Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22025 |
Resumo: | A gradual generalização da utilização da eletricidade nos espaços urbanos, verificada a partir da década de 1880, foi favorecida pelas ideias urbanísticas que marcaram a época e que se traduziram por uma maior preocupação com a organização espacial das cidades, com criação e modernização das redes de abastecimento de água ou de esgotos, com a iluminação do espaço público e com o estabelecimento de parques e jardins, medidas que procuravam garantir a segurança e o bem-estar das populações ao mesmo tempo que permitiam pôr em prática as ideias higienistas que conheciam uma difusão cada vez maior. A introdução da eletricidade na iluminação das cidades e nos transportes urbanos, tal como a implantação de outras infraestruturas urbanas, exigiu soluções técnicas, por vezes complexas, que obrigaram a recorrer à engenharia e à transferência de tecnologia. Por outro lado, a utilização da eletricidade nas cidades permitiu uma utilização mais intensa do espaço público, iluminado a luz elétrica durante a noite, e, graças às novas facilidades de transporte possibilitadas pela utilização dos “carros elétricos”, um alargamento do espaço urbano para as suas zonas marginais. Neste texto procura-se analisar: a difusão de conhecimentos científicos e técnicos; a transferência da tecnologia na criação das redes elétricas de iluminação e transporte das cidades de Lisboa e Porto; a ação que tiveram os engenheiros na transferência de tecnologia e no estabelecimento dessas redes; a forma como a introdução da eletricidade na iluminação e transporte alterou a vida e o espaço dessas duas cidades.******************* The gradual generalization of the usage of electricity in urban spaces, that can be verified from the 1880s onwards, was facilitated by the urbanistic ideas of those times, characterized by a greater concern with the spatial organization of the cities, the creation and modernization of networks of water supply or sewerage, the lighting of public spaces and the creation of parks and gardens, measures that aimed to ensure the security and well-being of local populations while allowing to implement the ideas about hygiene that were then widespread. The introduction of electricity in the illumination of cities and in public transportation, as well as the implantation of other urban infra-structures, demanded technical solutions, sometimes quite complex, which compelled to resort to engineering and to the transfer of technologies. On the other hand, the use of electricity in the cities allowed for a more intense usage of public spaces, illuminated by electric light during the night and, thanks to the new facilities in transportation made possible by the use of tramways to an enlargement of the urban space towards its more marginal zones. In this text we aim to analyse: the transfer of technology in the creation of electrical networks of illumination and transportation in the cities of Lisbon and Oporto; the role played by engineers in the transfer of technology and in the establishment of these networks; the ways in which the introduction of electricity in the illumination and transportation altered the life and the space in these two cities. |
id |
RCAP_af16985c547d244ac9c9a485f206606f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/22025 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926ElectricidadeRedes urbanasHistória da TecnologiaHistória da EngenhariaDifusão de conhecimentos técnicosTransfer~encia de tecnologiaA gradual generalização da utilização da eletricidade nos espaços urbanos, verificada a partir da década de 1880, foi favorecida pelas ideias urbanísticas que marcaram a época e que se traduziram por uma maior preocupação com a organização espacial das cidades, com criação e modernização das redes de abastecimento de água ou de esgotos, com a iluminação do espaço público e com o estabelecimento de parques e jardins, medidas que procuravam garantir a segurança e o bem-estar das populações ao mesmo tempo que permitiam pôr em prática as ideias higienistas que conheciam uma difusão cada vez maior. A introdução da eletricidade na iluminação das cidades e nos transportes urbanos, tal como a implantação de outras infraestruturas urbanas, exigiu soluções técnicas, por vezes complexas, que obrigaram a recorrer à engenharia e à transferência de tecnologia. Por outro lado, a utilização da eletricidade nas cidades permitiu uma utilização mais intensa do espaço público, iluminado a luz elétrica durante a noite, e, graças às novas facilidades de transporte possibilitadas pela utilização dos “carros elétricos”, um alargamento do espaço urbano para as suas zonas marginais. Neste texto procura-se analisar: a difusão de conhecimentos científicos e técnicos; a transferência da tecnologia na criação das redes elétricas de iluminação e transporte das cidades de Lisboa e Porto; a ação que tiveram os engenheiros na transferência de tecnologia e no estabelecimento dessas redes; a forma como a introdução da eletricidade na iluminação e transporte alterou a vida e o espaço dessas duas cidades.******************* The gradual generalization of the usage of electricity in urban spaces, that can be verified from the 1880s onwards, was facilitated by the urbanistic ideas of those times, characterized by a greater concern with the spatial organization of the cities, the creation and modernization of networks of water supply or sewerage, the lighting of public spaces and the creation of parks and gardens, measures that aimed to ensure the security and well-being of local populations while allowing to implement the ideas about hygiene that were then widespread. The introduction of electricity in the illumination of cities and in public transportation, as well as the implantation of other urban infra-structures, demanded technical solutions, sometimes quite complex, which compelled to resort to engineering and to the transfer of technologies. On the other hand, the use of electricity in the cities allowed for a more intense usage of public spaces, illuminated by electric light during the night and, thanks to the new facilities in transportation made possible by the use of tramways to an enlargement of the urban space towards its more marginal zones. In this text we aim to analyse: the transfer of technology in the creation of