A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Teresa Proença
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/996
Resumo: O presente estudo pretende caracterizar o trabalho desenvolvido por professores, em parceria pedagógica, na área das Ciências Físicas e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico. Esta problemática será enquadrada nas tendências actuais de mudança que se verificam em áreas como o currículo, gestão curricular e colaboração docente. Ao entrar em vigor a Reorganização Curricular do Ensino Básico, na sequência da aprovação do Decreto-Lei n.º 6/2001 de 18 de Janeiro, algumas alterações foram introduzidas no que respeita ao Ensino das Ciências e que são estabelecidas com a publicação das Competências Essenciais para o Ensino Básico e das Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais para o 3º Ciclo do Ensino Básico. Esta Reorganização Curricular surge na tentativa de encontrar respostas aos problemas diagnosticados pelo Projecto de Reflexão Partilhada sobre os Currículos do Ensino Básico da responsabilidade do Ministério da Educação. Um dos aspectos apontados como mais negativo do nosso sistema educativo foi o da deficiente articulação entre os três ciclos do Ensino Básico, e a compartimentação dos saberes em disciplinas estanques nomeadamente ao nível dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. As Ciências Físicas e Naturais surgem, neste contexto, como uma área que tem de ser pensada em função de jovens que se pretendem informados e com capacidade de intervenção crítica face à evolução científica. As alterações, que preconizam uma visão holística e integrada do Ensino das Ciências, assumem-se como referências para a produção de conhecimento sobre as potencialidades e eventuais dificuldades de professores de Ciências Físicas e Naturais, ao nível do 3º Ciclo do Ensino Básico, que leccionam em co-docência. O estudo teve um primeiro momento em se pretendeu saber quais as escolas da zona de acção da Direcção Regional de Educação do Centro que diziam estar a trabalhar colaborativamente o currículo das CFN, bem como compreender as razões que prevaleceram na tomada dessa decisão. A identificação de uma potencial escola para estudo era a finalidade principal, deste momento do estudo. No segundo momento do estudo, e através de uma metodologia de estudo de caso, analisou-se o trabalho em colaboração de um par pedagógico na implementação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de identificar as representações que as professoras têm acerca deste tipo de leccionação, de caracterizar o trabalho desenvolvido e de identificar as potencialidades e dificuldades reconhecidas da co-docência. Os resultados sugerem que as professoras participantes do estudo manifestam uma tendência para implementarem de forma colaborativa o Currículo das Ciências e que reflectem sobre a experiência. Os resultados também parecem indicar que essa colaboração é pontual, mas considerada pelas docentes como proveitosa e gratificante, dadas as potencialidades apontadas e dada a dificuldade, das mesmas, em apresentar constrangimentos em relação à leccionação em co-docência. Em termos de potencialidades reconhecidas é indicada a interdisciplinaridade como a grande vantagem, por permitir criar e desenvolver uma visão holística das Ciências. A condição identificada como essencial para que uma parceria pedagógica resulte, é a condição humana. Segundo estas docentes, é fundamental que exista uma boa relação profissional e que haja empatia entre os professores que se propõem trabalhar em conjunto, afirmando que as condições físicas e as condições administrativas não condicionam esta prática. Em jeito de reflexão geral, pode dizer-se que o par pedagógico estudado trabalha em colaboração, tanto ao nível do planeamento, como da acção e da reflexão. ABSTRACT: The present study aims to characterise the work performed by teachers, while working in classroom partnership situations, within the area of Physical and Natural Sciences teaching, at intermediate (12-15 year old students) levels. This theme will be regarded upon in the light of the new tendencies of change on what concerns areas, such as curriculum, curricular management and teacher cooperation. With the new Curricular Reorganisation of the Pre-Secondary Teaching, some changes have been introduced in the teaching of Sciences. These changes have been laid out in the Essential Competencies and in the Curricular Guidelines for the Teaching of Sciences, for the intermediate (12-15 years old) level of teaching. This Curricular Reorganisation is being promoted as an attempt to find answers to some serious problems, which have been diagnosed by the Education Ministry’s multidisciplinary Curricula Analysis Team. One of the aspects, which have been considered to be the most negative in our educational system, is the defective synchronization between the three levels of the Portuguese Compulsory Education System. Moreover, the