Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lisandra Gonçalves dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20426
Resumo: Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos
id RCAP_af5bed2c071575324e16da61ce1e9f26
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidoresLiderança autênticaLiderança maquiavélicaLiderança maquiavelicamente autênticaMotivação intrínsecaMotivação extrínsecaAuthentic leadershipMachiavellian leadershipAuthentic Machiavellian leadershipIntrinsic motivationExtrinsic motivationDissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos HumanosO objetivo do presente estudo foi testar a validade empírica de uma nova tipologia de liderança, a liderança maquiavelicamente autêntica, e avaliar como a liderança autêntica (LA), a liderança maquiavélica (LM) e a liderança maquiavelicamente autêntica (LMA), influenciam a motivação intrínseca e extrínseca (material e social) dos seguidores no trabalho. Os investigadores recorreram a análise fatorial confirmatória, a análise de cluster e aos testes de Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk e Kruskal-Wallis, para analisar os dados de um questionário aplicado a uma amostra de 298 colaboradores de vários sectores público e privado do Brasil. Os resultados confirmam a validade empírica da LMA e mostram que os seguidores dos líderes autênticos e dos líderes maquiavelicamente autênticos apresentam maior motivação intrínseca do que os seguidores dos líderes maquiavélicos. Relativamente à motivação extrínseca, os resultados não apresentam diferenças entre os seguidores dos diferentes tipos de liderança. Como contribuição relevante, os resultados sugerem ainda que os seguidores dos líderes autênticos também valorizam a motivação extrínseca. Concluímos com a discussão dos resultados sobre as implicações práticas e teóricas e com sugestões para investigações futuras.The aim of this study was to test the empirical validity of a new leadership typology, Authentic Machiavellian Leadership, and to evaluate how Authentic Leadership (AL), Machiavellian Leadership (ML) and Authentic Machiavellian Leadership (AML) influence the followers’ intrinsic and extrinsic (material and social) motivation at work. A confirmatory factor analysis, a cluster analysis and Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk and Kruskal-Wallis tests, were performed to analyze data collected from a questionnaire applied to a sample of 298 employees from various public and private sectors in Brazil. The results confirm the empirical validity of AML and show that followers of both authentic and authentic Machiavellian leaders have greater intrinsic motivation than followers of Machiavellian leaders. With regards to extrinsic motivation, the results do not show difference between followers of different types of leaders. In addition, the results suggest that followers of authentic leaders also value extrinsic motivation. This study is concluded with a discussion of practical and theoretical implications of the results and with suggestions for future investigations.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasLopes, Luís Miguel PereiraRepositório da Universidade de LisboaSantos, Lisandra Gonçalves dos2020-10-02T15:17:20Z2020-09-102020-09-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20426TID:202521451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:10.966339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidores
title Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidores
spellingShingle Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidores
Santos, Lisandra Gonçalves dos
Liderança autêntica
Liderança maquiavélica
Liderança maquiavelicamente autêntica
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Authentic leadership
Machiavellian leadership
Authentic Machiavellian leadership
Intrinsic motivation
Extrinsic motivation
title_short Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidores
title_full Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidores
title_fullStr Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidores
title_full_unstemmed Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidores
title_sort Liderança autêntica, maquiavélica e maquiavelicamente autêntica: impactos na motivação intrínseca e extrínseca dos seguidores
author Santos, Lisandra Gonçalves dos
author_facet Santos, Lisandra Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Luís Miguel Pereira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lisandra Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança autêntica
Liderança maquiavélica
Liderança maquiavelicamente autêntica
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Authentic leadership
Machiavellian leadership
Authentic Machiavellian leadership
Intrinsic motivation
Extrinsic motivation
topic Liderança autêntica
Liderança maquiavélica
Liderança maquiavelicamente autêntica
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Authentic leadership
Machiavellian leadership
Authentic Machiavellian leadership
Intrinsic motivation
Extrinsic motivation
description Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02T15:17:20Z
2020-09-10
2020-09-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20426
TID:202521451
url http://hdl.handle.net/10400.5/20426
identifier_str_mv TID:202521451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131144033140736