O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Yuri Manuel Francisco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478
Resumo: O escopo deste relato de experiência em sala de aula converge em três pontos: o primeiro ponto terá como foco, avaliação da disciplina de História e Cultura de África, aspectos gerais e em relação ao docente. O segundo vai tratar sobre a representação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Com o terceiro ponto, pretende-se acompanhar as trajetórias pessoais dos estudantes em torno da pesquisa orientada pelo professor. Os sujeitos pesquisados são estudantes do segundo ano do Instituto Superior de Artes, dos cursos de Artes Visuais e Design de Moda. As estratégias metodológicas da pesquisa compreenderam o uso de questionário, entrevistas individuais e coletivas, além de pesquisa bibliográfica e documental.
id RCAP_af94e08b90485c0939e3a6c7aac14889
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigaçãoHistória e Cultura de África; avaliação; aprendizagem; investigação.O escopo deste relato de experiência em sala de aula converge em três pontos: o primeiro ponto terá como foco, avaliação da disciplina de História e Cultura de África, aspectos gerais e em relação ao docente. O segundo vai tratar sobre a representação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Com o terceiro ponto, pretende-se acompanhar as trajetórias pessoais dos estudantes em torno da pesquisa orientada pelo professor. Os sujeitos pesquisados são estudantes do segundo ano do Instituto Superior de Artes, dos cursos de Artes Visuais e Design de Moda. As estratégias metodológicas da pesquisa compreenderam o uso de questionário, entrevistas individuais e coletivas, além de pesquisa bibliográfica e documental.FLUP-CITCEM2021-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM2182-1097reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478/9578Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessAgostinho, Yuri Manuel Francisco2022-11-24T20:00:12Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:54.014925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação
title O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação
spellingShingle O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação
Agostinho, Yuri Manuel Francisco
História e Cultura de África; avaliação; aprendizagem; investigação.
title_short O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação
title_full O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação
title_fullStr O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação
title_full_unstemmed O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação
title_sort O lugar da História e Cultura de África no espaço da sala de aula no ISART: avaliação, aprendizagem e investigação
author Agostinho, Yuri Manuel Francisco
author_facet Agostinho, Yuri Manuel Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Yuri Manuel Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv História e Cultura de África; avaliação; aprendizagem; investigação.
topic História e Cultura de África; avaliação; aprendizagem; investigação.
description O escopo deste relato de experiência em sala de aula converge em três pontos: o primeiro ponto terá como foco, avaliação da disciplina de História e Cultura de África, aspectos gerais e em relação ao docente. O segundo vai tratar sobre a representação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Com o terceiro ponto, pretende-se acompanhar as trajetórias pessoais dos estudantes em torno da pesquisa orientada pelo professor. Os sujeitos pesquisados são estudantes do segundo ano do Instituto Superior de Artes, dos cursos de Artes Visuais e Design de Moda. As estratégias metodológicas da pesquisa compreenderam o uso de questionário, entrevistas individuais e coletivas, além de pesquisa bibliográfica e documental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478
identifier_str_mv oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10478/9578
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP-CITCEM
publisher.none.fl_str_mv FLUP-CITCEM
dc.source.none.fl_str_mv CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM
2182-1097
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130603493261312