compartmentalization of skills within detached subjects is a critical intervention area. The Physical and Natural Sciences appear, within this context, as an area which must be thought out and based upon teenagers that should be both well informed, as well as able to critically respond to scientific evolution. The changes that envelop a holistic and integrated vision of the teaching of Sciences take on the role of references for the production of knowledge on the aptitudes and eventual difficulties of Physical and Natural Sciences Teachers, at an Intermediate (12-15 year old students) level, while working in co-teaching situations within the classroom. The study had a first moment where we intended to know which schools in the action zone of the Direcção Geral de Educação do Centro were said to be performing collaborative work in the curriculum of Physical and Natural Sciences, as well as understanding the reasons that had prevailed in this decision. The main purpose of this first moment was to identify one potencial school for the study. In the second moment of this study, the cooperative work of a pedagogic pair (i.e. two science teachers sharing the same classroom) is analysed through a case study methodology, with the purposes of identifying the teachers’ evaluation of this type of teaching; characterising the developed work and identifying the recognised possibilities and difficulties of the co-teaching method, when applied to the teaching of Natural and Physical Sciences at an intermediate (12-15 year old students) level. The results suggest that the participating teachers tend to carry out the Sciences Curriculum’s implementation in a collaborative manner, and that they reflect on the experience afterwards. These results also seem to point out to the fact that although this collaboration is sporadic, it is considered by the teachers to be fruitful and rewarding, given both the identified possibilities and their difficulty to isolate any inhibitions on what co-teaching methods are concerned. As for the recognised potential, interdisciplinary teaching co-ordination is seen as the greatest advantage, since it allows the creation and development of a holistic view of Sciences. Nevertheless, the condition that has been identified as paramount for the effectiveness of any pedagogic partnership was the human factor. According to the teachers, a good working relationship is essential, as well as some degree of professional empathy between the teachers willing to work together in the same classroom, provided that the physical and school management conditions do not get in the way of this pedagogic praxis. In conclusion, we can state that the studied pedagogic pair is working in a collaborative way, on what concerns planning, acting and praxis evaluation.
id RCAP_af8d14d3dc776b49e9089602782fb5b4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de casoGestão curricularDesenvolvimento dos currículosProfissão docenteEnsino das ciênciasO presente estudo pretende caracterizar o trabalho desenvolvido por professores, em parceria pedagógica, na área das Ciências Físicas e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico. Esta problemática será enquadrada nas tendências actuais de mudança que se verificam em áreas como o currículo, gestão curricular e colaboração docente. Ao entrar em vigor a Reorganização Curricular do Ensino Básico, na sequência da aprovação do Decreto-Lei n.º 6/2001 de 18 de Janeiro, algumas alterações foram introduzidas no que respeita ao Ensino das Ciências e que são estabelecidas com a publicação das Competências Essenciais para o Ensino Básico e das Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais para o 3º Ciclo do Ensino Básico. Esta Reorganização Curricular surge na tentativa de encontrar respostas aos problemas diagnosticados pelo Projecto de Reflexão Partilhada sobre os Currículos do Ensino Básico da responsabilidade do Ministério da Educação. Um dos aspectos apontados como mais negativo do nosso sistema educativo foi o da deficiente articulação entre os três ciclos do Ensino Básico, e a compartimentação dos saberes em disciplinas estanques nomeadamente ao nível dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. As Ciências Físicas e Naturais surgem, neste contexto, como uma área que tem de ser pensada em função de jovens que se pretendem informados e com capacidade de intervenção crítica face à evolução científica. As alterações, que preconizam uma visão holística e integrada do Ensino das Ciências, assumem-se como referências para a produção de conhecimento sobre as potencialidades e eventuais dificuldades de professores de Ciências Físicas e Naturais, ao nível do 3º Ciclo do Ensino Básico, que leccionam em co-docência. O estudo teve um primeiro momento em se pretendeu saber quais as escolas da zona de acção da Direcção Regional de Educação do Centro que diziam estar a trabalhar colaborativamente o currículo das CFN, bem como compreender