Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rui Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44838
Resumo: O presente estudo analisa um grupo de obras literárias ilustradas para crianças. Todas encerrarem o potencial de promover a ecoliteracia dos jovens leitores, e são construídas em torno da temática do ciclo da vida. Trata-se de obras nas quais as vertentes estética, lúdica e ética / formativa da literatura para a infância se articulam harmoniosamente. Constituem manifestações socialmente relevantes de um discurso ecológico que se faz presente nas sociedades ocidentais contemporâneas. O quadro teórico em que o presente estudo se inscreve é o dos estudos do discurso, reconhecendo especial relevo à construção dos objetos de discurso.
id RCAP_afcd62d91033a2755383c5b03d7d45f2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguísticaEcoliteraciaLiteratura para a infânciaLivro-álbumLinguísticaEcoliteracyChildren's literatureAlbumLinguisticsHumanidades::Línguas e LiteraturasO presente estudo analisa um grupo de obras literárias ilustradas para crianças. Todas encerrarem o potencial de promover a ecoliteracia dos jovens leitores, e são construídas em torno da temática do ciclo da vida. Trata-se de obras nas quais as vertentes estética, lúdica e ética / formativa da literatura para a infância se articulam harmoniosamente. Constituem manifestações socialmente relevantes de um discurso ecológico que se faz presente nas sociedades ocidentais contemporâneas. O quadro teórico em que o presente estudo se inscreve é o dos estudos do discurso, reconhecendo especial relevo à construção dos objetos de discurso.This study analysis a group of picturebooks aimed at children. These picture books have the potential to promote the young readers’ ecoliteracy, and they all deal with the theme of life cycle. In these books, the aesthetic, the playful and the ethical / educational aspects of children’s literature articulate with each other harmoniously. They are socially relevant manifestations of an ecological discourse that is present in contemporary western societies. The selected theoretical framework is that of discourse studies, and the research attributes special attention to the construction of the speech objects.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Universidade de Brasília (UnB)Universidade do MinhoRamos, Rui Lima2017-022017-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44838porRAMOS, R. (2017). Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística. Ecolinguística: revista brasileira de ecologia e linguagem, 3:1, pp. 36-682447-7052http://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/24499/17587info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística
title Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística
spellingShingle Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística
Ramos, Rui Lima
Ecoliteracia
Literatura para a infância
Livro-álbum
Linguística
Ecoliteracy
Children's literature
Album
Linguistics
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística
title_full Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística
title_fullStr Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística
title_full_unstemmed Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística
title_sort Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística
author Ramos, Rui Lima
author_facet Ramos, Rui Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Rui Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ecoliteracia
Literatura para a infância
Livro-álbum
Linguística
Ecoliteracy
Children's literature
Album
Linguistics
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ecoliteracia
Literatura para a infância
Livro-álbum
Linguística
Ecoliteracy
Children's literature
Album
Linguistics
Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente estudo analisa um grupo de obras literárias ilustradas para crianças. Todas encerrarem o potencial de promover a ecoliteracia dos jovens leitores, e são construídas em torno da temática do ciclo da vida. Trata-se de obras nas quais as vertentes estética, lúdica e ética / formativa da literatura para a infância se articulam harmoniosamente. Constituem manifestações socialmente relevantes de um discurso ecológico que se faz presente nas sociedades ocidentais contemporâneas. O quadro teórico em que o presente estudo se inscreve é o dos estudos do discurso, reconhecendo especial relevo à construção dos objetos de discurso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02
2017-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44838
url http://hdl.handle.net/1822/44838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RAMOS, R. (2017). Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística. Ecolinguística: revista brasileira de ecologia e linguagem, 3:1, pp. 36-68
2447-7052
http://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/24499/17587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303656856551424