Das competências especializadas no cuidado ao doente crítico às competências de mestre: o desafio da gestão de cuidados em UCI COVID
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43643 |
Resumo: | presente relatório insere-se no âmbito do IV curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, e sistematiza todo o percurso de desenvolvimento de competências especializadas na área de enfermagem à pessoa em situação crítica. A apresentação e discussão pública do mesmo visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. O relatório demonstra o percurso realizado ao longo de três ensinos clínicos através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva baseada na mais recente evidência científica e nos referenciais da profissão de Enfermagem, permitindo a aquisição e aprofundamento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como as competências de Mestre. Rumo à excelência do exercício profissional, comprova-se que os diferentes contextos clínicos permitiram cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica através de uma resposta pronta e em tempo útil, que por sua vez implica a gestão de protocolos terapêuticos complexos. Constata-se especial enfâse para o cuidado ao doente crítico com COVID-19, em específico na área da gestão de cuidados de enfermagem em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos, o que permitiu consolidar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e dinamizar uma resposta eficaz em situações de exceção, como é o caso da pandemia. Neste percurso evidencia-se, ainda, a aplicação do conhecimento científico nos diferentes contextos onde se desenvolveram os ensinos clínicos; a capacidade de julgamento clínico e tomada de decisão fundamentais na deteção precoce de sinais de instabilidade e antecipação de cuidados ao doente crítico; e a capacidade de comunicação eficaz quer com o doente/família quer com a equipa multidisciplinar. Tudo isto permitiu promover a capacidade de autoaprendizagem e espírito crítico, essenciais na prestação de cuidados de excelência. |
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Das competências especializadas no cuidado ao doente crítico às competências de mestre: o desafio da gestão de cuidados em UCI COVIDEnfermagem Médico-CirúrgicaEnfermeiro EspecialistaCompetências EspecializadasDoente CríticoCOVID-19presente relatório insere-se no âmbito do IV curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, e sistematiza todo o percurso de desenvolvimento de competências especializadas na área de enfermagem à pessoa em situação crítica. A apresentação e discussão pública do mesmo visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. O relatório demonstra o percurso realizado ao longo de três ensinos clínicos através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva baseada na mais recente evidência científica e nos referenciais da profissão de Enfermagem, permitindo a aquisição e aprofundamento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como as competências de Mestre. Rumo à excelência do exercício profissional, comprova-se que os diferentes contextos clínicos permitiram cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica através de uma resposta pronta e em tempo útil, que por sua vez implica a gestão de protocolos terapêuticos complexos. Constata-se especial enfâse para o cuidado ao doente crítico com COVID-19, em específico na área da gestão de cuidados de enfermagem em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos, o que permitiu consolidar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e dinamizar uma resposta eficaz em situações de exceção, como é o caso da pandemia. Neste percurso evidencia-se, ainda, a aplicação do conhecimento científico nos diferentes contextos onde se desenvolveram os ensinos clínicos; a capacidade de julgamento clínico e tomada de decisão fundamentais na deteção precoce de sinais de instabilidade e antecipação de cuidados ao doente crítico; e a capacidade de comunicação eficaz quer com o doente/família quer com a equipa multidisciplinar. Tudo isto permitiu promover a capacidade de autoaprendizagem e espírito crítico, essenciais na prestação de cuidados de excelência.This report is part of the IV Master’s course in Medical-Surgical Nursing, from Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, and systematizes the entire path of specialized skills development in the nursing area to the person in critical situation. Both presentation and its public discussion aim to obtain the Master’s degree in Nursing. This report demonstrates the journey of clinical teachings through a descriptive, analytical, and reflective methodology based on the latest scientific evidence and the references of the nursing profession, allowing the acquisition, and deepening of the common and specific competences of the nurse specialized in Medical-Surgical Nursing, as well as master skills. Towards the excellence of professional practice, it is proven that the different clinical contexts allowed to take care of the person to experience complex processes of critical disease, anticipating instability and the risk of organ failure through a prompt and timely response, which in turn implies the management of complex therapeutic protocols. Special attention is found for the care of critically ill patients with COVID-19, especially in the area of nursing care management in the context of intensive care units. This has enabled the intervention to be consolidated in the prevention and control of infection and to boost an effective response in exceptional situations, such as the pandemic. In this course, the application of scientific knowledge in the different contexts in which clinical teachings were developed is evidenced. Furthermore, it is also denoted the ability to judge clinically and to make a fundamental decision in the early detection of signs of instability and anticipation of care for the critically ill patient, as well as effective communication skills with both patient/family and multidisciplinary team. All this has made it possible to promote self-learning capacity and critical thinking, which are essential in the provision of excellence care.Pestana, CristinaRepositório ComumSantos, Sofia Laura2023-02-06T12:47:54Z2022-06-242022-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43643TID:203209605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-08T12:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:16.342856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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