As mulheres nas visitações do Santo Ofício ao Brasil (1591-1769)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35936 |
Resumo: | Nesta investigação, tencionámos analisar a presença feminina face às visitas do Santo Oficio português ao Brasil colónia, entre 1591 e 1769, a partir das suas confissões, denúncias e ratificações. Para tanto, priorizámos como fontes os livros das visitações às capitanias da Bahia, Pernambuco, Itamaracá e Paraíba (1591-1595), uma segunda vez à Bahia (1618-1620), às capitanias do Rio de Janeiro, São Vicente e Espírito Santo (1627-1628), e ao estado do Grão-Pará e Maranhão (1763-1769). Nosso objetivo central foi perceber a forma pela qual as mulheres tiveram as suas narrativas constituídas e validadas pela escrita inquisitorial, e compreender as suas especificidades cm termos de heresia, etnia, estamento social, estatuto matrimonial, e sexo, em relação aos homens e ao Reino. Encontrámos, sobretudo, tendências históricas e regionais a partir do contexto de cada visitação, uma maioria de mulheres envolvidas em casos de magia, judaísmo, e proposições, e marcas de género distintas de determinadas associações de heresias relativamente às mulheres. |
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As mulheres nas visitações do Santo Ofício ao Brasil (1591-1769)Inquisição portuguesaHistória das mulheresEstudos de GéneroBrasil colonialNesta investigação, tencionámos analisar a presença feminina face às visitas do Santo Oficio português ao Brasil colónia, entre 1591 e 1769, a partir das suas confissões, denúncias e ratificações. Para tanto, priorizámos como fontes os livros das visitações às capitanias da Bahia, Pernambuco, Itamaracá e Paraíba (1591-1595), uma segunda vez à Bahia (1618-1620), às capitanias do Rio de Janeiro, São Vicente e Espírito Santo (1627-1628), e ao estado do Grão-Pará e Maranhão (1763-1769). Nosso objetivo central foi perceber a forma pela qual as mulheres tiveram as suas narrativas constituídas e validadas pela escrita inquisitorial, e compreender as suas especificidades cm termos de heresia, etnia, estamento social, estatuto matrimonial, e sexo, em relação aos homens e ao Reino. Encontrámos, sobretudo, tendências históricas e regionais a partir do contexto de cada visitação, uma maioria de mulheres envolvidas em casos de magia, judaísmo, e proposições, e marcas de género distintas de determinadas associações de heresias relativamente às mulheres.Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2024-01-08T17:12:21Z2024-01-082022-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35936http://hdl.handle.net/10174/35936porLiz, Isa Maria Moreira. ‘As mulheres nas visitações do Santo Ofício ao Brasil (1591-1769)’. Master’s thesis, University of Lisbon, 2022. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/56253.https://repositorio.ul.pt/handle/10451/56253isamariamliz@gmail.com732Liz, Isa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:47:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:58.377341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nesta investigação, tencionámos analisar a presença feminina face às visitas do Santo Oficio português ao Brasil colónia, entre 1591 e 1769, a partir das suas confissões, denúncias e ratificações. Para tanto, priorizámos como fontes os livros das visitações às capitanias da Bahia, Pernambuco, Itamaracá e Paraíba (1591-1595), uma segunda vez à Bahia (1618-1620), às capitanias do Rio de Janeiro, São Vicente e Espírito Santo (1627-1628), e ao estado do Grão-Pará e Maranhão (1763-1769). Nosso objetivo central foi perceber a forma pela qual as mulheres tiveram as suas narrativas constituídas e validadas pela escrita inquisitorial, e compreender as suas especificidades cm termos de heresia, etnia, estamento social, estatuto matrimonial, e sexo, em relação aos homens e ao Reino. Encontrámos, sobretudo, tendências históricas e regionais a partir do contexto de cada visitação, uma maioria de mulheres envolvidas em casos de magia, judaísmo, e proposições, e marcas de género distintas de determinadas associações de heresias relativamente às mulheres. |
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