electrical networks of illumination and transportation in the cities of Lisbon and Oporto; the role played by engineers in the transfer of technology and in the establishment of these networks; the ways in which the introduction of electricity in the illumination and transportation altered the life and the space in these two cities.Universidade de Barcelona-Geocritica2018-02-05T15:55:31Z2018-02-052012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22025http://hdl.handle.net/10174/22025porAna Cardoso de Matos, "Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926" in Vicente Casals e Horacio Capel (eds.). Actas del Simposio Internacional Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, 1890-1930. Brazilian Traction, Barcelona Traction y otros conglomerados financieros y técnicos. Barcelona, Universidad de Barcelona- Geocritica, 2012, [ISBN: 978-84-695-4679-6]http://www.ub.edu/geocrit/indice_actas_simposio.htmDepartamento de Históriand733Matos, Ana Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:14.777208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926 |
title |
Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926 |
spellingShingle |
Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926 Matos, Ana Cardoso de Electricidade Redes urbanas História da Tecnologia História da Engenharia Difusão de conhecimentos técnicos Transfer~encia de tecnologia |
title_short |
Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926 |
title_full |
Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926 |
title_fullStr |
Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926 |
title_full_unstemmed |
Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926 |
title_sort |
Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926 |
author |
Matos, Ana Cardoso de |
author_facet |
Matos, Ana Cardoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Ana Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Electricidade Redes urbanas História da Tecnologia História da Engenharia Difusão de conhecimentos técnicos Transfer~encia de tecnologia |
topic |
Electricidade Redes urbanas História da Tecnologia História da Engenharia Difusão de conhecimentos técnicos Transfer~encia de tecnologia |
description |
A gradual generalização da utilização da eletricidade nos espaços urbanos, verificada a partir da década de 1880, foi favorecida pelas ideias urbanísticas que marcaram a época e que se traduziram por uma maior preocupação com a organização espacial das cidades, com criação e modernização das redes de abastecimento de água ou de esgotos, com a iluminação do espaço público e com o estabelecimento de parques e jardins, medidas que procuravam garantir a segurança e o bem-estar das populações ao mesmo tempo que permitiam pôr em prática as ideias higienistas que conheciam uma difusão cada vez maior. A introdução da eletricidade na iluminação das cidades e nos transportes urbanos, tal como a implantação de outras infraestruturas urbanas, exigiu soluções técnicas, por vezes complexas, que obrigaram a recorrer à engenharia e à transferência de tecnologia. Por outro lado, a utilização da eletricidade nas cidades permitiu uma utilização mais intensa do espaço público, iluminado a luz elétrica durante a noite, e, graças às novas facilidades de transporte possibilitadas pela utilização dos “carros elétricos”, um alargamento do espaço urbano para as suas zonas marginais. Neste texto procura-se analisar: a difusão de conhecimentos científicos e técnicos; a transferência da tecnologia na criação das redes elétricas de iluminação e transporte das cidades de Lisboa e Porto; a ação que tiveram os engenheiros na transferência de tecnologia e no estabelecimento dessas redes; a forma como a introdução da eletricidade na iluminação e transporte alterou a vida e o espaço dessas duas cidades.******************* The gradual generalization of the usage of electricity in urban spaces, that can be verified from the 1880s onwards, was facilitated by the urbanistic ideas of those times, characterized by a greater concern with the spatial organization of the cities, the creation and modernization of networks of water supply or sewerage, the lighting of public spaces and the creation of parks and gardens, measures that aimed to ensure the security and well-being of local populations while allowing to implement the ideas about hygiene that were then widespread. The introduction of electricity in the illumination of cities and in public transportation, as well as the implantation of other urban infra-structures, demanded technical solutions, sometimes quite complex, which compelled to resort to engineering and to the transfer of technologies. On the other hand, the use of electricity in the cities allowed for a more intense usage of public spaces, illuminated by electric light during the night and, thanks to the new facilities in transportation made possible by the use of tramways to an enlargement of the urban space towards its more marginal zones. In this text we aim to analyse: the transfer of technology in the creation of electrical networks of illumination and transportation in the cities of Lisbon and Oporto; the role played by engineers in the transfer of technology and in the establishment of these networks; the ways in which the introduction of electricity in the illumination and transportation altered the life and the space in these two cities. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2018-02-05T15:55:31Z 2018-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/22025 http://hdl.handle.net/10174/22025 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/22025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ana Cardoso de Matos, "Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926" in Vicente Casals e Horacio Capel (eds.). Actas del Simposio Internacional Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, 1890-1930. Brazilian Traction, Barcelona Traction y otros conglomerados financieros y técnicos. Barcelona, Universidad de Barcelona- Geocritica, 2012, [ISBN: 978-84-695-4679-6] http://www.ub.edu/geocrit/indice_actas_simposio.htm Departamento de História nd 733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Barcelona-Geocritica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Barcelona-Geocritica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136614229737472 |