as razões que prevaleceram na tomada dessa decisão. A identificação de uma potencial escola para estudo era a finalidade principal, deste momento do estudo. No segundo momento do estudo, e através de uma metodologia de estudo de caso, analisou-se o trabalho em colaboração de um par pedagógico na implementação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de identificar as representações que as professoras têm acerca deste tipo de leccionação, de caracterizar o trabalho desenvolvido e de identificar as potencialidades e dificuldades reconhecidas da co-docência. Os resultados sugerem que as professoras participantes do estudo manifestam uma tendência para implementarem de forma colaborativa o Currículo das Ciências e que reflectem sobre a experiência. Os resultados também parecem indicar que essa colaboração é pontual, mas considerada pelas docentes como proveitosa e gratificante, dadas as potencialidades apontadas e dada a dificuldade, das mesmas, em apresentar constrangimentos em relação à leccionação em co-docência. Em termos de potencialidades reconhecidas é indicada a interdisciplinaridade como a grande vantagem, por permitir criar e desenvolver uma visão holística das Ciências. A condição identificada como essencial para que uma parceria pedagógica resulte, é a condição humana. Segundo estas docentes, é fundamental que exista uma boa relação profissional e que haja empatia entre os professores que se propõem trabalhar em conjunto, afirmando que as condições físicas e as condições administrativas não condicionam esta prática. Em jeito de reflexão geral, pode dizer-se que o par pedagógico estudado trabalha em colaboração, tanto ao nível do planeamento, como da acção e da reflexão. ABSTRACT: The present study aims to characterise the work performed by teachers, while working in classroom partnership situations, within the area of Physical and Natural Sciences teaching, at intermediate (12-15 year old students) levels. This theme will be regarded upon in the light of the new tendencies of change on what concerns areas, such as curriculum, curricular management and teacher cooperation. With the new Curricular Reorganisation of the Pre-Secondary Teaching, some changes have been introduced in the teaching of Sciences. These changes have been laid out in the Essential Competencies and in the Curricular Guidelines for the Teaching of Sciences, for the intermediate (12-15 years old) level of teaching. This Curricular Reorganisation is being promoted as an attempt to find answers to some serious problems, which have been diagnosed by the Education Ministry’s multidisciplinary Curricula Analysis Team. One of the aspects, which have been considered to be the most negative in our educational system, is the defective synchronization between the three levels of the Portuguese Compulsory Education System. Moreover, the compartmentalization of skills within detached subjects is a critical intervention area. The Physical and Natural Sciences appear, within this context, as an area which must be thought out and based upon teenagers that should be both well informed, as well as able to critically respond to scientific evolution. The changes that envelop a holistic and integrated vision of the teaching of Sciences take on the role of references for the production of knowledge on the aptitudes and eventual difficulties of Physical and Natural Sciences Teachers, at an Intermediate (12-15 year old students) level, while working in co-teaching situations within the classroom. The study had a first moment where we intended to know which schools in the action zone of the Direcção Geral de Educação do Centro were said to be performing collaborative work in the curriculum of Physical and Natural Sciences, as well as understanding the reasons that had prevailed in this decision. The main purpose of this first moment was to identify one potencial school for the study. In the second moment of this study, the cooperative work of a pedagogic pair (i.e. two science teachers sharing the same classroom) is analysed through a case study methodology, with the purposes of identifying the teachers’ evaluation of this type of teaching; characterising the developed work and identifying the recognised possibilities and difficulties of the co-teaching method, when applied to the teaching of Natural and Physical Sciences at an intermediate (12-15 year old students) level. The results suggest that the participating teachers tend to carry out the Sciences Curriculum’s implementation in a collaborative manner, and that they reflect on the experience afterwards. These results also seem to point out to the fact that although this collaboration is sporadic, it is considered by the teachers to be fruitful and rewarding, given both the identified possibilities and their difficulty to isolate any inhibitions on what co-teaching methods are concerned. As for the recognised potential, interdisciplinary teaching co-ordination is seen as the greatest advantage, since it allows the creation and development of a holistic view of Sciences. Nevertheless, the condition that has been identified as paramount for the effectiveness of any pedagogic partnership was the human factor. According to the teachers, a good working relationship is essential, as well as some degree of professional empathy between the teachers willing to work together in the same classroom, provided that the physical and school management conditions do not get in the way of this pedagogic praxis. In conclusion, we can state that the studied pedagogic pair is working in a collaborative way, on what concerns planning, acting and praxis evaluation.