Europeização e educação de adultos: apontamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Fátima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55420
Resumo: Neste texto mobilizamos a problemática da europeização das políticas públicas na União Europeia para sinalizar percursos e processos de constituição da educação de adultos como área de intervenção e como componente do setor e da política europeia de educação. Desde há cerca de vinte anos, identificamos quatro momentos-chave na constituição de uma Agenda Europeia para a Educação de Adultos que integra um conjunto de prioridades e propostas em torno da qualidade e participação. Procuramos documentar a progressiva visibilidade da educação de adultos, a par da centralidade acrescida da educação ao longo da vida nas políticas europeias e em paralelo com um mandato e alcance associados à sua referenciação predominante à esfera económica. O balanço intercalar, em 2015, do Programa Educação & Formação 2020 sugere que, a manter-se o rumo seguido, é pouco provável a ampliação significativa da participação da população adulta em educação e parece mais plausível que ocorram avanços na regulação da educação de adultos nos termos de um mercado.
id RCAP_af710908cf3f92a4bd5d6547220192aa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Europeização e educação de adultos: apontamentosEuropeanisation and adult education: brief notesEuropeización y educación de adultos: apuntamientosEuropeizaçãoEducação ao longo da vidaAgência Europeia para a Educação de AdultosEducação & Formação 2020Educação de adultosEuropeanizationAdult educationLifelong learningEuropean Agenda for Adult LearningEducation & Training 2020Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesNeste texto mobilizamos a problemática da europeização das políticas públicas na União Europeia para sinalizar percursos e processos de constituição da educação de adultos como área de intervenção e como componente do setor e da política europeia de educação. Desde há cerca de vinte anos, identificamos quatro momentos-chave na constituição de uma Agenda Europeia para a Educação de Adultos que integra um conjunto de prioridades e propostas em torno da qualidade e participação. Procuramos documentar a progressiva visibilidade da educação de adultos, a par da centralidade acrescida da educação ao longo da vida nas políticas europeias e em paralelo com um mandato e alcance associados à sua referenciação predominante à esfera económica. O balanço intercalar, em 2015, do Programa Educação & Formação 2020 sugere que, a manter-se o rumo seguido, é pouco provável a ampliação significativa da participação da população adulta em educação e parece mais plausível que ocorram avanços na regulação da educação de adultos nos termos de um mercado.In this text, we work with the issue of Europeanisation of public policies in the European Union (EU) to signal pathways and processes by which adult education has been constituted as an area of intervention and as a component of the European education policy. For almost twenty years, we have identified four key moments in the constitution of a European Agenda for Adult Learning, which integrates a set of priorities and proposals around quality and participation. We try to document the gradual visibility of adult education, together with the increased centrality of lifelong learning in European policies and in parallel with a mandate and a scope associated with their predominant referral to the economic sphere. The mid-term review, in 2015, of the Education & Training 2020 Programme suggests that, if the same action course is followed, it is unlikely to achieve a significant increase in the participation of the adult population in education and it seems more plausible that take place some advances on the regulation of adult education in terms of a market.En este texto movilizamos la problemática de la europeización de las políticas públicas en la Unión Europea para señalar recorridos y procesos de constitución de la educación de adultos como área de intervención y como componente del sector y de la política europea de educación. Desde hace casi veinte años, identificamos cuatro momentos clave en la constitución de una Agenda Europea para la Educación de Adultos que integra un conjunto de prioridades y propuestas en torno de la calidad y participación. Intentamos documentar la progresiva visibilidad de la educación de adultos, conjuntamente con la centralidad añadida de la educación a lo largo de la vida en las políticas europeas y en paralelo con un mandato y alcance asociados a su referenciación predominante en la esfera económica. El balance intercalar, en 2015, del Programa Educación & Formación 2020 sugiere que, al mantenerse el rumbo seguido, la ampliación significativa de la participación de la populación adulta en educación es poco probable y parece más plausible que ocurran avanzos en la regulación de la educación de adultos en los términos de un mercado.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade do MinhoAntunes, Fátima20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55420porAntunes, Fátima (2016). Europeização e educação de adultos: apontamentos. Laplage em Revista, vol. 2, nº 4, pp. 22-352446-62202446-622010.24115/S2446-6220201621117p.22-35http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/117info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:57.361651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Europeização e educação de adultos: apontamentos
Europeanisation and adult education: brief notes
Europeización y educación de adultos: apuntamientos
title Europeização e educação de adultos: apontamentos
spellingShingle Europeização e educação de adultos: apontamentos
Antunes, Fátima
Europeização
Educação ao longo da vida
Agência Europeia para a Educação de Adultos
Educação & Formação 2020
Educação de adultos
Europeanization
Adult education
Lifelong learning
European Agenda for Adult Learning
Education & Training 2020
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Europeização e educação de adultos: apontamentos
title_full Europeização e educação de adultos: apontamentos
title_fullStr Europeização e educação de adultos: apontamentos
title_full_unstemmed Europeização e educação de adultos: apontamentos
title_sort Europeização e educação de adultos: apontamentos
author Antunes, Fátima
author_facet Antunes, Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Europeização
Educação ao longo da vida
Agência Europeia para a Educação de Adultos
Educação & Formação 2020
Educação de adultos
Europeanization
Adult education
Lifelong learning
European Agenda for Adult Learning
Education & Training 2020
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Europeização
Educação ao longo da vida
Agência Europeia para a Educação de Adultos
Educação & Formação 2020
Educação de adultos
Europeanization
Adult education
Lifelong learning
European Agenda for Adult Learning
Education & Training 2020
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description Neste texto mobilizamos a problemática da europeização das políticas públicas na União Europeia para sinalizar percursos e processos de constituição da educação de adultos como área de intervenção e como componente do setor e da política europeia de educação. Desde há cerca de vinte anos, identificamos quatro momentos-chave na constituição de uma Agenda Europeia para a Educação de Adultos que integra um conjunto de prioridades e propostas em torno da qualidade e participação. Procuramos documentar a progressiva visibilidade da educação de adultos, a par da centralidade acrescida da educação ao longo da vida nas políticas europeias e em paralelo com um mandato e alcance associados à sua referenciação predominante à esfera económica. O balanço intercalar, em 2015, do Programa Educação & Formação 2020 sugere que, a manter-se o rumo seguido, é pouco provável a ampliação significativa da participação da população adulta em educação e parece mais plausível que ocorram avanços na regulação da educação de adultos nos termos de um mercado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55420
url http://hdl.handle.net/1822/55420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, Fátima (2016). Europeização e educação de adultos: apontamentos. Laplage em Revista, vol. 2, nº 4, pp. 22-35
2446-6220
2446-6220
10.24115/S2446-6220201621117p.22-35
http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132633252233216