Metodologias Lean na logística interna da Bi-Silque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tânia Filipa Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14768
Resumo: O presente projeto é constituído por duas grandes partes: uma sobre os fundamentos teóricos do Lean Thinking, desde os seus conceitos, princípios, ferramentas e técnicas, fundamental para uma melhor interpretação e desenvolvimento do caso prático. A segunda parte prende-se com os resultados do trabalho desenvolvido na Bi-Silque. Os principais objectivos foram a reformulação dos processos e métodos de abastecimento de planos e a optimização da máquina de embalar paletes. Assim sendo, a implementação do comboio logístico começou pela análise dos possíveis ganhos, seguida do estudo para a concepção dos vagões por forma a dar uma resposta eficiente ao objectivo do comboio que é o de reduzir as movimentações do stacker no fluxo de planos entre as diversas linhas do Bi-Office. Conjuntamente, numa filosofia just-in-time, foram criados kanbans para os vários tipos de planos para serem utilizados num heijunka box junto às linhas. Posteriormente, após a constatação da existência de algum stock de paletes num dos locais do percurso do comboio e que dificultava a passagem deste resolveu-se optimizar a máquina responsável por embalar estas, através da redefinição dos parâmetros da máquina. Os resultados demonstram uma diferença significativa entre os dois tipos de abastecimento em análise, dando substancial realce ao uso do comboio logístico, cujas melhorias resultantes da sua implementação chegaram aos 57%, numa ótica de número de deslocações e aos 36% numa óptica do número de paletes transportadas por deslocação. Conjuntamente, a produtividade da máquina de filmar aumentou 23% no turno correspondente ao horário do comboio, além de que foi criada um buffer para o stock de paletes, antes do processo de embalagem.
id RCAP_afa531076a0ba0ba002e58a6c153db97
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias Lean na logística interna da Bi-SilqueGestão industrialEficiência industrialGestão da produçãoRedução de custosLogística empresarial - OptimizaçãoO presente projeto é constituído por duas grandes partes: uma sobre os fundamentos teóricos do Lean Thinking, desde os seus conceitos, princípios, ferramentas e técnicas, fundamental para uma melhor interpretação e desenvolvimento do caso prático. A segunda parte prende-se com os resultados do trabalho desenvolvido na Bi-Silque. Os principais objectivos foram a reformulação dos processos e métodos de abastecimento de planos e a optimização da máquina de embalar paletes. Assim sendo, a implementação do comboio logístico começou pela análise dos possíveis ganhos, seguida do estudo para a concepção dos vagões por forma a dar uma resposta eficiente ao objectivo do comboio que é o de reduzir as movimentações do stacker no fluxo de planos entre as diversas linhas do Bi-Office. Conjuntamente, numa filosofia just-in-time, foram criados kanbans para os vários tipos de planos para serem utilizados num heijunka box junto às linhas. Posteriormente, após a constatação da existência de algum stock de paletes num dos locais do percurso do comboio e que dificultava a passagem deste resolveu-se optimizar a máquina responsável por embalar estas, através da redefinição dos parâmetros da máquina. Os resultados demonstram uma diferença significativa entre os dois tipos de abastecimento em análise, dando substancial realce ao uso do comboio logístico, cujas melhorias resultantes da sua implementação chegaram aos 57%, numa ótica de número de deslocações e aos 36% numa óptica do número de paletes transportadas por deslocação. Conjuntamente, a produtividade da máquina de filmar aumentou 23% no turno correspondente ao horário do comboio, além de que foi criada um buffer para o stock de paletes, antes do processo de embalagem.This project consists of two major parts: the theoretical foundations of Lean Thinking, since its concepts, principles, tools and techniques essential to a better interpretation and development of practical case. The second part deals with the results of work undertaken in the Bi-Silque. The main objectives were to redesign the processes and methods of supply plans and the optimization of the packaging machine pallets. Therefore, the implementation of logistical convoy began by analyzing the possible gains, then the study for the design of the wagons in order to give an efficient response to the objective of the train is to reduce the movement of the stacker in flow between the various plans lines of Bi-Office. Together, in a just-in-time philosophy, kanbans for the various types of plans for use in a heijunka box near the lines were created. Later, after the finding of a stock of pallets in one of the local train route and made it difficult to pass this resolved optimize the machine responsible for packaging these, by redefining the parameters of the machine. The results show a significant difference between the two types of supply for analysis, giving substantial emphasis on the use of the logistic train, whose improvements resulting from the implementation came to 57%, in a perspective of number of trips and 36% in the number of optical pallets transported by displacement. Together, the productivity of the camcorder increased by 23% in the corresponding shift to the time of the train, and that a buffer was created for pallet stock, before the packaging process.Universidade de Aveiro2015-10-23T10:35:55Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14768TID:201595087porFerreira, Tânia Filipa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:04Zoai:ria.ua.pt:10773/14768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:16.767745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Lean na logística interna da Bi-Silque
title Metodologias Lean na logística interna da Bi-Silque
spellingShingle Metodologias Lean na logística interna da Bi-Silque
Ferreira, Tânia Filipa Silva
Gestão industrial
Eficiência industrial
Gestão da produção
Redução de custos
Logística empresarial - Optimização
title_short Metodologias Lean na logística interna da Bi-Silque
title_full Metodologias Lean na logística interna da Bi-Silque
title_fullStr Metodologias Lean na logística interna da Bi-Silque
title_full_unstemmed Metodologias Lean na logística interna da Bi-Silque
title_sort Metodologias Lean na logística interna da Bi-Silque
author Ferreira, Tânia Filipa Silva
author_facet Ferreira, Tânia Filipa Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tânia Filipa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão industrial
Eficiência industrial
Gestão da produção
Redução de custos
Logística empresarial - Optimização
topic Gestão industrial
Eficiência industrial
Gestão da produção
Redução de custos
Logística empresarial - Optimização
description O presente projeto é constituído por duas grandes partes: uma sobre os fundamentos teóricos do Lean Thinking, desde os seus conceitos, princípios, ferramentas e técnicas, fundamental para uma melhor interpretação e desenvolvimento do caso prático. A segunda parte prende-se com os resultados do trabalho desenvolvido na Bi-Silque. Os principais objectivos foram a reformulação dos processos e métodos de abastecimento de planos e a optimização da máquina de embalar paletes. Assim sendo, a implementação do comboio logístico começou pela análise dos possíveis ganhos, seguida do estudo para a concepção dos vagões por forma a dar uma resposta eficiente ao objectivo do comboio que é o de reduzir as movimentações do stacker no fluxo de planos entre as diversas linhas do Bi-Office. Conjuntamente, numa filosofia just-in-time, foram criados kanbans para os vários tipos de planos para serem utilizados num heijunka box junto às linhas. Posteriormente, após a constatação da existência de algum stock de paletes num dos locais do percurso do comboio e que dificultava a passagem deste resolveu-se optimizar a máquina responsável por embalar estas, através da redefinição dos parâmetros da máquina. Os resultados demonstram uma diferença significativa entre os dois tipos de abastecimento em análise, dando substancial realce ao uso do comboio logístico, cujas melhorias resultantes da sua implementação chegaram aos 57%, numa ótica de número de deslocações e aos 36% numa óptica do número de paletes transportadas por deslocação. Conjuntamente, a produtividade da máquina de filmar aumentou 23% no turno correspondente ao horário do comboio, além de que foi criada um buffer para o stock de paletes, antes do processo de embalagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-10-23T10:35:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14768
TID:201595087
url http://hdl.handle.net/10773/14768
identifier_str_mv TID:201595087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137553086939136