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:30:16Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/996porFerreira, Ana Teresa Proençainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:17Zoai:ria.ua.pt:10773/996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:47.317382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de caso
title A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de caso
spellingShingle A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de caso
Ferreira, Ana Teresa Proença
Gestão curricular
Desenvolvimento dos currículos
Profissão docente
Ensino das ciências
title_short A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de caso
title_full A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de caso
title_fullStr A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de caso
title_full_unstemmed A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de caso
title_sort A co-docência na área das ciências físicas e naturais : um estudo de caso
author Ferreira, Ana Teresa Proença
author_facet Ferreira, Ana Teresa Proença
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Teresa Proença
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão curricular
Desenvolvimento dos currículos
Profissão docente
Ensino das ciências
topic Gestão curricular
Desenvolvimento dos currículos
Profissão docente
Ensino das ciências
description O presente estudo pretende caracterizar o trabalho desenvolvido por professores, em parceria pedagógica, na área das Ciências Físicas e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico. Esta problemática será enquadrada nas tendências actuais de mudança que se verificam em áreas como o currículo, gestão curricular e colaboração docente. Ao entrar em vigor a Reorganização Curricular do Ensino Básico, na sequência da aprovação do Decreto-Lei n.º 6/2001 de 18 de Janeiro, algumas alterações foram introduzidas no que respeita ao Ensino das Ciências e que são estabelecidas com a publicação das Competências Essenciais para o Ensino Básico e das Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais para o 3º Ciclo do Ensino Básico. Esta Reorganização Curricular surge na tentativa de encontrar respostas aos problemas diagnosticados pelo Projecto de Reflexão Partilhada sobre os Currículos do Ensino Básico da responsabilidade do Ministério da Educação. Um dos aspectos apontados como mais negativo do nosso sistema educativo foi o da deficiente articulação entre os três ciclos do Ensino Básico, e a compartimentação dos saberes em disciplinas estanques nomeadamente ao nível dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. As Ciências Físicas e Naturais surgem, neste contexto, como uma área que tem de ser pensada em função de jovens que se pretendem informados e com capacidade de intervenção crítica face à evolução científica. As alterações, que preconizam uma visão holística e integrada do Ensino das Ciências, assumem-se como referências para a produção de conhecimento sobre as potencialidades e eventuais dificuldades de professores de Ciências Físicas e Naturais, ao nível do 3º Ciclo do Ensino Básico, que leccionam em co-docência. O estudo teve um primeiro momento em se pretendeu saber quais as escolas da zona de acção da Direcção Regional de Educação do Centro que diziam estar a trabalhar colaborativamente o currículo das CFN, bem como compreender as razões que prevaleceram na tomada dessa decisão. A identificação de uma potencial escola para estudo era a finalidade principal, deste momento do estudo. No segundo momento do estudo, e através de uma metodologia de estudo de caso, analisou-se o trabalho em colaboração de um par pedagógico na implementação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de identificar as representações que as professoras têm acerca deste tipo de leccionação, de caracterizar o trabalho desenvolvido e de identificar as potencialidades e dificuldades reconhecidas da co-docência. Os resultados sugerem que as professoras participantes do estudo manifestam uma tendência para implementarem de forma colaborativa o Currículo das Ciências e que reflectem sobre a experiência. Os resultados também parecem indicar que essa colaboração é pontual, mas considerada pelas docentes como proveitosa e gratificante, dadas as