A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11084 |
Resumo: | O presente relatório realiza-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvida no Jardim de Infância, e tem como objectivo aprofundar a reflexão sobre a mesma, destacando a importância que a brincadeira assume no desenvolvimento da criança. Ele descreve a reflexão feita a partir da análise dos dados recolhidos numa observação participante e registados na forma de notas de campo. A análise foi fundamentada por meio de enquadramento teórico e metodológico adequado. Foi usada uma metodologia de cariz qualitativo. Este Relatório apresenta a ponte que liga as Práticas educativas e quotidianas do profissional com a respectiva compreensão científica das mesmas. Neste sentido reflecte-se na importância da brincadeira livre, enquanto meio de construção de aprendizagens significativas e de aquisição cultural pelas crianças. O objecto deste estudo possibilitou a formulação de algumas questões de investigação que o orientaram e que se se sintetizam em: O que aprendem as crianças quando brincam livremente? Que espaços privilegiam as crianças nas suas brincadeiras livres? Que tipos de interacções surgem nas crianças quando brincam livremente? Estas questões serão objecto de reflexão ao longo deste trabalho, acompanhadas de fundamentação teóricas por parte de alguns autores. |
id |
RCAP_afb92cf21a7c4a9c61560192f25738a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criançaEducação Pré-EscolarAprendizagemBrincadeira LivreEspaços de BrincadeiraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório realiza-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvida no Jardim de Infância, e tem como objectivo aprofundar a reflexão sobre a mesma, destacando a importância que a brincadeira assume no desenvolvimento da criança. Ele descreve a reflexão feita a partir da análise dos dados recolhidos numa observação participante e registados na forma de notas de campo. A análise foi fundamentada por meio de enquadramento teórico e metodológico adequado. Foi usada uma metodologia de cariz qualitativo. Este Relatório apresenta a ponte que liga as Práticas educativas e quotidianas do profissional com a respectiva compreensão científica das mesmas. Neste sentido reflecte-se na importância da brincadeira livre, enquanto meio de construção de aprendizagens significativas e de aquisição cultural pelas crianças. O objecto deste estudo possibilitou a formulação de algumas questões de investigação que o orientaram e que se se sintetizam em: O que aprendem as crianças quando brincam livremente? Que espaços privilegiam as crianças nas suas brincadeiras livres? Que tipos de interacções surgem nas crianças quando brincam livremente? Estas questões serão objecto de reflexão ao longo deste trabalho, acompanhadas de fundamentação teóricas por parte de alguns autores.Ribeiro, MariaRepositório ComumMandjavo, Laurieta2016-01-25T17:03:22Z2015-12-112015-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11084TID:201005433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:21.516400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criança |
title |
A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criança |
spellingShingle |
A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criança Mandjavo, Laurieta Educação Pré-Escolar Aprendizagem Brincadeira Livre Espaços de Brincadeira Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criança |
title_full |
A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criança |
title_fullStr |
A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criança |
title_full_unstemmed |
A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criança |
title_sort |
A brincadeira livre e a sua importância no dia a dia da criança |
author |
Mandjavo, Laurieta |
author_facet |
Mandjavo, Laurieta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mandjavo, Laurieta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Aprendizagem Brincadeira Livre Espaços de Brincadeira Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Aprendizagem Brincadeira Livre Espaços de Brincadeira Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório realiza-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvida no Jardim de Infância, e tem como objectivo aprofundar a reflexão sobre a mesma, destacando a importância que a brincadeira assume no desenvolvimento da criança. Ele descreve a reflexão feita a partir da análise dos dados recolhidos numa observação participante e registados na forma de notas de campo. A análise foi fundamentada por meio de enquadramento teórico e metodológico adequado. Foi usada uma metodologia de cariz qualitativo. Este Relatório apresenta a ponte que liga as Práticas educativas e quotidianas do profissional com a respectiva compreensão científica das mesmas. Neste sentido reflecte-se na importância da brincadeira livre, enquanto meio de construção de aprendizagens significativas e de aquisição cultural pelas crianças. O objecto deste estudo possibilitou a formulação de algumas questões de investigação que o orientaram e que se se sintetizam em: O que aprendem as crianças quando brincam livremente? Que espaços privilegiam as crianças nas suas brincadeiras livres? Que tipos de interacções surgem nas crianças quando brincam livremente? Estas questões serão objecto de reflexão ao longo deste trabalho, acompanhadas de fundamentação teóricas por parte de alguns autores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 2015-12-11T00:00:00Z 2016-01-25T17:03:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11084 TID:201005433 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11084 |
identifier_str_mv |
TID:201005433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134928460316672 |