Potencialidades do Podcasting no Jornalismo de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonixe, Luís
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/131648
Resumo: A pandemia provocada pela covid-19 foi uma alavanca para o aparecimento de vários podcasts dedicados à doença. Em diversos países, incluindo Portugal, os media acrescentaram à sua oferta informativa tradicional conteúdos sonoros utilizando para tal esta ferramenta digital. A popularidade do podcast tem crescido junto das audiências e as empresas de comunicação social olham para esta plataforma como uma boa estratégia para diversificar os conteúdos e assim chegar junto dos públicos. Em momentos de crise, como uma pandemia, cresce a necessidade de as populações terem acesso a informações credíveis nas quais possam confiar e, assim, obterem um conhecimento que as ajudem a tomar decisões. Neste caso em particular, a covid-19, as populações sentiram a necessidade de estarem informadas sobre uma doença desconhecida, procurando informações sobre os sintomas, o contágio ou os meios de proteção pessoal e os podcasts representaram uma resposta para essas necessidades informativas. O presente artigo analisa como três podcasts portugueses dedicados em exclusivo à covid-19 trataram a doença. A partir dos dados procederemos a uma reflexão sobre a importância desta nova ferramenta para o jornalismo de saúde. Os resultados da pesquisa permitem-nos concluir que os podcasts nacionais sobre a covid-19 analisados seguem alguns padrões identificados na cobertura de temas de saúde em Portugal e que, adotando um tom de “consultório”, se colocaram na posição de ferramentas coadjuvantes no combate à pandemia, ao esclarecerem, informarem e clarificarem questões relacionadas com a doença. The pandemic caused by covid-19 was a lever for the appearance of several podcasts dedicated to the disease. In several countries, including Portugal, the media added audio content to their traditional information offering by using this digital tool. The podcast’s popularity has grown with audiences, and media companies look to this platform as a good strategy to diversify content and thus reach audiences. In times of crisis, such as a pandemic, the need for populations to access credible information they can trust and thus gain knowledge to help them make decisions increases. In this particular case, covid-19, the populations felt the need to be informed about an unknown disease, looking for information about symptoms, contagion, or means of personal protection, and podcasts represented an answer to these information needs. This article examines how three Portuguese podcasts dedicated exclusively to covid-19 treated the disease. Based on the data, we will reflect on the importance of this new tool for health journalism. The results of the research allow us to conclude that the national podcasts on covid-19 analyzed follow some patterns identified in the coverage of health topics in Portugal and that, adopting an “advisory” tone, they placed themselves in the position of supporting tools in combat the pandemic by clarifying, informing and clarifying issues related to the disease.
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