Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarroeira, Sara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Beatriz, Carvalho, Graça Simões de, Rodríguez Fernandéz, Eugenio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77813
Resumo: Atualmente o dia a dia das crianças está repleto de elementos stressantes com os quais elas têm que lidar. A relaxação, enquanto prática de mediação corporal, privilegia a consciência e regulação tónico-emocional e compreende diferentes técnicas que diminuem o impacto dos efeitos negativos do stresse no cérebro em desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar as intervenções baseadas em métodos de relaxação que se realizam, atualmente, em meio escolar, para crianças em educação pré-escolar e no 1º ciclo de escolaridade, na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar.Trata-se de uma revisão sistemática da literatura a partir de publicações e de termos previamente definidos. Os seis artigos obtidos e que constituem o corpus de estudo passaram por cinco etapas de filtragem. Foram analisados quanto à abordagem que fazem de relaxação, à tipologia da intervenção, às técnicas utilizadas e aos resultados encontrados. Os resultados sugerem que o conceito de relaxação pode ser utilizado em diferentes perspetivas, e que a relaxação para crianças promove a redução de sintomas manifestos de ansiedade, a melhoria de funções autónomas, a autonomia e iniciativa da criança, as interações com os outros, o desenvolvimento socio-emocional e da memória de curto prazo. As intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar, numa abordagem de prevenção primária universal, contribuem para uma escola promotora de saúde, favorecem o desenvolvimento integral da criança e promovem competências para a vida.
id RCAP_af2034c1a5e965dd9c1b1f92144f5850
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemáticaRelaxation methods based interventions in a school context from a perspective of health and well-being promotion: a systematic reviewIntervenciones basadas en métodos de relajación en el contexto escolar desde la perspectiva de la promoción de la salud y el bienestar: una revisión sistemáticaCriançaEscola anos iniciaisIntervenção psicomotoraRelaxaçãoStresseChildrenPrimary schoolPsychomotor interventionRelaxationStressNiñosPrimera etapa escolarIntervención psicomotoraRelajaciónEstrésCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeAtualmente o dia a dia das crianças está repleto de elementos stressantes com os quais elas têm que lidar. A relaxação, enquanto prática de mediação corporal, privilegia a consciência e regulação tónico-emocional e compreende diferentes técnicas que diminuem o impacto dos efeitos negativos do stresse no cérebro em desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar as intervenções baseadas em métodos de relaxação que se realizam, atualmente, em meio escolar, para crianças em educação pré-escolar e no 1º ciclo de escolaridade, na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar.Trata-se de uma revisão sistemática da literatura a partir de publicações e de termos previamente definidos. Os seis artigos obtidos e que constituem o corpus de estudo passaram por cinco etapas de filtragem. Foram analisados quanto à abordagem que fazem de relaxação, à tipologia da intervenção, às técnicas utilizadas e aos resultados encontrados. Os resultados sugerem que o conceito de relaxação pode ser utilizado em diferentes perspetivas, e que a relaxação para crianças promove a redução de sintomas manifestos de ansiedade, a melhoria de funções autónomas, a autonomia e iniciativa da criança, as interações com os outros, o desenvolvimento socio-emocional e da memória de curto prazo. As intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar, numa abordagem de prevenção primária universal, contribuem para uma escola promotora de saúde, favorecem o desenvolvimento integral da criança e promovem competências para a vida.Nowadays, children's daily lives are full of stressful elements that they have to deal with. As a practice of body mediation, relaxation privileges awareness and tonic-emotional regulation and comprises different techniques that reduce the impact of stress negative effects on the developing brain. This study aimed to identify and characterise school interventions based on relaxation methods for pre-school and elementary school children to promote health and well-being. It is a systematic literature review based on publications and on terms previously defined. The obtained six papers that make up the corpus of the study went through five filtering steps. The papers were analysed regarding their approach to relaxation, the type of intervention, the techniques used and the results obtained. The results suggest that the concept of relaxation can be used from different perspectives and that relaxation for children promotes the reduction of visible symptoms of anxiety, the improvement of autonomous functions, the child's autonomy and initiative, the interactions with others, the socio-emotional development and short-term memory development. The interventions based on relaxation ethods in a school context/setting, carried out in a universal primary prevention approach, contribute to a health-promoting school favouring the child's integral development and promote life skills.Actualmente, el día a día de niños y niñas está repleto de elementos estresantes y con los cuales deben batallar. La relajación, como práctica de mediación corporal, privilegia la consciencia y regulación tónico-emocional y comprende diferentes técnicas que disminuyen el impacto de los efectos negativos del estrés en un cerebro en pleno desarrollo. El objetivo de este estudio fue identificar y caracterizar las intervenciones basadas en métodos de relajación que se