A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Teresa Margarida Pires
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15160
Resumo: Este estudo aborda a importância da criatividade na inovação. Tenta-se em primeiro lugar entender e definir o que é a criatividade, a forma como contribem os indivíduos enquanto colaboradores e o seu impacto sobre a organização. Ao definirmos inovação, percebemos a importância da criatividade na inovação, onde é importante ter em conta a avaliação de desempenho criativo não apenas ao nível do indivíduo, mas também ao nível da organização, como uma entidade. Conclui-se ainda, que é possível abarcar diferentes análises, e propor um modelo que permita a avaliação da criatividade de uma empresa. Nesse sentido, foi elaborado e utilizado um questionário, que aplicámos em seguida na realização de um estudo de caso de uma empresa Portuguesa; ABSTRACT: In This study we address the importance of creativity in innovation. We first try to understand and define what is creativity, the way that it involves individuals and its impact on an organization. Defining innovation, we realize the importance of creativity for innovation, and is important take into account the possible creative performance evaluation, not just of the individual but as well as of the organization, as an entity. We conclude that is possible to encompass different analyses, propose a model that allows the evaluation of creativity of a company. Using a questionnaire, we then apply the model we do a case study of a Portuguese enterprise.
id RCAP_afe3fba0191ec043a58496c01a5c0d1c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de casoCriatividadeLiderançaInovaçãoCreativityLeadershipInnovationEste estudo aborda a importância da criatividade na inovação. Tenta-se em primeiro lugar entender e definir o que é a criatividade, a forma como contribem os indivíduos enquanto colaboradores e o seu impacto sobre a organização. Ao definirmos inovação, percebemos a importância da criatividade na inovação, onde é importante ter em conta a avaliação de desempenho criativo não apenas ao nível do indivíduo, mas também ao nível da organização, como uma entidade. Conclui-se ainda, que é possível abarcar diferentes análises, e propor um modelo que permita a avaliação da criatividade de uma empresa. Nesse sentido, foi elaborado e utilizado um questionário, que aplicámos em seguida na realização de um estudo de caso de uma empresa Portuguesa; ABSTRACT: In This study we address the importance of creativity in innovation. We first try to understand and define what is creativity, the way that it involves individuals and its impact on an organization. Defining innovation, we realize the importance of creativity for innovation, and is important take into account the possible creative performance evaluation, not just of the individual but as well as of the organization, as an entity. We conclude that is possible to encompass different analyses, propose a model that allows the evaluation of creativity of a company. Using a questionnaire, we then apply the model we do a case study of a Portuguese enterprise.Universidade de Évora2015-09-01T09:42:50Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15160http://hdl.handle.net/10174/15160porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt256Rosa, Teresa Margarida Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:22.669223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso
title A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso
spellingShingle A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso
Rosa, Teresa Margarida Pires
Criatividade
Liderança
Inovação
Creativity
Leadership
Innovation
title_short A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso
title_full A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso
title_fullStr A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso
title_full_unstemmed A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso
title_sort A importância da criatividade na inovação: revisão da literatura e estudo de caso
author Rosa, Teresa Margarida Pires
author_facet Rosa, Teresa Margarida Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Teresa Margarida Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Liderança
Inovação
Creativity
Leadership
Innovation
topic Criatividade
Liderança
Inovação
Creativity
Leadership
Innovation
description Este estudo aborda a importância da criatividade na inovação. Tenta-se em primeiro lugar entender e definir o que é a criatividade, a forma como contribem os indivíduos enquanto colaboradores e o seu impacto sobre a organização. Ao definirmos inovação, percebemos a importância da criatividade na inovação, onde é importante ter em conta a avaliação de desempenho criativo não apenas ao nível do indivíduo, mas também ao nível da organização, como uma entidade. Conclui-se ainda, que é possível abarcar diferentes análises, e propor um modelo que permita a avaliação da criatividade de uma empresa. Nesse sentido, foi elaborado e utilizado um questionário, que aplicámos em seguida na realização de um estudo de caso de uma empresa Portuguesa; ABSTRACT: In This study we address the importance of creativity in innovation. We first try to understand and define what is creativity, the way that it involves individuals and its impact on an organization. Defining innovation, we realize the importance of creativity for innovation, and is important take into account the possible creative performance evaluation, not just of the individual but as well as of the organization, as an entity. We conclude that is possible to encompass different analyses, propose a model that allows the evaluation of creativity of a company. Using a questionnaire, we then apply the model we do a case study of a Portuguese enterprise.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T09:42:50Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15160
http://hdl.handle.net/10174/15160
url http://hdl.handle.net/10174/15160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
teses@bib.uevora.pt
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136558189641728