O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8803 |
Resumo: | Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 |
id |
RCAP_afd5c3edf47e8bacd7c4057447b36ce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8803 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel MarianoLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Cabo-verdeLiteratura - Estudo e ensino - Cabo-verdeTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012Na concepção deste trabalho, que tem como tema O texto literário na aula de Português L2 – Uma proposta de didactização: Vida e Morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano, procurámos investigar e reflectir sobre a abordagem do texto literário no 3º ciclo do ensino secundário cabo-verdiano, especificamente na aula de Português L2, nas áreas de estudos Científica e Tecnológica e Económica e Social, do 11º ano de escolaridade, seguida da apresentação, a título de exemplo, de uma proposta de didactização do texto acima mencionado, na perspectiva da utilização do texto literário como material em que o uso estético da língua potencia a dimensão plural da significação. Para a consecução dos objectivos propostos, procurámos dar visibilidade, na perspectiva da leitura do texto literário, às orientações do programa, às potenciais práticas pedagógicas no ensino de narrativa literária, incluindo os métodos de ensino, os recursos utilizados pelos professores, a forma como os alunos encaram todo o processo de leitura do texto literário em que está envolvido. No entanto, para a concepção da proposta de didactização, procurámos cruzar propostas metodológicas de modelos de leitura e métodos de ensino do texto narrativo e de línguas defendidos por vários autores do campo da didáctica da literatura e das línguas, cujos princípios assentam em bases que valorizam a interacção entre o texto e o leitor. Partindo de um conto de Gabriel Mariano, escritor cabo-verdiano, Vida e Morte de João Cabafume, tentámos propor um roteiro de leitura adequada do texto narrativo, de forma a conduzir o aluno não só na leitura do contexto narrativo, como também na compreensão da dimensão plural da língua enquanto material estético, procurando desenvolver, fundamentalmente, as suas atitudes, os valores éticos e morais e, num âmbito complementar, as suas competências da escrita e da oralidade. Palavras-chave: Texto Literário, Leitura, Escrita, Oralidade, Português L2.Abstract: In The conception of this work, entitled The Literary Text in the Class of Portuguese as a SL – An educational proposal: Life and Death of João Cabafume, of Gabriel Mariano, we try to investigate and reflect about the approach of the literary text in the 3rd cycle of the Cape Verdean secondary education, specifically in the class of Portuguese as a Second Language, in the areas of Technological and Scientific, Social and Economic studies of the 11th grade, followed by the presentation, for example, of an educational proposal of the above mentioned novel, in the perspective of the utilization of the literary text as the material in which the aesthetic use of the language reinforce the plural dimension of the significance. For the attainment of the objectives proposed, we try to give visibility, in the perspective of the reading of the literary text, to the orientation of the program, to the potential pedagogical practical in the teaching of literary narrative, including the teaching methods, the resources utilized by the teachers, the ways students face all the reading of the literary text they are involved in. However, for the conception of the educational proposal, we try to cross methodological proposals of models of reading and the teaching methods of the narrative text and the languages defended by several authors of the field of education, literature and languages, whose principles settle in the basics that value the interaction between the text and the reader. Starting from a novel of Gabriel Mariano, Cape Verdean writer, Life and Death of João Cabafume, we try to propose a roadmap for proper reading of the narrative text, in a way that it drives the student not just in the reading of the narrative context, but also in the comprehension of the plural dimension of the language as an esthetic material, trying to develop, fundamentally, their attitudes, moral and ethical values and, in a complementary scope, its oral and written competences.Mata, InocênciaRepositório da Universidade de LisboaPina, Nelo Canuto Monteiro de2013-07-15T13:46:06Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:11.194023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano |
title |
O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano |
spellingShingle |
O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano Pina, Nelo Canuto Monteiro de Língua portuguesa - Estudo e ensino - Cabo-verde Literatura - Estudo e ensino - Cabo-verde Teses de mestrado - 2012 |
title_short |
O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano |
title_full |
O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano |
title_fullStr |
O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano |
title_full_unstemmed |
O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano |
title_sort |
O texto literário na aula de português L2: uma proposta de didactização: Vida e morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano |
author |
Pina, Nelo Canuto Monteiro de |
author_facet |
Pina, Nelo Canuto Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mata, Inocência Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pina, Nelo Canuto Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Cabo-verde Literatura - Estudo e ensino - Cabo-verde Teses de mestrado - 2012 |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Cabo-verde Literatura - Estudo e ensino - Cabo-verde Teses de mestrado - 2012 |
description |
Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-07-15T13:46:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8803 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134225669029888 |