Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Cardoso de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22025
Resumo: A gradual generalização da utilização da eletricidade nos espaços urbanos, verificada a partir da década de 1880, foi favorecida pelas ideias urbanísticas que marcaram a época e que se traduziram por uma maior preocupação com a organização espacial das cidades, com criação e modernização das redes de abastecimento de água ou de esgotos, com a iluminação do espaço público e com o estabelecimento de parques e jardins, medidas que procuravam garantir a segurança e o bem-estar das populações ao mesmo tempo que permitiam pôr em prática as ideias higienistas que conheciam uma difusão cada vez maior. A introdução da eletricidade na iluminação das cidades e nos transportes urbanos, tal como a implantação de outras infraestruturas urbanas, exigiu soluções técnicas, por vezes complexas, que obrigaram a recorrer à engenharia e à transferência de tecnologia. Por outro lado, a utilização da eletricidade nas cidades permitiu uma utilização mais intensa do espaço público, iluminado a luz elétrica durante a noite, e, graças às novas facilidades de transporte possibilitadas pela utilização dos “carros elétricos”, um alargamento do espaço urbano para as suas zonas marginais. Neste texto procura-se analisar: a difusão de conhecimentos científicos e técnicos; a transferência da tecnologia na criação das redes elétricas de iluminação e transporte das cidades de Lisboa e Porto; a ação que tiveram os engenheiros na transferência de tecnologia e no estabelecimento dessas redes; a forma como a introdução da eletricidade na iluminação e transporte alterou a vida e o espaço dessas duas cidades.******************* The gradual generalization of the usage of electricity in urban spaces, that can be verified from the 1880s onwards, was facilitated by the urbanistic ideas of those times, characterized by a greater concern with the spatial organization of the cities, the creation and modernization of networks of water supply or sewerage, the lighting of public spaces and the creation of parks and gardens, measures that aimed to ensure the security and well-being of local populations while allowing to implement the ideas about hygiene that were then widespread. The introduction of electricity in the illumination of cities and in public transportation, as well as the implantation of other urban infra-structures, demanded technical solutions, sometimes quite complex, which compelled to resort to engineering and to the transfer of technologies. On the other hand, the use of electricity in the cities allowed for a more intense usage of public spaces, illuminated by electric light during the night and, thanks to the new facilities in transportation made possible by the use of tramways to an enlargement of the urban space towards its more marginal zones. In this text we aim to analyse: the transfer of technology in the creation of electrical networks of illumination and transportation in the cities of Lisbon and Oporto; the role played by engineers in the transfer of technology and in the establishment of these networks; the ways in which the introduction of electricity in the illumination and transportation altered the life and the space in these two cities.
id RCAP_af16985c547d244ac9c9a485f206606f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926ElectricidadeRedes urbanasHistória da TecnologiaHistória da EngenhariaDifusão de conhecimentos técnicosTransfer~encia de tecnologiaA gradual generalização da utilização da eletricidade nos espaços urbanos, verificada a partir da década de 1880, foi favorecida pelas ideias urbanísticas que marcaram a época e que se traduziram por uma maior preocupação com a organização espacial das cidades, com criação e modernização das redes de abastecimento de água ou de esgotos, com a iluminação do espaço público e com o estabelecimento de parques e jardins, medidas que procuravam garantir a segurança e o bem-estar das populações ao mesmo tempo que permitiam pôr em prática as ideias higienistas que conheciam uma difusão cada vez maior. A introdução da eletricidade na iluminação das cidades e nos transportes urbanos, tal como a implantação de outras infraestruturas urbanas, exigiu soluções técnicas, por vezes complexas, que obrigaram a recorrer à engenharia e à transferência de tecnologia. Por outro lado, a utilização da eletricidade nas cidades permitiu uma utilização mais intensa do espaço público, iluminado a luz elétrica durante a noite, e, graças às novas facilidades de transporte possibilitadas pela utilização dos “carros elétricos”, um alargamento do espaço urbano para as suas zonas marginais. Neste texto procura-se analisar: a difusão de conhecimentos científicos e técnicos; a transferência da tecnologia na criação das redes elétricas de iluminação e transporte das cidades de Lisboa e Porto; a ação que tiveram os engenheiros na transferência de tecnologia e no estabelecimento dessas redes; a forma como a introdução da eletricidade na iluminação e transporte alterou a vida e o espaço dessas duas cidades.******************* The gradual generalization of the usage of electricity in urban spaces, that can be verified from the 1880s onwards, was facilitated by the urbanistic ideas of those times, characterized by a greater concern with the spatial organization of the cities, the creation and modernization of networks of water supply or sewerage, the lighting of public spaces and the creation of parks and gardens, measures that aimed to ensure the security and well-being of local populations while allowing to implement the ideas about hygiene that were then widespread. The introduction of electricity in the illumination of cities and in public transportation, as well as the implantation of other urban infra-structures, demanded technical solutions, sometimes quite complex, which compelled to resort to engineering and to the transfer of technologies. On the other hand, the use of electricity in the cities allowed for a more intense usage of public spaces, illuminated by electric light during the night and, thanks to the new facilities in transportation made possible by the use of tramways to an enlargement of the urban space towards its more marginal zones. In this text we aim to analyse: the