Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Catarina Isabel Saraiva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6582
Resumo: Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce
id RCAP_af44f12429ef989959614b5e3d6e84a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolarEducação de infânciaParentalidadeQualidade interativaComunicação verbalEarly childhood educationParenthoodInteractive qualityVerbal communicationDissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção PrecoceA investigação sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem sido desenvolvida essencialmente com figuras femininas, continuando por esclarecer o papel dos homens como pares afetivos e promotores do desenvolvimento e bem-estar da criança. Procurámos estudar o comportamento de educadores e de pais com crianças entre os 3 e os 5 anos, sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, 10 educadores (com uma menina e com um menino) e 17 pais (com o seu filho ou filha) foram observados independentemente, na mesma situação semi-experimental. Foi-lhes pedido que realizassem, em 20 minutos, um produto, à sua escolha, com materiais e ferramentas disponibilizadas. Pretendia-se descrever e comparar os dois grupos quanto: i) aos produtos realizados; e uso de materiais e ferramentas; ii) à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) à qualidade da comunicação verbal. O estudo indica que existem estilos de atividade e cooperação distintos nos dois grupos estudados. Comparativamente aos pais, os educadores estimularam mais a exploração de novos problemas e conceitos. Nas díades pai-filho(a) foram elaborados produtos com mais elementos e utilizadas mais ferramentas. Adicionalmente, os pais fizeram mais perguntas de processo e elogios do que os educadores que, por seu lado, realizaram mais perguntas de conteudo, sugestões e críticas. À luz da investigação anterior, refletimos sobre os papéis das figuras masculinas em educação de infância e na família; e o seu contributo para o desenvolvimento da criança.Abstract The previous research about the quality of interactions, communication and activity among children and adults has essentially been developed with female figures, continuing to clarify the role of men as affective figures and in promoting child development and welfare. The aim of this study is to compare male educators and fathers behavior with children between 3 and 5 years without developing problems. In this study, 10 male educators (with a girl and a boy) and 17 fathers (with the infant) have been observed independently in the same semi-experimental play situation. For this purpose, they were asked to manufature a product of their choice with the materials and tools available, in 20 minutes. This study aims are to: i) describe and compare products made by fathers and male educators, as well as the choice of materials; ii) compare the interactive behavior of male and female educators regarding empathy, ability to challenge the child, dialogical interaction, communication contends and cooperativity with child; and iii) the quality of communication. Our findings indicate differences in the way male educators and fathers communicate and interact with children. Comparing with parents, children work with more autonomy, elaborated products with less elements (mostly subjects), and used less tools with educators. Furthermore, fathers made more process questions and positive comments while educators made more content questions, suggestions and negative remarks. Taking past studies, we reflect about the roles of male figures in childhood education and fathers’ contribution to the child development.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFuertes, MarinaRCIPLVeloso, Catarina Isabel Saraiva2016-11-14T16:31:19Z2016-06-142016-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6582TID:201340372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:41.442140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
title Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
Veloso, Catarina Isabel Saraiva
Educação de infância
Parentalidade
Qualidade interativa
Comunicação verbal
Early childhood education
Parenthood
Interactive quality
Verbal communication
title_short Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
title_full Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
title_sort Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
author Veloso, Catarina Isabel Saraiva
author_facet Veloso, Catarina Isabel Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuertes, Marina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Catarina Isabel Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Parentalidade
Qualidade interativa
Comunicação verbal
Early childhood education
Parenthood
Interactive quality
Verbal communication
topic Educação de infância
Parentalidade
Qualidade interativa
Comunicação verbal
Early childhood education
Parenthood
Interactive quality
Verbal communication
description Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14T16:31:19Z
2016-06-14
2016-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6582
TID:201340372
url http://hdl.handle.net/10400.21/6582
identifier_str_mv TID:201340372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133415915651072