Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40177 |
Resumo: | A temática da sustentabilidade é um dos temas mais importantes no mundo atual. As preocupações ambientais têm crescido cada vez mais na população e ocuparam uma posição de proeminência na política mundial e nas decisões tomadas por grandes organizações. A Ciência de Dados é uma área multidisciplinar que, tal como a sustentabilidade, tem ganho cada vez mais uma crescente importância ao longo dos últimos anos com o aumento de dados disponíveis e com o maior poder computacional oferecido pelos computadores. Na presente dissertação pretende-se utilizar a Ciência de Dados como uma ferramenta para a tomada de decisões estratégicas no setor dos combustíveis líquidos para o transporte rodoviário, dado que esta é uma das principais atividades industriais e económicas com impacto no ambiente e que tem de sofrer alterações para possibilitar a transição energética. Uma das soluções mais imediata de adaptar é a utilização de biocombustíveis, uma vez que são compatíveis com grande parte dos transportes rodoviários em circulação não sendo assim necessário um período de alteração do parque automóvel, acelerando então a descarbonização deste setor. Foi desenvolvido um Solver que irá permitir que as metas de biocombustíveis, definidas pela União Europeia e adaptadas pelos países, possam ser atingidas, representando o menor custo possível para o consumidor final e evitando assim o escalar do preço da energia que é bastante danoso para as economias nacionais e mundial. Assim, foi desenhado o mix de produtos ideal a usar de forma que todas as obrigações e limitações das empresas envolvidas neste setor sejam cumpridas, com o menor custo possível. |
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