A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15160 |
Resumo: | Este estudo aborda a importância da criatividade na inovação. Tenta-se em primeiro lugar entender e definir o que é a criatividade, a forma como contribem os indivíduos enquanto colaboradores e o seu impacto sobre a organização. Ao definirmos inovação, percebemos a importância da criatividade na inovação, onde é importante ter em conta a avaliação de desempenho criativo não apenas ao nível do indivíduo, mas também ao nível da organização, como uma entidade. Conclui-se ainda, que é possível abarcar diferentes análises, e propor um modelo que permita a avaliação da criatividade de uma empresa. Nesse sentido, foi elaborado e utilizado um questionário, que aplicámos em seguida na realização de um estudo de caso de uma empresa Portuguesa; ABSTRACT: In This study we address the importance of creativity in innovation. We first try to understand and define what is creativity, the way that it involves individuals and its impact on an organization. Defining innovation, we realize the importance of creativity for innovation, and is important take into account the possible creative performance evaluation, not just of the individual but as well as of the organization, as an entity. We conclude that is possible to encompass different analyses, propose a model that allows the evaluation of creativity of a company. Using a questionnaire, we then apply the model we do a case study of a Portuguese enterprise. |
id |
RCAP_afe3fba0191ec043a58496c01a5c0d1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15160 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de casoCriatividadeLiderançaInovaçãoCreativityLeadershipInnovationEste estudo aborda a importância da criatividade na inovação. Tenta-se em primeiro lugar entender e definir o que é a criatividade, a forma como contribem os indivíduos enquanto colaboradores e o seu impacto sobre a organização. Ao definirmos inovação, percebemos a importância da criatividade na inovação, onde é importante ter em conta a avaliação de desempenho criativo não apenas ao nível do indivíduo, mas também ao nível da organização, como uma entidade. Conclui-se ainda, que é possível abarcar diferentes análises, e propor um modelo que permita a avaliação da criatividade de uma empresa. Nesse sentido, foi elaborado e utilizado um questionário, que aplicámos em seguida na realização de um estudo de caso de uma empresa Portuguesa; ABSTRACT: In This study we address the importance of creativity in innovation. We first try to understand and define what is creativity, the way that it involves individuals and its impact on an organization. Defining innovation, we realize the importance of creativity for innovation, and is important take into account the possible creative performance evaluation, not just of the individual but as well as of the organization, as an entity. We conclude that is possible to encompass different analyses, propose a model that allows the evaluation of creativity of a company. Using a questionnaire, we then apply the model we do a case study of a Portuguese enterprise.Universidade de Évora2015-09-01T09:42:50Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15160http://hdl.handle.net/10174/15160porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt256Rosa, Teresa Margarida Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:22.669223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso |
title |
A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso |
spellingShingle |
A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso Rosa, Teresa Margarida Pires Criatividade Liderança Inovação Creativity Leadership Innovation |
title_short |
A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso |
title_full |
A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso |
title_fullStr |
A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso |
title_sort |
A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso |
author |
Rosa, Teresa Margarida Pires |
author_facet |
Rosa, Teresa Margarida Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Teresa Margarida Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Liderança Inovação Creativity Leadership Innovation |
topic |
Criatividade Liderança Inovação Creativity Leadership Innovation |
description |
Este estudo aborda a importância da criatividade na inovação. Tenta-se em primeiro lugar entender e definir o que é a criatividade, a forma como contribem os indivíduos enquanto colaboradores e o seu impacto sobre a organização. Ao definirmos inovação, percebemos a importância da criatividade na inovação, onde é importante ter em conta a avaliação de desempenho criativo não apenas ao nível do indivíduo, mas também ao nível da organização, como uma entidade. Conclui-se ainda, que é possível abarcar diferentes análises, e propor um modelo que permita a avaliação da criatividade de uma empresa. Nesse sentido, foi elaborado e utilizado um questionário, que aplicámos em seguida na realização de um estudo de caso de uma empresa Portuguesa; ABSTRACT: In This study we address the importance of creativity in innovation. We first try to understand and define what is creativity, the way that it involves individuals and its impact on an organization. Defining innovation, we realize the importance of creativity for innovation, and is important take into account the possible creative performance evaluation, not just of the individual but as well as of the organization, as an entity. We conclude that is possible to encompass different analyses, propose a model that allows the evaluation of creativity of a company. Using a questionnaire, we then apply the model we do a case study of a Portuguese enterprise. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T09:42:50Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15160 http://hdl.handle.net/10174/15160 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão teses@bib.uevora.pt 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136558189641728 |