potencialidades apontadas e dada a dificuldade, das mesmas, em apresentar constrangimentos em relação à leccionação em co-docência. Em termos de potencialidades reconhecidas é indicada a interdisciplinaridade como a grande vantagem, por permitir criar e desenvolver uma visão holística das Ciências. A condição identificada como essencial para que uma parceria pedagógica resulte, é a condição humana. Segundo estas docentes, é fundamental que exista uma boa relação profissional e que haja empatia entre os professores que se propõem trabalhar em conjunto, afirmando que as condições físicas e as condições administrativas não condicionam esta prática. Em jeito de reflexão geral, pode dizer-se que o par pedagógico estudado trabalha em colaboração, tanto ao nível do planeamento, como da acção e da reflexão. ABSTRACT: The present study aims to characterise the work performed by teachers, while working in classroom partnership situations, within the area of Physical and Natural Sciences teaching, at intermediate (12-15 year old students) levels. This theme will be regarded upon in the light of the new tendencies of change on what concerns areas, such as curriculum, curricular management and teacher cooperation. With the new Curricular Reorganisation of the Pre-Secondary Teaching, some changes have been introduced in the teaching of Sciences. These changes have been laid out in the Essential Competencies and in the Curricular Guidelines for the Teaching of Sciences, for the intermediate (12-15 years old) level of teaching. This Curricular Reorganisation is being promoted as an attempt to find answers to some serious problems, which have been diagnosed by the Education Ministry’s multidisciplinary Curricula Analysis Team. One of the aspects, which have been considered to be the most negative in our educational system, is the defective synchronization between the three levels of the Portuguese Compulsory Education System. Moreover, the compartmentalization of skills within detached subjects is a critical intervention area. The Physical and Natural Sciences appear, within this context, as an area which must be thought out and based upon teenagers that should be both well informed, as well as able to critically respond to scientific evolution. The changes that envelop a holistic and integrated vision of the teaching of Sciences take on the role of references for the production of knowledge on the aptitudes and eventual difficulties of Physical and Natural Sciences Teachers, at an Intermediate (12-15 year old students) level, while working in co-teaching situations within the classroom. The study had a first moment where we intended to know which schools in the action zone of the Direcção Geral de Educação do Centro were said to be performing collaborative work in the curriculum of Physical and Natural Sciences, as well as understanding the reasons that had prevailed in this decision. The main purpose of this first moment was to identify one potencial school for the study. In the second moment of this study, the cooperative work of a pedagogic pair (i.e. two science teachers sharing the same classroom) is analysed through a case study methodology, with the purposes of identifying the teachers’ evaluation of this type of teaching; characterising the developed work and identifying the recognised possibilities and difficulties of the co-teaching method, when applied to the teaching of Natural and Physical Sciences at an intermediate (12-15 year old students) level. The results suggest that the participating teachers tend to carry out the Sciences Curriculum’s implementation in a collaborative manner, and that they reflect on the experience afterwards. These results also seem to point out to the fact that although this collaboration is sporadic, it is considered by the teachers to be fruitful and rewarding, given both the identified possibilities and their difficulty to isolate any inhibitions on what co-teaching methods are concerned. As for the recognised potential, interdisciplinary teaching co-ordination is seen as the greatest advantage, since it allows the creation and development of a holistic view of Sciences. Nevertheless, the condition that has been identified as paramount for the effectiveness of any pedagogic partnership was the human factor. According to the teachers, a good working relationship is essential, as well as some degree of professional empathy between the teachers willing to work together in the same classroom, provided that the physical and school management conditions do not get in the way of this pedagogic praxis. In conclusion, we can state that the studied pedagogic pair is working in a collaborative way, on what concerns planning, acting and praxis evaluation.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T13:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/996
url http://hdl.handle.net/10773/996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137447462830080