Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Cecília
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3309
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_af82e0cd546e56e71651a40c87508657
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem onlineComunidades virtuaisComunicação virtualMotores de buscaMotores de buscaWeb 3.0SemânticaEnsino virtualRecursos educacionais abertosSocial-semantic webOERIdentityPersonalizationEthicsDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade AbertaA evolução tecnológica tem mostrado que as mudanças são cada vez maiores, mais rápidas e disruptivas. Espelhando o mundo habitado pelo ser humano, a web 2.0 trouxe as dimensões da abertura, partilha e colaboração centrando a ação dos indivíduos nos inter-relacionamentos pessoais colocando-os a interagir, em comunidades diferenciadas, através de ferramentas virtuais (colaborativas). A criação de uma identidade (virtual) narrativa (conectiva) manifesta-se neste estar em rede, muitas vezes visto na sua dimensão de fragilidade ou fluidez relacional capazes de conduzir a uma massificação humana. Porém aquilo que a tecnologia potencia (recolocada no seu devido lugar ao instrumento cabe apenas a utilidade) depende da intencionalidade da utilização do instrumento aliada à responsabilidade humana capaz de prever e analisar consequências. As dimensões pessoal e social possibilitadas pela web 2.0 serão potenciadas pela capacidade da tecnologia semântica presente na web 3.0. A personalização que a tecnologia inteligente é capaz de implementar será visível em dimensões díspares possibilitadas pela nuvem (Cloud) de dados (Big Data) abertos (Open) e ligados (Linked), capazes de reproduzir e, ao mesmo tempo, de rastrear comportamentos. Comportando uma abordagem teórica sobre as aplicações semânticas tanto em termos gerais como em termos educacionais, a investigação avança sobre um estudo de caso. ‘Serendipity’ é um protótipo social-semântico criado na Universidad Tecnica Particular de Loja no Equador; pesquisador inteligente de Recursos Educacionais Abertos OpenCouseWare este motor de busca privilegia as potencialidades da abertura da web 2.0 ao que junta uma arquitetura e linguagem semântica. Desta sinergia surge uma personalização da pesquisa pelo nível de utilidade de que ela é capaz. Cada vez mais aberta e personalizada a tecnologia semântica traz para a educação o reequacionar da aprendizagem e, assim, das posições dos seus agentes, para a pessoa uma integração das narrativas construídas pelo agente na descoberta do plano da alteridade reconsiderando-se a dialética deontológico - utilitarista que, para a sociedade, tornará possível uma maior humanização capaz de, ao limite, permitir uma mudança paradigmática. Ao ser humano cabe a decisão; à máquina, extensão e incremento das suas capacidades, caberá a utilidade de responder de forma, cada vez mais automatizada, às necessidades da humanidade e ou aos caprichos do ser humano. Como resultado de toda a investigação são feitas algumas recomendações às academias que terão de rever as suas funções, bem como as que dela fazem parte.Technological developments have shown changes are bigger, faster and more disruptive. Reflecting the human world, web 2.0 brought openness, sharing and collaboration dimensions focusing action of individuals in inter-personal relationships by putting them to interact in different communities through virtual tools (collaborative). The creation of a narrative (connective) identity (virtual) manifests this being networked, often seen in its dimension of fragility or fluidity relational able to lead to a human massification. However what technology enhances (replaced in its place to the instrument fits just the utility) depends on the intention of using the instrument coupled with human responsibility able to predict and analyze consequences. The personal and social dimensions made possible by web 2.0 will be enhanced by the ability of the technology present in the semantic web 3.0. The customization that smart technology is able to implement will be visible in dissimilar dimensions made possible by the Linked Open Data Cloud, able to reproduce and at the same time, to track behaviors. Involving a theoretical approach to the semantic applications both in general matter as educational, this research advances to a case study. 'Serendipity' is a socialsemantic prototype created in the Universidad Tecnica Particular de Loja in Ecuador; Intelligent researcher of Open Educational Resources OpenCouseWare this search engine emphasizes the potential openness of Web 2.0 adding a semantic architecture and language. By this synergy arises customization of search through the utility level that it is capable. Increasingly open and personalized semantic technology brings to education the rethink of learning and so the review positions of its agents, to the person an integration of narratives elaborated by the agent in the discovery of otherness reconsidering the plan reconsidering the deontological and utilitarian dialectics that, for society, will enable a more humanization allowing a paradigm shift. To the human been gets to decide; to the machine, extension and an increase of human capabilities, it will be up the utility to respond, increasingly automated, to the needs of humanity or to the Man whims. As a result of all research some recommendations are made to Academies that wich have to review its functions, as well as those that are part of it.Teixeira, AntónioRepositório AbertoTomás, Cecília2014-07-08T14:14:01Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3309TID:201140055porTomás, Cecília - Web semântica e personalização [Em linha] : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online. Lisboa : [s.n.], 2013. 208 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:12Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:36.525422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online
title Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online
spellingShingle Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online
Tomás, Cecília
Comunidades virtuais
Comunicação virtual
Motores de busca
Motores de busca
Web 3.0
Semântica
Ensino virtual
Recursos educacionais abertos
Social-semantic web
OER
Identity
Personalization
Ethics
title_short Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online
title_full Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online
title_fullStr Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online
title_full_unstemmed Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online
title_sort Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online
author Tomás, Cecília
author_facet Tomás, Cecília
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, António
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades virtuais
Comunicação virtual
Motores de busca
Motores de busca
Web 3.0
Semântica
Ensino virtual
Recursos educacionais abertos
Social-semantic web
OER
Identity
Personalization
Ethics
topic Comunidades virtuais
Comunicação virtual
Motores de busca
Motores de busca
Web 3.0
Semântica
Ensino virtual
Recursos educacionais abertos
Social-semantic web
OER
Identity
Personalization
Ethics
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-07-08T14:14:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3309
TID:201140055
url http://hdl.handle.net/10400.2/3309
identifier_str_mv TID:201140055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tomás, Cecília - Web semântica e personalização [Em linha] : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online. Lisboa : [s.n.], 2013. 208 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135016443183104