Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6582 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce |
id |
RCAP_af44f12429ef989959614b5e3d6e84a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6582 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolarEducação de infânciaParentalidadeQualidade interativaComunicação verbalEarly childhood educationParenthoodInteractive qualityVerbal communicationDissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção PrecoceA investigação sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem sido desenvolvida essencialmente com figuras femininas, continuando por esclarecer o papel dos homens como pares afetivos e promotores do desenvolvimento e bem-estar da criança. Procurámos estudar o comportamento de educadores e de pais com crianças entre os 3 e os 5 anos, sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, 10 educadores (com uma menina e com um menino) e 17 pais (com o seu filho ou filha) foram observados independentemente, na mesma situação semi-experimental. Foi-lhes pedido que realizassem, em 20 minutos, um produto, à sua escolha, com materiais e ferramentas disponibilizadas. Pretendia-se descrever e comparar os dois grupos quanto: i) aos produtos realizados; e uso de materiais e ferramentas; ii) à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) à qualidade da comunicação verbal. O estudo indica que existem estilos de atividade e cooperação distintos nos dois grupos estudados. Comparativamente aos pais, os educadores estimularam mais a exploração de novos problemas e conceitos. Nas díades pai-filho(a) foram elaborados produtos com mais elementos e utilizadas mais ferramentas. Adicionalmente, os pais fizeram mais perguntas de processo e elogios do que os educadores que, por seu lado, realizaram mais perguntas de conteudo, sugestões e críticas. À luz da investigação anterior, refletimos sobre os papéis das figuras masculinas em educação de infância e na família; e o seu contributo para o desenvolvimento da criança.Abstract The previous research about the quality of interactions, communication and activity among children and adults has essentially been developed with female figures, continuing to clarify the role of men as affective figures and in promoting child development and welfare. The aim of this study is to compare male educators and fathers behavior with children between 3 and 5 years without developing problems. In this study, 10 male educators (with a girl and a boy) and 17 fathers (with the infant) have been observed independently in the same semi-experimental play situation. For this purpose, they were asked to manufature a product of their choice with the materials and tools available, in 20 minutes. This study aims are to: i) describe and compare products made by fathers and male educators, as well as the choice of materials; ii) compare the interactive behavior of male and female educators regarding empathy, ability to challenge the child, dialogical interaction, communication contends and cooperativity with child; and iii) the quality of communication. Our findings indicate differences in the way male educators and fathers communicate and interact with children. Comparing with parents, children work with more autonomy, elaborated products with less elements (mostly subjects), and used less tools with educators. Furthermore, fathers made more process questions and positive comments while educators made more content questions, suggestions and negative remarks. Taking past studies, we reflect about the roles of male figures in childhood education and fathers’ contribution to the child development.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFuertes, MarinaRCIPLVeloso, Catarina Isabel Saraiva2016-11-14T16:31:19Z2016-06-142016-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6582TID:201340372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:41.442140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar |
title |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar Veloso, Catarina Isabel Saraiva Educação de infância Parentalidade Qualidade interativa Comunicação verbal Early childhood education Parenthood Interactive quality Verbal communication |
title_short |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar |
title_full |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar |
author |
Veloso, Catarina Isabel Saraiva |
author_facet |
Veloso, Catarina Isabel Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fuertes, Marina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Catarina Isabel Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Parentalidade Qualidade interativa Comunicação verbal Early childhood education Parenthood Interactive quality Verbal communication |
topic |
Educação de infância Parentalidade Qualidade interativa Comunicação verbal Early childhood education Parenthood Interactive quality Verbal communication |
description |
Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-14T16:31:19Z 2016-06-14 2016-06-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6582 TID:201340372 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6582 |
identifier_str_mv |
TID:201340372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133415915651072 |