O potencial da inteligência artificial para o desenvolvimento e competitividade das empresas : uma perspetiva da gestão e da perceção da população
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34767 |
Resumo: | Não é possível ficar indiferente às enormes potencialidades que a IA tem vindo a revelar, que se inicialmente podiam não demonstrar grandes impactos a nível prático, recentemente têm vindo a revolucionar não só o dia a dia de toda a população, como também o ambiente empresarial e quem nele opera. Assim, a presente dissertação de mestrado foi desenvolvida tendo por base dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, por forma a identificar qual o potencial da IA para o desenvolvimento e competitividade das empresas, realizou-se uma revisão de literatura que adotou a abordagem scoping review, onde se identificou e agrupou, de forma clara e rigorosa, as principais vantagens e implicações do uso de IA no local de trabalho. E, em segundo lugar, através da realização de um inquérito por questionário, analisado por meio de testes de hipóteses, procurou-se perceber qual a perspetiva da população face a esta dinâmica. A análise das duas perspetivas permitiu concluir que a IA é, sem dúvida, capaz de elevar as organizações a um novo patamar, tornando-as mais competitivas no mercado e possibilitando a criação de valor, seja pela sua capacidade de auxiliar os colaboradores, permitindo aumentos de produtividade, pela melhoria na experiência do consumidor ou até na previsão e resolução de problemas. No entanto, para que se possa tirar o melhor partido desta junção, é necessária, por parte das empresas, uma boa estratégia de adaptação e sobretudo uma grande capacidade para auxiliar os seus colaboradores, uma vez que estes ainda têm receio do uso de IA e não sentem que têm todas as competências necessárias para a sua utilização, não esquecendo o sentimento de incerteza face à perspetiva de diminuição dos postos de trabalho. |
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O potencial da inteligência artificial para o desenvolvimento e competitividade das empresas : uma perspetiva da gestão e da perceção da populaçãoInteligência artificialMachine learningGestãoCompetitividadePerspetivaPopulaçãoArtificial intelligenceManagementCompetitivenessPerspectivePeopleDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNão é possível ficar indiferente às enormes potencialidades que a IA tem vindo a revelar, que se inicialmente podiam não demonstrar grandes impactos a nível prático, recentemente têm vindo a revolucionar não só o dia a dia de toda a população, como também o ambiente empresarial e quem nele opera. Assim, a presente dissertação de mestrado foi desenvolvida tendo por base dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, por forma a identificar qual o potencial da IA para o desenvolvimento e competitividade das empresas, realizou-se uma revisão de literatura que adotou a abordagem scoping review, onde se identificou e agrupou, de forma clara e rigorosa, as principais vantagens e implicações do uso de IA no local de trabalho. E, em segundo lugar, através da realização de um inquérito por questionário, analisado por meio de testes de hipóteses, procurou-se perceber qual a perspetiva da população face a esta dinâmica. A análise das duas perspetivas permitiu concluir que a IA é, sem dúvida, capaz de elevar as organizações a um novo patamar, tornando-as mais competitivas no mercado e possibilitando a criação de valor, seja pela sua capacidade de auxiliar os colaboradores, permitindo aumentos de produtividade, pela melhoria na experiência do consumidor ou até na previsão e resolução de problemas. No entanto, para que se possa tirar o melhor partido desta junção, é necessária, por parte das empresas, uma boa estratégia de adaptação e sobretudo uma grande capacidade para auxiliar os seus colaboradores, uma vez que estes ainda têm receio do uso de IA e não sentem que têm todas as competências necessárias para a sua utilização, não esquecendo o sentimento de incerteza face à perspetiva de diminuição dos postos de trabalho.It is impossible to remain unaware of the enormous potential that AI has been revealing, which initially might not have shown great impacts at a practical level, but recently has been revolutionizing not only the daily lives of the entire population, but also the business environment and those who operate in it. Thus, this master thesis was developed based on two major objectives. Firstly, in order to identify the potential of AI for the development and competitiveness of companies, a literature review was carried out adopting the scoping review approach, where the main advantages and implications of the AI’s use in the workplace were identified and grouped in a clear and rigorous way. And, secondly, through a questionnaire survey, analyzed by means of hypothesis testing, it was tried to understand the population's perspective about this dynamic. With the analysis of the two perspectives, it was possible to conclude that AI is undoubtedly capable of taking organizations to a new level, making them more competitive in the market and enabling the creation of value, either by its ability to assist employees, allowing productivity increases, by improving the consumer experience or even by predicting and solving problems. However, in order to make the best use of this union, companies need a good adaptation strategy and, above all, a great ability to help their employees, as they are still afraid of using AI and do not feel they have all the necessary skills for its use, not forgetting the feeling of uncertainty at the prospect of job cuts.Andrade, António Manuel Valente deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Beatriz Filipa dos Santos2021-09-13T11:27:19Z2021-07-062021-032021-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34767TID:202749096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:11.525630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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