A comunicação e o saber filosófico contemporâneo africanos : estudo exploratório de uma epistemologia comunicacional africana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2099 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação e Leitura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
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A comunicação e o saber filosófico contemporâneo africanos : estudo exploratório de uma epistemologia comunicacional africanaFilosofia - ÁfricaProcessos de comunicaçãoDescolonizaçãoTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação e Leitura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009Este estudo exploratório surge no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação e Leitura. A dissertação versa, numa perspectiva hermenêutica, sobre a relação epistemológica da comunicação com a filosofia africana. Procura compreender, através da interpretação textual hermenêutica, como as correntes filosóficas africanas contemporâneas se situam num campo de tensão entre o relacionamento colonial tardio com a filosofia ocidental e o pensamento africano histórico o que se manifesta na sua relação com os modos de comunicação africanos. O propósito da filosofia consiste na descolonização normativa e conceptual. O estudo identifica nesse processo quatro áreas temáticas de re/construção comunicacional do conhecimento africano, nomeadamente a disputa como ruptura com a disciplinação científica e filosófica, a promoção categorial africana, a reconceptualização histórica africana e a construção do conhecimento num processo comunicacional comunitário. A conclusão aponta para a reconstrução endógena africana sob a envolvência democrática das populações e do seu capital de conhecimento.Der vorliegende Text entstand als M.A.-Abschlussarbeit im Bereich Erziehung und Lesen der Erziehungswissenschaften. Die Arbeit behandelt aus einer hermeneutischen Sicht das Verhältnis von Kommunikation als Erkenntnisinstrument und afrikanischer Philosophie. Durch die hermeneutische Textinterpretation versucht sie zu verstehen, wie sich die Strömungen der afrikanischen Gegenwartsphilosophie in einem Spannungsfeld zwischen einem spätkolonialen Verhältnis zur westlichen Philosophie und dem historischen afrikanischen Denken verorten, was sich in ihrem Verhältnis zu den afrikanischen Kommunikationsweisen ausdrückt. Die Philosophie strebt die normative und konzeptuelle Entkolonialisierung an. Die Arbeit identifiziert in diesem Prozess vier Themenbereiche der kommunikativen Re/konstruktion afrikanischen Wissens, nämlich der Disput als Bruch mit wissenschaftlicher und philosophischer Disziplinierung, die kategoriale Aufwertung Afrikas, die Rekonzeptualisierung der afrikanischen Geschichte und die Wissensproduktion als gemeinschaftlicher Kommunikationsprozess. Die Schlussfolgerung weist auf den endogenen, afrikanischen Wiederaufbau hin unter demokratischer Einbeziehung der Bevölkerung und ihres Wissenskapitals.Magalhães, Justino, 1953-Repositório da Universidade de LisboaSeiler, Frank-Ulrich, 1953-2010-12-09T13:13:47Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2099porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579092info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:34.384018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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