O efeito das atividades investigativas na aprendizagem da "distribuição de matéria" em animais e plantas : um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6999 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
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O efeito das atividades investigativas na aprendizagem da "distribuição de matéria" em animais e plantas : um estudo com alunos do 10º ano de escolaridadeDidáctica das ciênciasBiologia animalBiologia vegetalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O trabalho investigativo aqui apresentado consiste no estudo qualitativo do efeito das atividades práticas investigativas, com recurso à pesquisa, na aprendizagem da Unidade Temática - “Distribuição de Matéria” do programa de Biologia e Geologia do 10º ano de escolaridade. Orientou-se a investigação, no sentido de definir as principais competências desenvolvidas pelos alunos, identificar as dificuldades presentes e clarificar a apreciação dos alunos, na aplicação de seis atividades práticas investigativas variadas. Este estudo teve como participantes uma turma de 28 alunos do 10º ano de escolaridade, com idades entre os 14 e 16 anos. Recolheu-se informação a partir da observação descritiva (notas de campo), observação categorizada (listas de verificação), análise de documentos escritos e aplicação de questionários. Interpretou-se e organizou-se a informação recolhida, recorrendo à definição de categorias e subcategorias, no sentido de dar resposta às questões orientadoras da investigação. Os alunos conseguiram desenvolver o conhecimento substantivo, assim como as competências recolher e organizar informação, discutir, planificar, comunicar, tomar decisões e desenvolver algumas atitudes. As principais dificuldades dos alunos consistiram no interpretar e tratar informação bibliográfica; recorrer às fontes bibliográficas disponíveis, em caso de necessidade de apoio; refletir sobre o seu desempenho; gerir o tempo. No geral, os alunos pareceram ter apreciado as atividades, sendo os momentos de discussão, de comunicação oral, assim como aqueles que permitiram um contacto mais direto com o objeto de estudo, os mais apreciados pelos alunos. Os prazos estabelecidos foram os aspetos negativos mais referidos pelos alunos.This qualitative study intended to know the effect of scientific inquiry on the learning of “the distribution of matter” in plants and animals. This thematic is integrated into the curriculum of Biology and Geology 10th grade. The study was directed to define the core competencies developed by students, their difficulties and identify the potentialities of six inquiry activities on students learning. Participants in this qualitative study were 28 students, aged between 14 and 16 years, from a 10th grade class. Information was collected from the descriptive observation (field notes), categorized observation (checklists), analysis of documents and questionnaires. The information was interpreted and organized in order to answer the questions guiding the research and using categories and subcategories. Students were able to develop substantive knowledge as well capacity to collect and organize information, discuss, plan, communicate, make decisions and develop some attitudes. The students had great difficulty in interpreting and dealing with bibliographic information; they had difficult also in find the literature sources for the theoretical support of the activities; to reflect on their performance and to manage the available time. Overall, students seemed to have enjoyed the activities. The moments of discussion, oral communications as well as the direct contact moments with the study object, were most appreciated by students. The deadlines were the most negative aspects mentioned by students.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaBarrela, Catarina Simplícia Ripado, 1981-2012-09-27T15:34:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.510073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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