Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44838 |
Resumo: | O presente estudo analisa um grupo de obras literárias ilustradas para crianças. Todas encerrarem o potencial de promover a ecoliteracia dos jovens leitores, e são construídas em torno da temática do ciclo da vida. Trata-se de obras nas quais as vertentes estética, lúdica e ética / formativa da literatura para a infância se articulam harmoniosamente. Constituem manifestações socialmente relevantes de um discurso ecológico que se faz presente nas sociedades ocidentais contemporâneas. O quadro teórico em que o presente estudo se inscreve é o dos estudos do discurso, reconhecendo especial relevo à construção dos objetos de discurso. |
id |
RCAP_afcd62d91033a2755383c5b03d7d45f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguísticaEcoliteraciaLiteratura para a infânciaLivro-álbumLinguísticaEcoliteracyChildren's literatureAlbumLinguisticsHumanidades::Línguas e LiteraturasO presente estudo analisa um grupo de obras literárias ilustradas para crianças. Todas encerrarem o potencial de promover a ecoliteracia dos jovens leitores, e são construídas em torno da temática do ciclo da vida. Trata-se de obras nas quais as vertentes estética, lúdica e ética / formativa da literatura para a infância se articulam harmoniosamente. Constituem manifestações socialmente relevantes de um discurso ecológico que se faz presente nas sociedades ocidentais contemporâneas. O quadro teórico em que o presente estudo se inscreve é o dos estudos do discurso, reconhecendo especial relevo à construção dos objetos de discurso.This study analysis a group of picturebooks aimed at children. These picture books have the potential to promote the young readers’ ecoliteracy, and they all deal with the theme of life cycle. In these books, the aesthetic, the playful and the ethical / educational aspects of children’s literature articulate with each other harmoniously. They are socially relevant manifestations of an ecological discourse that is present in contemporary western societies. The selected theoretical framework is that of discourse studies, and the research attributes special attention to the construction of the speech objects.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Universidade de Brasília (UnB)Universidade do MinhoRamos, Rui Lima2017-022017-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44838porRAMOS, R. (2017). Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística. Ecolinguística: revista brasileira de ecologia e linguagem, 3:1, pp. 36-682447-7052http://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/24499/17587info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:07ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística |
title |
Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística |
spellingShingle |
Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística Ramos, Rui Lima Ecoliteracia Literatura para a infância Livro-álbum Linguística Ecoliteracy Children's literature Album Linguistics Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística |
title_full |
Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística |
title_fullStr |
Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística |
title_full_unstemmed |
Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística |
title_sort |
Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística |
author |
Ramos, Rui Lima |
author_facet |
Ramos, Rui Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Rui Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecoliteracia Literatura para a infância Livro-álbum Linguística Ecoliteracy Children's literature Album Linguistics Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Ecoliteracia Literatura para a infância Livro-álbum Linguística Ecoliteracy Children's literature Album Linguistics Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente estudo analisa um grupo de obras literárias ilustradas para crianças. Todas encerrarem o potencial de promover a ecoliteracia dos jovens leitores, e são construídas em torno da temática do ciclo da vida. Trata-se de obras nas quais as vertentes estética, lúdica e ética / formativa da literatura para a infância se articulam harmoniosamente. Constituem manifestações socialmente relevantes de um discurso ecológico que se faz presente nas sociedades ocidentais contemporâneas. O quadro teórico em que o presente estudo se inscreve é o dos estudos do discurso, reconhecendo especial relevo à construção dos objetos de discurso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02 2017-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/44838 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/44838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RAMOS, R. (2017). Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística. Ecolinguística: revista brasileira de ecologia e linguagem, 3:1, pp. 36-68 2447-7052 http://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/24499/17587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303656856551424 |