional.Given the high energy consumption, talk about energy efficiency is increasingly important. But is that teachers and students, even in high school, know what it means energy efficiency? And what is meant by power? The causes of climate change and how it can contribute to energy efficiency in the school community? The study in question seeks to address, through experience in the materialization of two years of an educational project, the way it can transmit these issues, disseminate, communicate and apply the best practices in energy efficiency inherent in the educational context. This dissertation, based on the study about energy efficiency in schools, aims to analyze and clarify the concepts of energy efficiency in accordance with national and European guidelines established. This study focuses on the change in consumption habits, as energy consumption is concerned, in the school environment. Aiming rational use of energy, thus reducing the respective invoice and awareness of their overall need. The development project is based on a basic principle: the significance of the action supported by a credible and accurate information. The pedagogy applied to the project seeks to reflect the need to inform or report to act. An action of mobilization, based on the collective performance of the students (organized in teams), guided by their teachers to meet a series of missions, with coverage inside and outside the school. An action based on what is called the pedagogic responsibility (Young, 2009). The YEL-Young Energy Leaders project, which was the basis of this report was promoted by RNAE, network energy agencies, thus counting with their participation and monitoring. The YEL, implemented, monitored, reported and evaluated an educational project, the result of a collective work coordinated by a multidisciplinary technical team and with different experiences in the context of the education and training system. The project in order to promote awareness in the thematic Energy Efficiency and Climate Change, was aimed to high school students, involving high schools all over the country.Brandão, Roque Filipe MesquitaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCalvão, Margarida Filomena Paçó2018-11-22T01:30:13Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10406TID:201744708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:49.410826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto YEL-Young Energy Leaders |
title |
Projeto YEL-Young Energy Leaders |
spellingShingle |
Projeto YEL-Young Energy Leaders Calvão, Margarida Filomena Paçó Alterações climáticas Sustentabilidade Eficiência energética Energia Consumos energéticos Escola Alterações climáticas Pegada ecológica Climate change Sustainability Energy efficiency Energy Energy consumption School Climate change Ecological footprint |
title_short |
Projeto YEL-Young Energy Leaders |
title_full |
Projeto YEL-Young Energy Leaders |
title_fullStr |
Projeto YEL-Young Energy Leaders |
title_full_unstemmed |
Projeto YEL-Young Energy Leaders |
title_sort |
Projeto YEL-Young Energy Leaders |
author |
Calvão, Margarida Filomena Paçó |
author_facet |
Calvão, Margarida Filomena Paçó |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Roque Filipe Mesquita Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calvão, Margarida Filomena Paçó |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alterações climáticas Sustentabilidade Eficiência energética Energia Consumos energéticos Escola Alterações climáticas Pegada ecológica Climate change Sustainability Energy efficiency Energy Energy consumption School Climate change Ecological footprint |
topic |
Alterações climáticas Sustentabilidade Eficiência energética Energia Consumos energéticos Escola Alterações climáticas Pegada ecológica Climate change Sustainability Energy efficiency Energy Energy consumption School Climate change Ecological footprint |
description |
Face aos elevados consumos de energia, falar sobre eficiência energética é cada vez mais importante. Mas será que docentes e alunos, ainda que do ensino secundário, sabem o que significa eficiência energética? E o que se entende por energia? As causas das alterações climáticas e como se pode contribuir para a eficiência energética na comunidade escolar? O estudo em causa procura dar resposta, através da experiência na materialização de dois anos de um projeto educativo, ao modo como se pode transmitir as temáticas referidas, divulgar, comunicar e aplicar as boas práticas no âmbito da eficiência energética inerente ao contexto educativo. A presente dissertação, com base no referido estudo, sobre a eficiência energética nas escolas, tem como principal objetivo analisar e esclarecer os conceitos de eficiência energética segundo as orientações nacionais e europeias estabelecidas. Este estudo foca-se na alteração de hábitos de consumo, no que ao consumo de energia diz respeito, em ambiente escolar. Tendo como objetivo uma utilização racional da energia elétrica, consequente redução da respetiva fatura e consciencialização da sua necessidade global. O desenvolvimento do projeto assenta num princípio base: a significância da ação fundamentada por uma informação credível e rigorosa. A pedagogia aplicada ao projeto procura refletir a necessidade do ato de informar para atuar. Uma ação de mobilização, baseada na atuação coletiva dos alunos (organizados em equipas), orientados pelos seus docentes para cumprir uma série de missões, com abrangência dentro e fora da escola. Uma ação baseada no que se chama de pedagogia da responsabilidade. (Young, 2009). O projeto YEL-Young Energy Leaders, que esteve na base deste relatório, teve como promotor a RNAE, rede nacional de agências de energia, contando assim com a participação e acompanhamento das mesmas. O YEL, implementou, monitorizou, divulgou e avaliou um projetos educativo, resultado de um trabalho coletivo coordenado por uma equipa técnica multidisciplinar e com diferentes experiências no contexto do sistema educativo e formativo. O Projeto, com objetivo de promover a sensibilização nas temáticas Eficiência Energética e Alterações Climáticas, foi destinado aos alunos do ensino secundário, das escolas do território nacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-11-22T01:30:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10406 TID:201744708 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10406 |
identifier_str_mv |
TID:201744708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131403589255168 |