Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Alexandre Ramos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40177
Resumo: A temática da sustentabilidade é um dos temas mais importantes no mundo atual. As preocupações ambientais têm crescido cada vez mais na população e ocuparam uma posição de proeminência na política mundial e nas decisões tomadas por grandes organizações. A Ciência de Dados é uma área multidisciplinar que, tal como a sustentabilidade, tem ganho cada vez mais uma crescente importância ao longo dos últimos anos com o aumento de dados disponíveis e com o maior poder computacional oferecido pelos computadores. Na presente dissertação pretende-se utilizar a Ciência de Dados como uma ferramenta para a tomada de decisões estratégicas no setor dos combustíveis líquidos para o transporte rodoviário, dado que esta é uma das principais atividades industriais e económicas com impacto no ambiente e que tem de sofrer alterações para possibilitar a transição energética. Uma das soluções mais imediata de adaptar é a utilização de biocombustíveis, uma vez que são compatíveis com grande parte dos transportes rodoviários em circulação não sendo assim necessário um período de alteração do parque automóvel, acelerando então a descarbonização deste setor. Foi desenvolvido um Solver que irá permitir que as metas de biocombustíveis, definidas pela União Europeia e adaptadas pelos países, possam ser atingidas, representando o menor custo possível para o consumidor final e evitando assim o escalar do preço da energia que é bastante danoso para as economias nacionais e mundial. Assim, foi desenhado o mix de produtos ideal a usar de forma que todas as obrigações e limitações das empresas envolvidas neste setor sejam cumpridas, com o menor custo possível.
id RCAP_afc51635b539e3155859e6609d1885c8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviárioCiência de dadosSustentabilidadeBiocombustíveisTransição energéticaMix energéticoMercado de combustíveisPilar económico da sustentabilidadeSolverA temática da sustentabilidade é um dos temas mais importantes no mundo atual. As preocupações ambientais têm crescido cada vez mais na população e ocuparam uma posição de proeminência na política mundial e nas decisões tomadas por grandes organizações. A Ciência de Dados é uma área multidisciplinar que, tal como a sustentabilidade, tem ganho cada vez mais uma crescente importância ao longo dos últimos anos com o aumento de dados disponíveis e com o maior poder computacional oferecido pelos computadores. Na presente dissertação pretende-se utilizar a Ciência de Dados como uma ferramenta para a tomada de decisões estratégicas no setor dos combustíveis líquidos para o transporte rodoviário, dado que esta é uma das principais atividades industriais e económicas com impacto no ambiente e que tem de sofrer alterações para possibilitar a transição energética. Uma das soluções mais imediata de adaptar é a utilização de biocombustíveis, uma vez que são compatíveis com grande parte dos transportes rodoviários em circulação não sendo assim necessário um período de alteração do parque automóvel, acelerando então a descarbonização deste setor. Foi desenvolvido um Solver que irá permitir que as metas de biocombustíveis, definidas pela União Europeia e adaptadas pelos países, possam ser atingidas, representando o menor custo possível para o consumidor final e evitando assim o escalar do preço da energia que é bastante danoso para as economias nacionais e mundial. Assim, foi desenhado o mix de produtos ideal a usar de forma que todas as obrigações e limitações das empresas envolvidas neste setor sejam cumpridas, com o menor custo possível.Sustainability is one of the most key subjects in the contemporary world. Environmental concerns have been steadily rising among the population and have taken a prominent position in global politics and decisions made by major organizations. Data Science, much like sustainability, has gained growing importance in recent years with the increasing availability of data and the enhanced computational power provided by computers. This dissertation aims to utilize Data Science as a strategic tool for the fuel sector, which is one of the main industrial and economic activities with environmental impact that needs to undergo changes to enable the energy transition. One of the most immediate solutions for adaptation is the use of biofuels, as they are compatible with a significant portion of road transport and do not require a significant overhaul of the automotive fleet, thus accelerating the decarbonization of this sector. A Solver has been developed to help achieve the biofuel targets set by the European Union and adapted by countries, representing the lowest possible cost for the end consumer and avoid the escalation of energy prices, which can be highly detrimental to national and global economies. Thus, the ideal product mix has been designed to ensure that all obligations and limitations of the companies involved in this sector are met at the lowest possible cost.2024-01-16T16:08:06Z2023-12-07T00:00:00Z2023-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40177porCruz, Alexandre Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:41Zoai:ria.ua.pt:10773/40177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:16.691356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
title Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
spellingShingle Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
Cruz, Alexandre Ramos da
Ciência de dados
Sustentabilidade
Biocombustíveis
Transição energética
Mix energético
Mercado de combustíveis
Pilar económico da sustentabilidade
Solver
title_short Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
title_full Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
title_fullStr Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
title_full_unstemmed Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
title_sort Redução de emissões de gases com efeito de estufa: otimização do portfólio de combustíveis líquidos para o transporte rodoviário
author Cruz, Alexandre Ramos da
author_facet Cruz, Alexandre Ramos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Alexandre Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência de dados
Sustentabilidade
Biocombustíveis
Transição energética
Mix energético
Mercado de combustíveis
Pilar económico da sustentabilidade
Solver
topic Ciência de dados
Sustentabilidade
Biocombustíveis
Transição energética
Mix energético
Mercado de combustíveis
Pilar económico da sustentabilidade
Solver
description A temática da sustentabilidade é um dos temas mais importantes no mundo atual. As preocupações ambientais têm crescido cada vez mais na população e ocuparam uma posição de proeminência na política mundial e nas decisões tomadas por grandes organizações. A Ciência de Dados é uma área multidisciplinar que, tal como a sustentabilidade, tem ganho cada vez mais uma crescente importância ao longo dos últimos anos com o aumento de dados disponíveis e com o maior poder computacional oferecido pelos computadores. Na presente dissertação pretende-se utilizar a Ciência de Dados como uma ferramenta para a tomada de decisões estratégicas no setor dos combustíveis líquidos para o transporte rodoviário, dado que esta é uma das principais atividades industriais e económicas com impacto no ambiente e que tem de sofrer alterações para possibilitar a transição energética. Uma das soluções mais imediata de adaptar é a utilização de biocombustíveis, uma vez que são compatíveis com grande parte dos transportes rodoviários em circulação não sendo assim necessário um período de alteração do parque automóvel, acelerando então a descarbonização deste setor. Foi desenvolvido um Solver que irá permitir que as metas de biocombustíveis, definidas pela União Europeia e adaptadas pelos países, possam ser atingidas, representando o menor custo possível para o consumidor final e evitando assim o escalar do preço da energia que é bastante danoso para as economias nacionais e mundial. Assim, foi desenhado o mix de produtos ideal a usar de forma que todas as obrigações e limitações das empresas envolvidas neste setor sejam cumpridas, com o menor custo possível.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07T00:00:00Z
2023-12-07
2024-01-16T16:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40177
url http://hdl.handle.net/10773/40177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137752821792768