Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quirino, Isabel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/12718
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do Desenvolvimento Vocacional, apresentada por Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
id RCAP_af7e37cab8c7957c03fdbaf684c43d72
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/12718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridadeintervenção vocacional no ensino secundáriojob shadowingexploração vocacionaleficácia da intervenção vocacionalDissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do Desenvolvimento Vocacional, apresentada por Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.No final do ensino secundário, os estudantes que frequentam cursos científico-humanísticos são confrontados com a necessidade de tomar uma decisão relativa à escolha de um percurso na formação profissional ou no ensino superior, constatando-se que muitos procuram a intervenção vocacional para obter informação sobre as oportunidades futuras que se abrem a partir de cada uma das opções possíveis, em termos de saídas profissionais. Na verdade, porém, providenciar experiências que permitam aceder a informação sobre ocupações e carreiras é um enorme desafio no mundo em mudança que caracteriza as modernas sociedades ocidentais. A partir dos trabalhos de A. G. Watts (1996) no Reino Unido e de intervenções desenvolvidas nos EUA após a publicação da iniciativa legislativa School-to-Work Opportunities Act (1994), encontrámos na técnica do job shadowing uma inovadora modalidade de exploração do mundo do trabalho e das profissões a implementar em contexto escolar pelos Serviços de Psicologia e Orientação. Conscientes da importância da construção de uma prática vocacional baseada em estudos empírico rigorosamente controlados (Silva, 2004a), propusemo-nos investigar o impacto do job shadowing no desenvolvimento vocacional dos estudantes do 12º ano de escolaridade e, especificamente, o contributo relativo dos seus dois componentes nucleares, a experiência de job shadowing e a reflexão sobre a experiência. Nesse sentido, foi construída e implementada uma intervenção vocacional organizada em torno da técnica do job shadowing, denominada “Projecto Job Shadowing – Queres conhecer uma profissão?”, como suporte ao plano de investigação quasi-experimental desenvolvido numa amostra de 190 estudantes do 12º ano de escolaridade a frequentar cursos científico-humanísticos em escolas secundárias de Portimão e Lagos, com recurso a medidas pré e pós-teste, dois grupos experimentais e um grupo controlo. Foram utilizados os instrumentos: Escala de Atitudes de Carreira – Revista (J.T. Silva, U. Coimbra), Escala de Auto Eficácia na Tomada de Decisão Vocacional (M.P. Paixão, U. Coimbra), Escala de Atitudes relativamente ao Futuro (M.P. Paixão, U. Coimbra) e Escala de Atribuições para a Carreira (I. Janeiro, U. Lisboa). Recorrendo à análise de co-variância univariada (ANCOVA), concluiu-se que a técnica do job shadowing apresenta um impacto significativo nas atitudes de carreira, quando se conjugam os componentes experiência + reflexão; bem como na percepção de auto-eficácia na tomada de decisão vocacional, sendo que nesta dimensão a conjugação dos componentes experiência + reflexão produz melhores resultados do que a experiência e esta, por seu turno, produz melhores resultados do que a ausência de intervenção. O impacto sobre a atitude afectiva face ao futuro não foi considerado significativo e não se observou qualquer impacto nas atribuições de carreira. Discute-se o contributo da presente investigação para a construção e o aperfeiçoamento de modelos de intervenção que efectivamente promovam o desenvolvimento vocacional dos adolescentes e jovens em contexto escolar e analisam-se as implicações que dela decorrem para futuras investigações neste domínio.At the end of high school, students who attend general courses are faced with the need to take a decision on whether to choose a path in vocational training or in higher education, and many seek vocational intervention for information about future opportunities, in terms of occupations and careers. However, to provide experiences that allow access to information about occupations and careers is an enormous challenge in a changing world, which characterizes the modern Western societies. Inspired by A. G. Watts (1996) in the UK and by the federal interventions developed in the USA after the publication of the School-to-Work Opportunities Act (1994), we have found in the job shadowing technique an innovative mode of exploration of the world of work, that school counselors (Serviços de Psicologia e Orientação) can implement in the context of high schools. Acknowledging the importance of building a research-based vocational practice, that is, a practice based on strictly controlled empirical studies (Silva, 2004a), we analysed the impact of the job shadowing technique in senior high school students’ vocational development and, specifically, the relative contribution of its two core components, the experience of job shadowing and the reflection (or debriefing) about the experience of job shadowing. We thus built and implemented a vocational intervention using the job shadowing technique, named “Project Job Shadowing – Would you like to know a profession? ”, as a support to a quasiexperimental research design carried out with a sample of 190 senior high school students from Portimão and Lagos, using measures pre- and post-test, two experimental groups and a control group. Data was collected via the use of the following instruments: Escala de Atitudes de Carreira (J.T. Silva, U. Coimbra), Escala de Auto-Eficácia na Tomada de Decisão Vocacional (M.P. Paixão, U. Coimbra), Escala de Atitudes relativamente ao Futuro (M.P. Paixão, U. Coimbra) and Escala de Atribuições de Carreira (I. Janeiro, U. Lisboa). Using the ANCOVA, it was concluded that the technique of job shadowing bears a significant impact on career attitudes, when using its two core components experience + reflection; the combination of components reflection + experience produces better results than the experience, and experience, in turn, produces better results than the absence of intervention, on the career decision-making self-efficacy. The impact on the affective attitudes towards the future was not considered significant, and it was not observed any impact on career attributions. Finally, we present the contribution of this study for the construction of intervention models that effectively promote adolescents and youth’ vocational development in high schools’ context, and the implications for future investigations in this area are discussed.2010-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/12718http://hdl.handle.net/10316/12718porQuirino, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/12718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:59.309861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade
title Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade
spellingShingle Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade
Quirino, Isabel
intervenção vocacional no ensino secundário
job shadowing
exploração vocacional
eficácia da intervenção vocacional
title_short Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade
title_full Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade
title_fullStr Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade
title_full_unstemmed Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade
title_sort Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade
author Quirino, Isabel
author_facet Quirino, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quirino, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv intervenção vocacional no ensino secundário
job shadowing
exploração vocacional
eficácia da intervenção vocacional
topic intervenção vocacional no ensino secundário
job shadowing
exploração vocacional
eficácia da intervenção vocacional
description Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do Desenvolvimento Vocacional, apresentada por Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/12718
http://hdl.handle.net/10316/12718
url http://hdl.handle.net/10316/12718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133769988308992