realizan, actualmente, en el contexto escolar, con alumnado de preescolar y en el primer ciclo de escolaridad, desde la perspectiva de la promoción de la salud y el bienestar. Se trata de una revisión sistemática de la literatura a partir de publicaciones y de términos previamente definidos. El análisis de los seis artículos que forman el corpus de estudio pasó por cinco etapas de filtrado. Fueron analizados en relación a la forma de estudio de la relajación, el tipo de intervención, las técnicas utilizadas y los resultados encontrados. Los resultados sugieren que el concepto de relajación puede ser utilizado desde diferentes perspectivas y como metodología que promueve la reducción de síntomas manifiestos de ansiedad en niños y niñas, la mejora de sus funciones autónomas, su iniciativa y autonomía, las interacciones con los demás, el desarrollo socio-emocional y de la memoria a corto plazo. Las intervenciones basadas en métodos de relajación en el contexto escolar, desde una perspectiva de prevención primaria universal, contribuyen a una visión de la escuela promotora de la salud, favorecen el desarrollo integral del alumnado y promueven competencias para la vida.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física (FEADEF)Universidade do MinhoSarroeira, SaraPereira, BeatrizCarvalho, Graça Simões deRodríguez Fernandéz, Eugenio20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77813porSarroeira, S., Pereira, B.O., Carvalho, G.S. & Fernandéz, E.R. (2022). Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática. Retos, 45, 583-590.1988-2041https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/90898/68437info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:14.302091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática
Relaxation methods based interventions in a school context from a perspective of health and well-being promotion: a systematic review
Intervenciones basadas en métodos de relajación en el contexto escolar desde la perspectiva de la promoción de la salud y el bienestar: una revisión sistemática
title Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática
spellingShingle Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática
Sarroeira, Sara
Criança
Escola anos iniciais
Intervenção psicomotora
Relaxação
Stresse
Children
Primary school
Psychomotor intervention
Relaxation
Stress
Niños
Primera etapa escolar
Intervención psicomotora
Relajación
Estrés
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática
title_full Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática
title_fullStr Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática
title_sort Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática
author Sarroeira, Sara
author_facet Sarroeira, Sara
Pereira, Beatriz
Carvalho, Graça Simões de
Rodríguez Fernandéz, Eugenio
author_role author
author2 Pereira, Beatriz
Carvalho, Graça Simões de
Rodríguez Fernandéz, Eugenio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarroeira, Sara
Pereira, Beatriz
Carvalho, Graça Simões de
Rodríguez Fernandéz, Eugenio
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Escola anos iniciais
Intervenção psicomotora
Relaxação
Stresse
Children
Primary school
Psychomotor intervention
Relaxation
Stress
Niños
Primera etapa escolar
Intervención psicomotora
Relajación
Estrés
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Criança
Escola anos iniciais
Intervenção psicomotora
Relaxação
Stresse
Children
Primary school
Psychomotor intervention
Relaxation
Stress
Niños
Primera etapa escolar
Intervención psicomotora
Relajación
Estrés
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Atualmente o dia a dia das crianças está repleto de elementos stressantes com os quais elas têm que lidar. A relaxação, enquanto prática de mediação corporal, privilegia a consciência e regulação tónico-emocional e compreende diferentes técnicas que diminuem o impacto dos efeitos negativos do stresse no cérebro em desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar as intervenções baseadas em métodos de relaxação que se realizam, atualmente, em meio escolar, para crianças em educação pré-escolar e no 1º ciclo de escolaridade, na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar.Trata-se de uma revisão sistemática da literatura a partir de publicações e de termos previamente definidos. Os seis artigos obtidos e que constituem o corpus de estudo passaram por cinco etapas de filtragem. Foram analisados quanto à abordagem que fazem de relaxação, à tipologia da intervenção, às técnicas utilizadas e aos resultados encontrados. Os resultados sugerem que o conceito de relaxação pode ser utilizado em diferentes perspetivas, e que a relaxação para crianças promove a redução de sintomas manifestos de ansiedade, a melhoria de funções autónomas, a autonomia e iniciativa da criança, as interações com os outros, o desenvolvimento socio-emocional e da memória de curto prazo. As intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar, numa abordagem de prevenção primária universal, contribuem para uma escola promotora de saúde, favorecem o desenvolvimento integral da criança e promovem competências para a vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77813
url https://hdl.handle.net/1822/77813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sarroeira, S., Pereira, B.O., Carvalho, G.S. & Fernandéz, E.R. (2022). Intervenções baseadas em métodos de relaxação em contexto escolar na perspetiva de promoção de saúde e bem-estar: uma revisão sistemática. Retos, 45, 583-590.
1988-2041
https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/90898/68437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física (FEADEF)
publisher.none.fl_str_mv Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física (FEADEF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132230228901888