Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11558 |
Resumo: | Para alcançar uma educação verdadeiramente descolonizadora e descolonial, é preciso praticar uma desconstrução intercultural crítica dos esquemas mentais “coloniais” e ir além de uma concepção culturalista do mundo. Isso significa que é necessário adotar diferentes rupturas epistemológicas para que não mais vejamos com os olhos do outro e reproduzamos as introjeções mentais do colonizador e do neo-colonizador. Tomando como exemplos as novas constituições políticas “descoloniais” da Bolívia e do Equador, advertimos sobre os perigos de uma educação descolonial superficial e de maquiagem que não questiona as verdadeiras relações de poder. Palavras-chave: epistemologia; Abya Yala; descolonização; educação; conhecimento; interculturalidade; colonialidade. |
id |
RCAP_afefbeeb6bad5f8a5446ddf1897eadea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11558 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonialEDUCAÇÃODESCOLONIZAÇÃOEPISTEMOLOGIAINTERCULTURALIDADEEDUCATIONDECOLONISATIONEPISTEMOLOGYINTERCULTURALITYPara alcançar uma educação verdadeiramente descolonizadora e descolonial, é preciso praticar uma desconstrução intercultural crítica dos esquemas mentais “coloniais” e ir além de uma concepção culturalista do mundo. Isso significa que é necessário adotar diferentes rupturas epistemológicas para que não mais vejamos com os olhos do outro e reproduzamos as introjeções mentais do colonizador e do neo-colonizador. Tomando como exemplos as novas constituições políticas “descoloniais” da Bolívia e do Equador, advertimos sobre os perigos de uma educação descolonial superficial e de maquiagem que não questiona as verdadeiras relações de poder. Palavras-chave: epistemologia; Abya Yala; descolonização; educação; conhecimento; interculturalidade; colonialidade.To arrive at a truly decolonizing and decolonial education, it is necessary to practice a critical intercultural deconstruction of the “colonial” mental schemes and to go beyond a culturalist conception of the world. This means that it is necessary to adopt different epistemological ruptures in order to no longer see ourselves with the eyes of the other and to reproduce the mental introjects of the colonizer and neo-colonizer. Taking as examples the new “decolonial” political constitutions of Bolivia and Ecuador, we warn about the dangers of a superficial decolonial education and make-up that does not question the true power relations. Key words: epistemology; Abya Yala; decolonization; education; knowledge; interculturality; coloniality.Edições Universitárias Lusófonas2020-12-15T10:39:16Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11558spa1646-401XEstermann, Josefinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:31:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:55.007649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonial |
title |
Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonial |
spellingShingle |
Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonial Estermann, Josef EDUCAÇÃO DESCOLONIZAÇÃO EPISTEMOLOGIA INTERCULTURALIDADE EDUCATION DECOLONISATION EPISTEMOLOGY INTERCULTURALITY |
title_short |
Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonial |
title_full |
Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonial |
title_fullStr |
Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonial |
title_full_unstemmed |
Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonial |
title_sort |
Ya no mirarse con los ojos del amo : apuntes sobre una educación descolonizadora y descolonial |
author |
Estermann, Josef |
author_facet |
Estermann, Josef |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estermann, Josef |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DESCOLONIZAÇÃO EPISTEMOLOGIA INTERCULTURALIDADE EDUCATION DECOLONISATION EPISTEMOLOGY INTERCULTURALITY |
topic |
EDUCAÇÃO DESCOLONIZAÇÃO EPISTEMOLOGIA INTERCULTURALIDADE EDUCATION DECOLONISATION EPISTEMOLOGY INTERCULTURALITY |
description |
Para alcançar uma educação verdadeiramente descolonizadora e descolonial, é preciso praticar uma desconstrução intercultural crítica dos esquemas mentais “coloniais” e ir além de uma concepção culturalista do mundo. Isso significa que é necessário adotar diferentes rupturas epistemológicas para que não mais vejamos com os olhos do outro e reproduzamos as introjeções mentais do colonizador e do neo-colonizador. Tomando como exemplos as novas constituições políticas “descoloniais” da Bolívia e do Equador, advertimos sobre os perigos de uma educação descolonial superficial e de maquiagem que não questiona as verdadeiras relações de poder. Palavras-chave: epistemologia; Abya Yala; descolonização; educação; conhecimento; interculturalidade; colonialidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15T10:39:16Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11558 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131216590405632 |