O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478 |
Resumo: | O escopo deste relato de experiência em sala de aula converge em três pontos: o primeiro ponto terá como foco, avaliação da disciplina de História e Cultura de África, aspectos gerais e em relação ao docente. O segundo vai tratar sobre a representação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Com o terceiro ponto, pretende-se acompanhar as trajetórias pessoais dos estudantes em torno da pesquisa orientada pelo professor. Os sujeitos pesquisados são estudantes do segundo ano do Instituto Superior de Artes, dos cursos de Artes Visuais e Design de Moda. As estratégias metodológicas da pesquisa compreenderam o uso de questionário, entrevistas individuais e coletivas, além de pesquisa bibliográfica e documental. |
id |
RCAP_af94e08b90485c0939e3a6c7aac14889 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigaçãoHistória e Cultura de África; avaliação; aprendizagem; investigação.O escopo deste relato de experiência em sala de aula converge em três pontos: o primeiro ponto terá como foco, avaliação da disciplina de História e Cultura de África, aspectos gerais e em relação ao docente. O segundo vai tratar sobre a representação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Com o terceiro ponto, pretende-se acompanhar as trajetórias pessoais dos estudantes em torno da pesquisa orientada pelo professor. Os sujeitos pesquisados são estudantes do segundo ano do Instituto Superior de Artes, dos cursos de Artes Visuais e Design de Moda. As estratégias metodológicas da pesquisa compreenderam o uso de questionário, entrevistas individuais e coletivas, além de pesquisa bibliográfica e documental.FLUP-CITCEM2021-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM2182-1097reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478/9578Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessAgostinho, Yuri Manuel Francisco2022-11-24T20:00:12Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:54.014925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação |
title |
O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação |
spellingShingle |
O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação Agostinho, Yuri Manuel Francisco História e Cultura de África; avaliação; aprendizagem; investigação. |
title_short |
O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação |
title_full |
O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação |
title_fullStr |
O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação |
title_full_unstemmed |
O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação |
title_sort |
O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação |
author |
Agostinho, Yuri Manuel Francisco |
author_facet |
Agostinho, Yuri Manuel Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostinho, Yuri Manuel Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e Cultura de África; avaliação; aprendizagem; investigação. |
topic |
História e Cultura de África; avaliação; aprendizagem; investigação. |
description |
O escopo deste relato de experiência em sala de aula converge em três pontos: o primeiro ponto terá como foco, avaliação da disciplina de História e Cultura de África, aspectos gerais e em relação ao docente. O segundo vai tratar sobre a representação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Com o terceiro ponto, pretende-se acompanhar as trajetórias pessoais dos estudantes em torno da pesquisa orientada pelo professor. Os sujeitos pesquisados são estudantes do segundo ano do Instituto Superior de Artes, dos cursos de Artes Visuais e Design de Moda. As estratégias metodológicas da pesquisa compreenderam o uso de questionário, entrevistas individuais e coletivas, além de pesquisa bibliográfica e documental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478 oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478 https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478/9578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP-CITCEM |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP-CITCEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM 2182-1097 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130603493261312 |