A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8585 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança |
id |
RCAP_af95fbdf754768e1999d3877ab993980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8585 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPantomimaMímicaExpressividadeTécnica de dança clássicaCoppéliaPantomimeMimeExpressionClassical dance techniqueRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaSendo a Dança um meio de comunicação e capacidade de expressar sentimentos, é essencial existir uma relação direta entre o público e o bailarino. A pantomima, como forma de expressão gestual e fisionómica que pode descrever acontecimentos, sentimentos e emoções no bailado clássico, é o mote deste estudo realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino de Dança. O estudo pretende promover a consciência do domínio técnico e artístico, socorrendo-se da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia. O estágio e o respetivo estudo realizaram-se na área de Técnica de Dança Clássica, com os alunos do 2º ano do Curso Básico de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. Serão sugeridas ferramentas de trabalho a nível técnico e artístico, explorando procedimentos para o desenvolvimento do caráter, presença e expressividade, para que o bailarino possa construir o seu papel em relação ao tempo, lugar e ação na história. No seguimento dos objetivos propostos, procurou-se compreender de que modo os alunos, deste grau de ensino, correspondem à aprendizagem de pantomima com a articulação na aula de Técnica de Dança Clássica. Teve-se em conta a exploração do caráter expressivo do movimento, em contexto de aula e durante a aprendizagem do excerto adaptado do bailado Coppélia, bem como o desenvolvimento da sensibilidade estética e o conhecimento histórico na área da dança. A construção de um dicionário pantomímico, ilustrado com diversos gestos de pantomima aprendidos pelos alunos, foi outro objetivo deste relatório. O enquadramento teórico deu ênfase aos conceitos de mímica e pantomima e os seus principais impulsionadores, bem como a historiografia do bailado Coppélia. Com base na investigação-ação, foram identificados os instrumentos para recolha de dados e desenvolvidas um conjunto de estratégias dentro da disciplina de Técnica de Dança Clássica. Procura-se, essencialmente, desenvolver a importância da pantomima no bailado clássico ao nível do domínio artístico, na formação do bailarino, como contributo para um corpo versátil e expressivo para as futuras exigências coreográficas.ABSTRACT - Given that Dancing is a way to communicate and an ability to convey feelings, it is crucial that it exists a direct bond between the audience and the dancer. Pantomime, as a way to express ourselves through gestures which may describe actions, feelings and emotions in classical ballet, is the starting point of this study as part of the internship’ work within the Master’s in Dance teaching. This study intends to promote self-consciousness on the domains of technique and artistic skills, making use of the pantomime analysis from an adapted excerpt of the Coppélia ballet. The internship and correspondent studies took place within the field of Classical Dance Technique, with students from the 2nd year of the basic dance course, held at Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. Technical and artistic work tools are to be proposed, while exploring procedures to develop one’s personality and attitude, so that the dancer may build his/her role in what refers to the time, place and action in the story. On the follow up of the proposed goals, it became important to understand to what extent did the students, from this level of education, correspond to the learning of pantomime in articulation with the lessons of Classical Dance Technique. Exploring the expressive side of movement in the classroom context, as well as throughout the learning of the adapted excerpt of the Coppélia ballet, shall definitely be something to be taken into account, as well as developing the skills to aesthetics awareness and also improving the historical knowledge in the field of dance. Another goal aimed by this report is to build a dictionary of pantomime, illustrated with the several gestures learnt by the students. The theoretical frame has emphasized the concepts of mime and pantomime and its creators, as well as the historiography of Coppélia ballet. Resourcing to action-investigation, the instruments to collect data were then identified and also a set of strategies have been developed within the discipline of Classical Dance Technique. It is mainly intended to develop and consolidate pantomime’s importance to the classical ballet in the domains of artistic skills, throughout the education of a dancer, as a solid contribute to a body that is versatile and capable of expressing itself, thus withstanding the future choreographic demands.Amorim, VeraRCIPLSantos, Joana Inês André2018-06-07T10:35:47Z2017-10-262017-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8585TID:201744023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:12ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title |
A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
spellingShingle |
A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha Santos, Joana Inês André Pantomima Mímica Expressividade Técnica de dança clássica Coppélia Pantomime Mime Expression Classical dance technique |
title_short |
A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_full |
A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_fullStr |
A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_full_unstemmed |
A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_sort |
A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
author |
Santos, Joana Inês André |
author_facet |
Santos, Joana Inês André |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amorim, Vera RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joana Inês André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pantomima Mímica Expressividade Técnica de dança clássica Coppélia Pantomime Mime Expression Classical dance technique |
topic |
Pantomima Mímica Expressividade Técnica de dança clássica Coppélia Pantomime Mime Expression Classical dance technique |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-26 2017-10-26T00:00:00Z 2018-06-07T10:35:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8585 TID:201744023 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8585 |
identifier_str_mv |
TID:201744023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777304527723036672 |