transfer of technology in the creation of electrical networks of illumination and transportation in the cities of Lisbon and Oporto; the role played by engineers in the transfer of technology and in the establishment of these networks; the ways in which the introduction of electricity in the illumination and transportation altered the life and the space in these two cities.Universidade de Barcelona-Geocritica2018-02-05T15:55:31Z2018-02-052012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22025http://hdl.handle.net/10174/22025porAna Cardoso de Matos, "Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926" in Vicente Casals e Horacio Capel (eds.). Actas del Simposio Internacional Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, 1890-1930. Brazilian Traction, Barcelona Traction y otros conglomerados financieros y técnicos. Barcelona, Universidad de Barcelona- Geocritica, 2012, [ISBN: 978-84-695-4679-6]http://www.ub.edu/geocrit/indice_actas_simposio.htmDepartamento de Históriand733Matos, Ana Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:14.777208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926
title Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926
spellingShingle Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926
Matos, Ana Cardoso de
Electricidade
Redes urbanas
História da Tecnologia
História da Engenharia
Difusão de conhecimentos técnicos
Transfer~encia de tecnologia
title_short Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926
title_full Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926
title_fullStr Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926
title_full_unstemmed Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926
title_sort Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926
author Matos, Ana Cardoso de
author_facet Matos, Ana Cardoso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Electricidade
Redes urbanas
História da Tecnologia
História da Engenharia
Difusão de conhecimentos técnicos
Transfer~encia de tecnologia
topic Electricidade
Redes urbanas
História da Tecnologia
História da Engenharia
Difusão de conhecimentos técnicos
Transfer~encia de tecnologia
description A gradual generalização da utilização da eletricidade nos espaços urbanos, verificada a partir da década de 1880, foi favorecida pelas ideias urbanísticas que marcaram a época e que se traduziram por uma maior preocupação com a organização espacial das cidades, com criação e modernização das redes de abastecimento de água ou de esgotos, com a iluminação do espaço público e com o estabelecimento de parques e jardins, medidas que procuravam garantir a segurança e o bem-estar das populações ao mesmo tempo que permitiam pôr em prática as ideias higienistas que conheciam uma difusão cada vez maior. A introdução da eletricidade na iluminação das cidades e nos transportes urbanos, tal como a implantação de outras infraestruturas urbanas, exigiu soluções técnicas, por vezes complexas, que obrigaram a recorrer à engenharia e à transferência de tecnologia. Por outro lado, a utilização da eletricidade nas cidades permitiu uma utilização mais intensa do espaço público, iluminado a luz elétrica durante a noite, e, graças às novas facilidades de transporte possibilitadas pela utilização dos “carros elétricos”, um alargamento do espaço urbano para as suas zonas marginais. Neste texto procura-se analisar: a difusão de conhecimentos científicos e técnicos; a transferência da tecnologia na criação das redes elétricas de iluminação e transporte das cidades de Lisboa e Porto; a ação que tiveram os engenheiros na transferência de tecnologia e no estabelecimento dessas redes; a forma como a introdução da eletricidade na iluminação e transporte alterou a vida e o espaço dessas duas cidades.******************* The gradual generalization of the usage of electricity in urban spaces, that can be verified from the 1880s onwards, was facilitated by the urbanistic ideas of those times, characterized by a greater concern with the spatial organization of the cities, the creation and modernization of networks of water supply or sewerage, the lighting of public spaces and the creation of parks and gardens, measures that aimed to ensure the security and well-being of local populations while allowing to implement the ideas about hygiene that were then widespread. The introduction of electricity in the illumination of cities and in public transportation, as well as the implantation of other urban infra-structures, demanded technical solutions, sometimes quite complex, which compelled to resort to engineering and to the transfer of technologies. On the other hand, the use of electricity in the cities allowed for a more intense usage of public spaces, illuminated by electric light during the night and, thanks to the new facilities in transportation made possible by the use of tramways to an enlargement of the urban space towards its more marginal zones. In this text we aim to analyse: the transfer of technology in the creation of electrical networks of illumination and transportation in the cities of Lisbon and Oporto; the role played by engineers in the transfer of technology and in the establishment of these networks; the ways in which the introduction of electricity in the illumination and transportation altered the life and the space in these two cities.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2018-02-05T15:55:31Z
2018-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22025
http://hdl.handle.net/10174/22025
url http://hdl.handle.net/10174/22025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ana Cardoso de Matos, "Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transporte. Portugal 1880-1926" in Vicente Casals e Horacio Capel (eds.). Actas del Simposio Internacional Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, 1890-1930. Brazilian Traction, Barcelona Traction y otros conglomerados financieros y técnicos. Barcelona, Universidad de Barcelona- Geocritica, 2012, [ISBN: 978-84-695-4679-6]
http://www.ub.edu/geocrit/indice_actas_simposio.htm
Departamento de História
nd
733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Barcelona-Geocritica
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Barcelona-Geocritica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136614229737472